10/12/2015

Doutrina - 51

Eucaristia

…/8

2. A promessa da Eucaristia e a sua instituição por Jesus Cristo

2.1. A promessa

O Senhor anunciou a Eucaristia durante a sua vida pública, na Sinagoga de Cafarnaum, perante aqueles que O tinham seguido depois de serem testemunhas do milagre da multiplicação dos pães, com que saciou a multidão [i].
Jesus aproveitou aquele sinal para revelar a sua identidade e a sua missão, e para prometer a Eucaristia:

«”Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu, mas é o meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do Céu, pois o pão de Deus é aquele que desce do Céu e dá a vida ao mundo.”

Disseram-lhe então: “Senhor, dá-nos sempre desse pão!”

Respondeu-lhes Jesus:

Eu sou o pão da vida… Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo…
Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida.
Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele.
Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim”» [ii].

(cont)

(Revisão da versão portuguesa por ama)




[i] cf. Jo 6, 1-13
[ii] cf. Jo 6, 32-35, 51, 54-57

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.