15/03/2016

As famílias que não puderam ter filhos

AMOR HUMANO

O segredo da família

As famílias que não puderam ter filhos


E qual deveria ser o sentido a dar ao seu matrimónio os esposos cristãos que não tenham descendência?
A esta pergunta, São Josemaria respondia que, antes de mais, deveriam pedir a Deus que os abençoe com filhos, se for essa a Sua Vontade, como abençoou os Patriarcas do Antigo Testamento; e depois que recorram a um bom médico.

“Se apesar de tudo, o Senhor não lhes dá filhos, não hão-de ver nisso nenhuma frustração: hão-de estar contentes, descobrindo nesse mesmo facto a Vontade de Deus para eles.
Muitas vezes o Senhor não concede filhos porque pede mais. Pede que se tenha o mesmo esforço e a mesma delicada entrega, ajudando o próximo, sem a alegria humana de ter tido filhos: não há, pois, motivo para se sentirem fracassados nem para dar lugar à tristeza”.

E acrescentava:

"Se os esposos têm vida interior, compreenderão que Deus os urge, impulsionando-os a fazer da sua vida um serviço cristão generoso, um apostolado diverso do que realizariam nos seus filhos, mas igualmente maravilhoso.
Que olhem à sua volta e descobrirão de imediato pessoas que necessitam de ajuda, caridade e carinho.
Além disso, há muitos trabalhos apostólicos em que podem trabalhar. E se sabem pôr o coração nessa tarefa, se sabem dar-se generosamente aos outros, esquecendo-se de si próprios, terão uma fecundidade esplêndida, uma paternidade espiritual que encherá a sua alma de verdadeira paz" [i].

Em todo caso, São Josemaria gostava de se referir às famílias dos primeiros cristãos:

“Aquelas famílias que viveram de Cristo e que O deram a conhecer. Pequenas comunidades cristãs, que foram como centros de irradiação da mensagem evangélica.
Lares iguais aos outros lares daqueles tempos, mas animados de um espírito novo, que contagiava quem os conhecia e os tratava.
Assim foram os primeiros cristãos, e assim temos que ser os cristãos de hoje:

Semeadores de paz e de alegria, da paz e da alegria que Jesus nos trouxe” [ii].

r. pellitero

(Revisão da versão portuguesa por ama)




[i] S. Josemaria, Temas actuais do cristianismo, n. 96
[ii] S. Josemaria, Temas actuais do cristianismo, n. 96

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.