Art.
8 — Se o Anti-Cristo é a cabeça dos maus.
O oitavo discute-se assim. — Parece
que o Anti-Cristo não é a cabeça dos maus.
1. — Pois, um mesmo corpo não pode ter
cabeças diversas. Ora, o diabo é a cabeça da multidão dos maus. Logo, - o
Anti-Cristo não é a sua cabeça.
2. Demais — O Anti-Cristo é membro do
diabo. Ora, a cabeça distingue-se dos membros. Logo, o Anti-Cristo não é a
cabeça dos maus.
3. Demais. — A cabeça influi nos
membros Ora, o Anti-Cristo não teve nenhuma influência sobre os maus homens que
o precederam. Logo, o Anti-Cristo não é a cabeça dos maus.
Mas, em contrário, a Escritura —
Perguntai a qualquer dos viandantes — diz a Glosa: Estando referindo-se ao
corpo de todos os maus, de súbito converte as suas palavras ao Anti-Cristo,
chefe de todos os maus.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— O diabo e o Anti-Cristo não são duas cabeças, mas uma só, porque o Anti-Cristo
é chamado cabeça por ter plenissimamente impressa em si a malícia do diabo.
Donde, o Apóstolo — ostentando-se como se fosse Deus — diz a Glosa: Ele será a
cabeça de todos os males, isto é, o diabo, que é o rei de todos, o filho da
soberba. Mas não se diz que está nele por uma união pessoal, nem por habitação
intrínseca, pois, só a Trindade penetra na alma, senão, pelo efeito da malícia.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Assim como a
cabeça de Cristo é Deus e contudo ele é a cabeça da Igreja, segundo dissemos,
assim o Anti-Cristo é membro do diabo e contudo é o chefe dos maus.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Não se diz que
o Anti-Cristo é a cabeça de todos os maus por semelhança de influência, mas por
semelhança de perfeição. Pois, nele o diabo levará a sua malícia a cabo, por
assim dizer, no sentido em que dizemos de alguém que leva a cabo o seu
propósito, quando o realizou.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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