15/01/2015

Tratado do verbo encarnado 91

Questão 14: Das fraquezas do corpo, que Cristo assumiu na natureza humana.

Art. 2 — Se Cristo estava necessariamente sujeito às misérias humanas.

O segundo discute-se assim. — Parece que Cristo não estava necessariamente sujeito às misérias humanas.

1. — Pois, diz a Escritura: Foi oferecido porque ele mesmo quis, referindo-se à oblação à paixão. Ora, a vontade opõe-se à necessidade. Logo, Cristo não estava necessariamente sujeito às misérias do corpo.

2. Demais. — Damasceno diz: Cristo não fez nada coagido, mas tudo fez voluntariamente. Ora, o voluntário não é necessário. Logo, Cristo não estava necessariamente sujeito às referidas misérias.

3. Demais. — A necessidade é imposta por quem é mais poderoso. Ora, nenhuma criatura é mais poderosa que a alma de Cristo, a quem pertencia conservar o próprio corpo. Logo, essas misérias ou fraquezas Cristo não as sofreu necessariamente.

Mas, em contrário, o Apóstolo: Enviou Deus o seu Filho em semelhança de carne de pecado. Ora, é condição da carne de pecado estar sujeita à necessidade de morrer e de padecer outros sofrimentos semelhantes. Logo, a carne de Cristo estava sujeita a sofrer necessariamente essas misérias.

Há duas espécies de necessidade. — Uma de coacção, proveniente de um agente extrínseco. E essa necessidade contraria a natureza e a vontade, pois, tanto esta como aquela implicam um princípio intrínseco. — Outra é necessidade natural, resultante dos princípios naturais, por exemplo, a forma e, assim, o fogo aquece necessariamente, ou a matéria e, assim, necessariamente se dissolve o corpo composto de elementos contrários.

Ora, pela necessidade resultante da matéria, o corpo de Cristo tinha necessariamente de morrer e sofrer misérias semelhantes, pois, como dissemos, por beneplácito da divina vontade era permitido à carne de Cristo agir e sofrer como lhe era apropriado. E essa necessidade é causada pelos princípios da natureza humana, segundo dissemos. — Se nos referimos, porém, à vontade de coacção, na medida em que repugna à natureza corpórea, então, de novo, o corpo de Cristo, pela condição da sua própria natureza, estava necessariamente sujeito à perfuração do cravo e às dores da flagelação. Mas, na medida em que essa necessidade repugna à vontade, é manifesto que Cristo não padeceu necessariamente as referidas misérias, nem relativamente à vontade divina, nem relativamente à sua vontade, em sentido absoluto, enquanto dependente da deliberação da razão, mas só quanto ao movimento natural da vontade, pelo qual ela naturalmente procura evitar a morte e os sofrimentos do corpo.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Quando a Escritura diz que Cristo foi oferecido porque ele mesmo quis, isso refere-se à sua vontade divina, e à sua vontade humana enquanto dependente da deliberação, embora a morte lhe fosse contra o movimento natural da sua vontade humana, como diz Damasceno.

RESPOSTA À SEGUNDA. — A resposta resulta do que foi dito.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Nada era mais poderoso que a alma de Cristo, absolutamente falando. Mas nada impede que houvesse um poder maior para produzir tal efeito particular, assim, o cravo, para perfurar. E isto digo, considerando unicamente a alma de Cristo na sua natureza e vontade próprias.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.


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