28/05/2016

Antigo testamento / Génesis

Génesis 37

O sonho de José

1 Jacob habitou na terra de Canaã, onde seu pai tinha vivido como estrangeiro.

2 Esta é a história da família de Jacob: Quando José tinha dezassete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres do seu pai; e contava ao pai a má fama deles.

3 Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque tinha nascido na sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa.

4 Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.

5 Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais.

6 "Ouçam o sonho que tive", disse-lhes.

7 "Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os vossos feixes ajuntaram-se ao redor do meu e curvaram-se diante dele."

8 Os seus irmãos disseram-lhe: "Então tu vais reinar sobre nós? Quer dizer que tu vais governar-nos?" E odiaram-no ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito.

9 Depois teve outro sonho e contou-o aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas curvavam-se diante de mim".

10 Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai repreendeu-o e disse-lhe: "Que sonho foi esse que tiveste? Será que eu, a tua mãe, e os teus irmãos viremos a curvar-nos até o chão diante de ti?"

11 Assim os seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, reflectia naquilo.

José é vendido pelos irmãos

12 Os irmãos de José tinham ido cuidar dos rebanhos do pai, perto de Siquém, e Israel disse a José: "Como sabes, os teus irmãos estão apascentando os rebanhos perto de Siquém. Quero que vás até lá".
"Sim, senhor", respondeu ele.

13 Disse-lhe o pai: "Vai ver se está tudo bem com os teus irmãos e com os rebanhos, e traz-me notícias". Jacob enviou-o quando estava no vale de He­brom.
Mas José perdeu-se quando se aproximava de Siquém; um homem encontrou-o vagueando pelos campos e perguntou-lhe: "Que é que estás procurando?"

14 Ele respondeu: "Procuro os meus irmãos. Podes dizer-me onde eles estão apascentando os rebanhos?"

15 Respondeu o homem: "Eles já partiram daqui. Eu ouvi-os dizer: 'Vamos para Dotã' ".
Assim José foi em busca dos seus irmãos e encontrou-os perto de Dotã.

16 Mas eles viram-no de longe e, antes que chegasse, planejaram matá-lo.

17 "Lá vem aquele sonhador!", diziam uns aos outros.

18 "É agora! Vamos matá-lo e atirá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos."

19 Quando Rúben ouviu isso, tentou livrá-lo das mãos deles, dizendo: "Não lhe tiremos a vida!"

20 E acrescentou: "Não derramem sangue. Atirem-no naquele poço no deserto, mas não toquem nele". Rúben propôs isso com a intenção de livrá-lo e levá-lo de volta ao pai.

21 Chegando José, os seus irmãos arrancaram-lhe a túnica longa, agarraram-no e atiraram-no no poço, que estava vazio e sem água.

22 Ao se sentarem para comer, viram ao longe uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade. Os seus camelos estavam carregados de especiarias, bálsamo e mirra, que levavam para o Egipto.

23 Judá disse então aos seus irmãos: "Que ganharemos se matarmos o nosso irmão e escondermos o seu sangue?

24 Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é do nosso próprio sangue". E os seus irmãos concordaram.

25 Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, os seus irmãos tiraram José do poço e venderam-no por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egipto.

26 Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá, rasgou as suas vestes e, voltando-se para os seus irmãos, disse: "O jovem não está lá! Para onde irei agora?"

27 Então eles mataram um bode, mergulha­ram no sangue a túnica de José e mandaram-na ao pai com este recado: "Achamos isto. Vê se é a túnica do teu filho".

28 Ele reconheceu-a e disse: "É a túnica do meu filho! Um animal selvagem o devorou! José foi despedaçado!"

29 Então Jacob rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias pelo seu filho.

30 Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado, dizendo: "Não! Chorando descerei à sepultura para junto do meu filho". E continuou a chorar por ele.

31 Nesse meio-tempo, no Egipto, os midianitas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.

(Revisão da versão portuguesa por ama)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.