Art.
4 — Se o pecado venial pode vir a ser mortal.
(a.
2, 6: II Sent., dist. XXIV, q. 3, a. 6; dist. XLII, q. 1, a. 4; De Malo, q. 7,
a. 3).
O quarto discute-se assim. — Parece
que o pecado venial pode vir a ser mortal.
1. — Pois, diz Agostinho, segundo a
Escritura (Jo 3, 36), o que não crê no Filho não verá a vida: os pecados
pequenos, i. é, veniais, se forem consentidos, matam. Ora, o pecado mortal chama-se
assim precisamente por matar a alma, espiritualmente. Logo, o pecado venial
pode vir a ser mortal.
2. Demais. — O movimento da
sensualidade, anterior ao consentimento da razão, é pecado venial; mas, dado o
consentimento, é mortal, como se disse (q. 74, a. 8 ad 2). Logo, o pecado
venial pode vir a ser mortal.
3. Demais. — O pecado venial e o
mortal diferem como a doença curável, da incurável, segundo se disse (a. 1).
Ora, a doença curável pode vir a ser incurável. Logo, o pecado venial pode vir
a ser mortal.
4. Demais. — A disposição pode vir a
ser um hábito. Ora, o pecado venial é uma disposição para o mortal, como se
disse (a. 3). Logo, o pecado venial pode vir a ser mortal.
Mas, em contrário. — Coisas infinitamente
diferentes entre si não se transformam umas nas outras. Ora, o pecado mortal
difere infinitamente do venial, como do sobredito resulta. Logo, o venial não
pode vir a ser mortal.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— Agostinho fala no sentido em que muitos pecados veniais causam
dispositivamente o mortal.
RESPOSTA À SEGUNDA. — O próprio movimento
da sensualidade, precedente ao consentimento da razão, nunca vem a ser pecado
mortal; mas sim o acto, em si da razão consciente.
RESPOSTA À TERCEIRA. — A doença corporal
não é um acto, mas uma disposição permanente; e portanto, pode mudar-se, permanecendo
a mesma. Ao passo que o pecado venial é um acto transitivo, impossível de
repetir-se. Donde, não há no caso símile.
RESPOSTA À QUARTA. — A disposição tornada
habitual é como o que, numa mesma espécie, é imperfeito; assim, a ciência
imperfeita tornar-se hábito, quando aperfeiçoada. Ao passo que o pecado venial
é uma disposição de outro género, como o acidente relativamente à substância,
na qual ele nunca pode transformar-se.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.