Art.
8 — Se o Anti-Cristo é a cabeça dos maus.
O oitavo discute-se assim. — Parece
que o Anti-Cristo não é a cabeça dos maus.
1. — Pois, um mesmo corpo não pode ter
cabeças diversas. Ora, o diabo é a cabeça da multidão dos maus. Logo, - o
Anti-Cristo não é a sua cabeça.
2. Demais — O Anti-Cristo é membro do
diabo. Ora, a cabeça distingue-se dos membros. Logo, o Anti-Cristo não é a
cabeça dos maus.
3. Demais. — A cabeça influi nos
membros Ora, o Anti-Cristo não teve nenhuma influência sobre os maus homens que
o precederam. Logo, o Anti-Cristo não é a cabeça dos maus.
Mas, em contrário, a Escritura —
Perguntai a qualquer dos viandantes — diz a Glosa: Estando referindo-se ao
corpo de todos os maus, de súbito converte as suas palavras ao Anti-Cristo,
chefe de todos os maus.
Como dissemos, três coisas
se encontram na cabeça natural - a ordem, a perfeição e a virtude de influir.
Ora, quanto à ordem do tempo, não é o Anti-Cristo considerado chefe dos maus,
como se o pecado dele tivesse tido a precedência, como teve o do diabo. Nem
semelhantemente se chama cabeça dos maus por causa do poder de influir. Pois,
embora, no seu tempo, haja de converter alguns ao mal, induzindo-os
exteriormente, contudo os que existiram antes dele não foram por ele levados ao
mal, nem lhe imitavam a malícia. E assim, neste sentido, não poderia ser
chamado cabeça de todos os maus, senão só de alguns. Donde se conclui que é
chamado cabeça de todos os maus por causa da perfeição da malícia. Donde, o
Apóstolo — ostentando-se como se fosse Deus — diz a Glosa: Assim como em Cristo
habitou toda a plenitude da divindade, assim no Anti-Cristo, a plenitude de
toda malicia. Não certamente, que a sua humanidade seja assumida pelo diabo na
unidade da pessoa, como a humanidade de Cristo pelo Filho de Deus, mas porque o
diabo lhe influirá de maneira mais eminente a sua malícia, por sugestão, que
aos outros todos. E, assim sendo, todos os outros maus que o precederam, são
uma como figuras do Anti-Cristo, segundo o Apóstolo: O mistério da iniquidade
já se obra presentemente.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— O diabo e o Anti-Cristo não são duas cabeças, mas uma só, porque o Anti-Cristo
é chamado cabeça por ter plenissimamente impressa em si a malícia do diabo.
Donde, o Apóstolo — ostentando-se como se fosse Deus — diz a Glosa: Ele será a
cabeça de todos os males, isto é, o diabo, que é o rei de todos, o filho da
soberba. Mas não se diz que está nele por uma união pessoal, nem por habitação
intrínseca, pois, só a Trindade penetra na alma, senão, pelo efeito da malícia.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Assim como a
cabeça de Cristo é Deus e contudo ele é a cabeça da Igreja, segundo dissemos,
assim o Anti-Cristo é membro do diabo e contudo é o chefe dos maus.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Não se diz que
o Anti-Cristo é a cabeça de todos os maus por semelhança de influência, mas por
semelhança de perfeição. Pois, nele o diabo levará a sua malícia a cabo, por
assim dizer, no sentido em que dizemos de alguém que leva a cabo o seu
propósito, quando o realizou.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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