21/12/2014

Temas para meditar - 131


Filiação divina


O início da 'vida nova' realiza-se mediante 'o dom da filiação divina' ganho para todos por Cristo com a Redenção, e estendida a todos por obra do Espírito Santo que, na graça, refaz e quase 'recria' o homem à semelhança do Filho Unigénito do Pai. Desta maneira o Verbo Encarnado renova e consolida o 'dar-se' de Deus, oferecendo ao homem mediante a obra redentora aquela 'participação na natureza divina' e à qual se refere a segunda carta de Pedro (2 Ped. 1, 4); e também S. Paulo, na Carta aos Romanos, fala de Jesus Cristo como Aquele que foi "constituído Filho de Deus em todo o Seu poder, segundo o espírito de santidade, pela Sua Ressurreição dos mortos" (Rom 1, 4).
O fruto da Ressurreição, que realiza a plenitude do poder de Cristo Filho de Deus, é portanto participado àqueles que se abrem à acção do Seu Espírito como novo dom de filiação divina. S. João, no prólogo do seu Evangelho, depois de ter falado da palavra que se fez carne, diz que «a quantos O receberam deu-Lhes poder de se tornarem filhos de Deus, a eles que creem no Seu nome» (Jo 1, 12)
Os dois Apóstolos, João e Paulo, fixam o conceito da filiação divina como dom da vida ao homem, por obra de Cristo, mediante o Espírito Santo.

(São joão paulo ii Audiência geral 1989.07.26)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.