28/04/2016

Antigo testamento / Génesis

Génesis 28

Então Isaac chamou Jacob, deu-lhe sua bênção e ordenou-lhe: "Não te cases com mulher cananeia.

2 Vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, teu avô materno, e casa-te com uma das filhas de Labão, irmão da tua mãe.

3 Que o Deus todo-poderoso te abençoe, te faça prolífero e multiplique os teus descendentes, para que tu se tornes uma comunidade de povos.

4 Que ele te dê e aos teus descendentes a bênção de Abraão, para que tomes posse da terra na qual vives como estrangeiro, a terra dada por Deus a Abraão".

5 Então Isaac despediu Jacob e este foi a Padã-Arã, a Labão, filho do arameu Betuel, irmão de Rebeca, mãe de Jacob e Esaú.

6 Esaú viu que Isaac tinha abençoado Jacob e o tinha mandado a Padã-Arã para escolher ali uma mulher e que, ao abençoá-lo, lhe dera a ordem de não se casar com mulher cananeia.

7 Também soube que Jacob obedecera a seu pai e a sua mãe e fora para Padã-Arã.

8 Percebendo então Esaú que seu pai Isaac não aprovava as mulheres cananeias, foi à casa de Ismael e tomou a Maalate, irmã de Nebaiote, filha de Ismael, filho de Abraão, além das outras mulheres que já tinha.

O sonho de Jacob em Betel

9 Jacob partiu de Berseba e foi para Harã.

10 Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se.

11 E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

13 Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de teu pai Abraão e o Deus de Isaac. Dar-te-ei a ti e aos teus descendentes a terra na qual estás deitado.

14 Os teus descendentes serão como o pó da terra, e espalhar-se-ão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de ti e da tua descendência.

15 Estou contigo e cuidarei de ti, onde quer que vás; e eu te trarei de volta a esta terra. Não te deixarei enquanto não fizer o que te prometi".

16 Quando Jacob acordou do sono, disse: "Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!"

17 Teve medo e disse: "Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus".

18 Na manhã seguinte, Jacob pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo.

19 E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.

20 Então Jacob fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e me levar de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.

21 E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo".

(Revisão da versão portuguesa por ama)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.