16/01/2016

SOBRE O PERDÃO – 4

1 – O que é o perdão?

…/3

Vejamos um exemplo:
Eu conheço alguém que é meu amigo, em quem tenho toda a confiança, e essa pessoa causa-me um grande mal, como por exemplo, deliberadamente causa a morte de um filho meu ou de alguém muito perto de mim.
Eu posso perdoar verdadeiramente aquela acção, aquele acto de matar, mas a minha relação com essa pessoa não volta a ser o que era, (pelo menos durante muito tempo), e perante algum perigo eminente até posso afastar-me provisoriamente dessa pessoa.
Factos que podem ser comuns nos casos de violência doméstica, por exemplo. Perdoa-se a ofensa mas não se reata a relação.
Eu posso não querer mais uma relação com aquela pessoa, embora tenha perdoado a ofensa e ao ofensor, mas esse perdão ao ofensor reveste a forma, digamos assim, de não lhe querer mal e até indo mais longe, de o ajudar se um dia precisar verdadeiramente de mim.
E esse perdão que eu dou àquele que me ofendeu, não significa também que, se a ofensa configurou um crime público, ele tenha que pagar segundo as leis em vigor e o que um tribunal decidir.


(cont)

(joaquim mexia alves, Conferência sobre o perdão na Vigararia da Marinha Grand

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.