Art.
6 — Se ser santificada no ventre materno foi, depois de Cristo, próprio à Santa
Virgem.
O sexto discute-se assim. — Parece que ser
santificada no ventre materno foi, depois de Cristo, próprio à Santa Virgem.
1. — Pois, como se disse, a Santa
Virgem foi santificada no ventre materno para tornar-se, assim, idónea para ser
Mãe de Deus. Ora, isto foi-lhe próprio a ela. Logo, só ela foi santificada no
ventre materno.
2. Demais. — Alguns foram mais
próximos de Cristo, que Jeremias e João Baptista, dos quais refere a Escritura,
que foram santificados no ventre materno. Pois, Cristo é especialmente chamado
filho de David e de Abraão, por causa da promessa a eles especialmente feita, a
respeito de Cristo. E também Isaías mui expressamente profetisou sobre Cristo.
Os Apóstolos, por seu lado, conviveram com o próprio Cristo. E contudo de
nenhum desses se lê que fosse santificado no ventre materno. Logo, nem Jeremias
nem João Baptista poderiam tê-lo sido.
3. Demais. — Job diz de si: Desde a
minha infância cresceu comigo a comiseração, e do ventre de minha mãe saía
comigo. Nem por isso, contudo, dizemos que foi santificado no ventre materno.
Logo, também não somos forçados a admitir que João Baptista e Jeremias foram
santificados no ventre materno.
Mas, em contrário, diz a Escritura, de
Jeremias: Antes que eu te formasse no ventre de tua mãe, te santifiquei. E, de
João Baptista: Já desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo.
Agostinho manifesta alguma
dúvida quanto à santificação das duas referidas personagens, no ventre materno.
Pois, diz, o salto de João no ventre materno podia significar que esse tão
grande acontecimento, a saber, que a mulher seria a Mãe de Deus, deveria ser
conhecido pelos pais da criança concebida, e não por ela. Por isso, o Evangelho
não diz – O menino creu, no ventre, mas — deu saltos. Ora, saltos nós vemo-los
darem não só as crianças, mas também os animais. Mas, os de que tratamos foram
insólitos, por terem sido no ventre materno. E assim, como soem se fazerem os
milagres, esses saltos o menino deu-os por acção divina e não por suas próprias
e humanas forças. Embora também pudéssemos admitir que, nesse menino, o uso da
razão e da vontade foi de tal modo precoce que, ainda nas vísceras maternas, já
pudesse conhecer, crer, consentir, o que só em idade mais avançada o podem as
outras crianças; e isso penso dever ser atribuído a milagre do poder divino.
Mas, como o Evangelho diz expressamente
de João, que já desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; e
também expressamente, de Jeremias: Antes que eu te formasse no ventre de tua
mãe te santifiquei, devemos admitir, que foram santificados no ventre materno,
embora não tivessem o uso do livre arbítrio, que é questão levantada por
Agostinho; assim como também as crianças santificadas pelo baptismo não têm
desde então o uso do livre arbítrio. Nem devemos crer que quaisquer outros
fossem santificados no ventre materno, dos quais nenhuma menção faz a
Escritura; pois, tais privilégios da graça, conferidos a alguns fora da lei
geral, ordenam-se ao privilégio dos outros, segundo o Apóstolo: A cada um é
dada a manifestação do Espírito para proveito. Ora, essa utilidade seria nula
se a Igreja não soubesse quem fosse santificado no ventre materno. E embora não
possamos a razão dos juízos de Deus e porque foi esse dom da graça conferido a
um, de preferência a outro, foi contudo conveniente que João Baptista e
Jeremias fossem santificados no ventre materno, para prefigurarem a
santificação que havia de ser operada por Cristo. Primeiro, pela sua paixão,
conforme o Apóstolo: Também Jesus, para que santificasse ao povo pelo seu
sangue, padeceu fora da porta. Cuja paixão, Jeremias mui claramente anunciou,
com palavras e com mistérios, e pelos seus sofrimentos muito expressamente
prefigurou. Segundo, pelo baptismo, como diz o Apóstolo: Mas haveis sido
lavados, mas haveis sido santificados. Para cujo baptismo João preparou os
homens, pelo seu baptismo.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— A Santa Virgem, escolhida por Deus como mãe, recebeu mais ampla graça de
santificação que João Baptista e Jeremias, que foram eleitos como especiais pre-figurantes
da santificação de Cristo. E a prova é que à Santa Virgem foi concedido que, no
futuro, não pecasse, nem mortal nem venialmente; ao passo que aos outros
santificados cremos lhes foi concedido que, no futuro não pecassem, por protecção
da graça divina.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Por outros lados
podiam os santos estar mais unidos a Cristo que Jeremias e João Baptista; os
quais, contudo mais unidos estavam com ele, como figuras expressivas que eram,
da santificação dele, como se disse.
RESPOSTA À TERCEIRA. — A comiseração a
que se refere Job não significa a virtude infusa, mas uma certa inclinação
natural para o acto.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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