10/12/2015

Evangelho, comentário, L. espiritual



Tempo de Advento


Evangelho: Mt 11, 11-15

11 «Na verdade vos digo que entre os nascidos de mulher não veio ao mundo outro maior que João Baptista; mas o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12 «Desde os dias de João Baptista até agora, o Reino dos Céus sofre uma forte oposição, e são os esforçados que o conquistam. 13 Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14 E, se vós quereis compreender, ele mesmo é o Elias que há-de vir. 15 O que tem ouvidos para ouvir, oiça.

Comentário:

O verdadeiro valor da Redenção operada por Jesus Cristo com a Sua Paixão, Morte e Ressurreição fica bem patente nas palavras de Jesus Cristo registadas no primeiro versículo deste trecho do Evangelho de São Mateus.

O estatuto de Filhos de Deus que nos foi concedido e o acesso ao Reino de Deus marcam definitivamente a “categoria” dos homens.

(ama, comentário sobre Mt 11, 11-15, 2014.12.11)



Leitura espiritual


Catequeses sobre a família 9

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No nosso caminho das catequeses sobre a família, hoje temos uma etapa um pouco especial: será um momento de oração.

De facto, no dia 25 de Março a Igreja celebra solenemente a Anunciação, início do mistério da Encarnação.

O Arcanjo Gabriel visitou a jovem humilde de Nazaré e anunciou-lhe que teria concebido e dado à luz o Filho de Deus.
Com este anúncio o Senhor ilumina e fortalece a fé de Maria, como depois fará também para o seu esposo José, a fim de que Jesus possa nascer numa família humana.

Isto é muito bonito: mostra-nos como o mistério da Encarnação, tal como Deus o desejou, abrange de modo profundo não só a concepção no ventre da mãe mas também o acolhimento numa família verdadeira.

Hoje gostaria de contemplar convosco a beleza deste vínculo, a beleza desta condescendência de Deus; e podemos fazê-lo recitando juntos a Ave-Maria, que na primeira parte retoma precisamente as palavras do Anjo, as que dirigiu à Virgem.

Convido-vos a rezarmos juntos:

«Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte. Amém».

E agora, um segundo aspecto:

A 25 de Março, solenidade da Anunciação, celebra-se em muitos países o Dia pela Vida.
Por isso, há vinte anos, São João Paulo II nesta data assinou a Encíclica Evangelium vitae.

Para recordar tal aniversário hoje estão presentes na praça muitos adeptos do Movimento pela Vida.


Na Evangelium vitae a família ocupa um lugar central, enquanto é o ventre da vida humana.

A palavra do meu venerado Predecessor recorda-nos que o casal humano foi abençoado por Deus desde o princípio para formar uma comunidade de amor e de vida, à qual está confiada a missão da procriação.

Os esposos cristãos, celebrando o sacramento do Matrimónio, tornam-se disponíveis a honrar esta bênção, com a graça de Cristo, por toda a vida.

A Igreja, por sua vez, compromete-se solenemente a ocupar-se da família que nasce dele, como dom de Deus para a sua própria vida, na alegria e na tristeza: o vínculo entre Igreja e família é sagrado e inviolável.

A Igreja, como mãe, nunca abandona a família, inclusive quando ela é aviltada, ferida e mortificada de muitos modos.
Nem quando incorre no pecado, ou se afasta da Igreja; fará sempre de tudo para procurar curá-la, convidá-la à conversão e reconciliá-la com o Senhor.
Pois bem, se esta é a tarefa, é evidente que a Igreja tem necessidade de muita oração para ser capaz, em todos os tempos, de cumprir esta missão! Uma oração cheia de amor pela família e pela vida.

Uma oração que saiba rejubilar com quem se alegra e com quem sofre.

Eis então que, juntamente com os meus colaboradores, pensamos propor hoje:

Renovar a oração para o Sínodo dos Bispos sobre a família.

Relançamos este compromisso até Outubro próximo, quando terá lugar a Assembleia sinodal ordinária dedicada à família.

Gostaria que esta oração, assim como todo o caminho sinodal, fosse animada pela compaixão do Bom Pastor pelo seu rebanho, especialmente pelas pessoas e famílias que por vários motivos estão «cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor» [i].

Desta forma, apoiada e animada pela graça de Deus, a Igreja poderá comprometer-se e estar ainda mais unida, no testemunho da verdade, do amor de Deus e da sua misericórdia pelas famílias do mundo, sem excluir nenhuma, tanto fora quanto dentro do redil.

Peço-vos por favor que não façais faltar a vossa oração.

Todos — Papa, Cardeais, Bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos — todos estamos chamados a orar pelo Sínodo.

Disto temos necessidade, não de mexericos!

Convido a rezar também quantos se sentem distantes ou não estão acostumados a fazê-lo.
Esta oração pelo Sínodo sobre a família é para o bem de todos.
Sei que esta manhã recebestes uma pequena imagem.
Exorto-vos a conservá-la e a levá-la convosco, para que possais recitá-la com frequência nos próximos meses, com santa insistência, como nos pediu Jesus.

Agora, recitemo-la juntos:

Jesus, Maria e José, Em vós, contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a Vós, com confiança, nos dirigimos.
Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, escolas autênticas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais se faça, nas famílias, experiência de violência, egoísmo e divisão: quem ficou ferido ou escandalizado depressa conheça consolação e cura.
Sagrada Família de Nazaré, o próximo Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do carácter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projecto de Deus.
Jesus, Maria e José, escutai, atendei a nossa súplica.
Amém.

papa francisco, Oração pelo Sínodo sobre a Família Audiência Geral 25 de Março de 2015

Sobre Textos retirados de www.vatican.va © Libreria Editrice Vaticana





[i] Mt 9, 36

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.