16/04/2016

Antigo testamento / Génesis

Génesis 16

Agar e Ismael

1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: "Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possui a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu à proposta de Sarai.

2 Quando isso aconteceu, já fazia dez anos que Abrão, o seu marido, vivia em Canaã. Foi nessa ocasião que Sarai, sua mulher, lhe entregou a sua serva egípcia Hagar.

3 Ele possuiu Hagar, e ela engravidou. Quando se viu grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora.

4 Então Sarai disse a Abrão: "Caia sobre ti a afronta que venho sofrendo. Coloquei a minha serva nos teus braços e, agora que ela sabe que engravidou, despreza-me. Que o Senhor seja o juiz entre mim e ti".

5 Respondeu Abrão a Sarai: "A tua serva está nas tuas mãos. Faz com ela o que achares melhor". Então Sarai tanto maltratou Hagar que esta acabou por fugir.

6 O Anjo do Senhor encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, e perguntou-lhe: "Hagar, serva de Sarai, de onde vens? Para onde vais?"
Respondeu ela: "Estou fugindo de Sarai, a minha senhora".

7 Disse-lhe então o Anjo do Senhor: "Volta para a tua senhora e sujeita-te a ela".

8 Disse mais o Anjo: "Multiplicarei tanto os teus descendentes que ninguém os poderá contar".

10 Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: "Estás grávida e terás um filho, dar-lhe-ás o nome de Ismael, porque o Senhor te ouviu no teu sofrimento.

11 Ele será como jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele,
e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos".

12 Este foi o nome que ela deu ao Senhor, que lhe havia falado: "Tu és o Deus que me vê", pois dissera: "Teria eu visto Aquele que me vê?"

13 Por isso o poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado Beer-Laai-Roi.

14 Hagar teve um filho de Abrão, e este deu-lhe o nome de Ismael.

15 Abrão estava com oitenta e seis anos de idade quando Hagar lhe deu Ismael.

(Revisão da versão portuguesa por ama)










Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.