17/04/2016

Antigo testamento / Génesis

Génesis 17

A aliança da circuncisão

1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor apareceu-lhe e disse: "Eu sou o Deus todo-poderoso; anda segundo a minha vontade e sê íntegro.

2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e multiplicarei muitíssimo a tua descendência".

3 Abrão prostrou-se com o rosto em terra, e Deus disse-lhe:

4 "Da minha parte, esta é a minha aliança contigo. Tu serás o pai de muitas nações.

5 Não serás mais chamado Abrão; o teu nome será Abraão, porque eu te constituí pai de muitas nações.

6 Eu te tornarei extremamente prolífero; de ti farei nações e de ti procederão reis.

7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eter­na entre mim e você e os seus futuros descendentes­, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descenden­tes.

8 Toda a terra de Canaã, onde agora tu és estrangeiro, dá-la-ei como propriedade perpétua a ti e a teus descendentes; e serei o Deus deles.

9 "Da tua parte", disse Deus a Abraão, "guarda a minha aliança, tanto tu como os teus futuros descendentes.

10 Esta é a minha aliança contigo e com os teus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vós serão circuncidados na carne.

11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vós.

12 Da tua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vós terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em tua casa como os que forem comprados de estrangeiros e que não forem vossos descendentes.

13 Sejam nascidos em tua casa, sejam comprados, terão que ser circuncidados. A minha aliança, marcada no vosso corpo, será uma aliança perpétua.

14 Qualquer do sexo masculino que for incircunciso, que não tiver sido circuncidado, será eliminado do meio do seu povo; quebrou a minha aliança".

15 Disse também Deus a Abraão: "De agora em diante a tua mulher já não se chamará Sarai; o seu nome será Sara.

16 Eu a abençoarei e também por meio dela te darei um filho. Sim, eu a abençoarei e dela procederão nações e reis de povos".

17 Abraão prostrou-se com o rosto em terra; riu-se e disse para si mesmo: "Poderá um homem de cem anos de idade gerar um filho? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos?"

18 E Abraão disse a Deus: "Permite que Ismael seja o meu herdeiro!"

19 Então Deus respondeu: "Na verdade Sara, tua mulher, te dará um filho, e tu lhe chamarás Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus futuros descendentes.

20 E, no caso de Ismael, levarei em conta o teu pedido. Também o abençoarei; eu o farei prolífero e multiplicarei muito a sua descendência. Ele será pai de doze príncipes e dele farei um grande povo.

21 Mas a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaque, filho que Sara te dará no ano que vem, por esta época".

22 Quando terminou de falar com Abraão, Deus subiu e retirou-se da presença dele.

23 Naquele mesmo dia, Abraão tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos os do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado, e seu filho Ismael tinha treze; Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados naquele mesmo dia.

25 E com Abraão foram circuncidados todos os de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.

(Revisão da versão portuguesa por ama)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.