14/07/2016

Evangelho e comentário


Tempo Comum

Evangelho: Mt 11, 28-30

. 28 «Vinde a Mim todos os que estais fatigados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo leve».

Comentário:

Falemos então de “jugo”, essa “coleira” que antigamente os dominadores colocavam em volta do pescoço dos dominados e com que os sujeitavam e obrigavam a ir por onde não desejavam.

Falemos de “jugo” com que o vício e a sensualidade condicionam o homem.

Sim, falemos de “jugo” porque em toda a nossa vida inúmeros “jugos” nos mantêm presos a tantas coisas que, se verificar-mos bem, não nos interessam para nada não só porque elas próprias são passageiras mas também porque o bem que nos pode vir delas é efémero.

Mas existe, acaso, um “jugo”, sinónimo de submissão, distintivo do escravo, aceitável?

Sim, existe... este que o Senhor nos oferece, o Seu jugo!

Compreende-se porquê: ficamos presos por um laço de amor, que não domina mas sugere, que não compele mas inspira, que não obriga mas amavelmente indica.

Então... bem abençoado jugo! A ele me quero submeter com toda a minha vontade e potências já que, sinto, com este jugo, estarei a salvo dos outros “jugos” que querem dominar e condicionar a minha vida.

E, na verdade, esta vida não é minha, é do Senhor deste «jugo suave» que traz «descanso para as nossas almas».

(ama, cometário sobre Mt 11, 28-30, 2009.12.07)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.