(II
Sent., dist. XXXI, q. 1, a. 2, ad 3; dist. XXXIII, q. 1, a. 1, ad 5; III, dist.
II, q. 1, a. 2, qª 2, ad 2; De Malo, q. 4, a. 7).
O quarto discute-se assim. — Parece
que quem fosse milagrosamente formado de carne humana, contrairia o pecado
original.
1. — Pois, como diz uma Glosa, na
carne de Adão se lhe corrompeu toda a posteridade; porque esta não nasceu dele
primeiro, no lugar da vida, mas depois, no do exílio. Ora, quem fosse formado
do modo supra dito, a esse a carne lhe seria gerada no lugar do exílio. Logo,
contrairia o pecado original.
2. Demais. — A causa do pecado
original foi a contaminação da alma pela carne. Ora, a nossa carne está
totalmente contaminada. Logo, a alma contrairia a contaminação do pecado
original, qualquer que fosse a parte da carne de que fôssemos formados.
3. Demais. — O pecado original procede
do primeiro pai, por termos todos existido nele, pecador. Ora, todos os que
fossem formados de carne humana haveriam de ter existido em Adão. Logo,
contrairiam o pecado original.
Mas, em contrário, quem fosse formado
milagrosamente de carne humana não teria existido em Adão, quanto à origem seminal,
que só causa a transmissão do pecado original, como diz Agostinho.
Como já se disse, o pecado
original transmitiu-se do primeiro pai aos seus descendentes por estes serem
promovidos à geração por aquele, assim como os membros são levados pela alma à
prática do pecado actual. Ora, o acto gerador não se dá senão pela virtude
geratriz activa. Donde, só contraem o pecado original os descendentes de Adão,
por uma virtude geratriz activa, originalmente derivada dele. E isso é proceder
dele por geração seminal, pois a virtude seminal não é senão a virtude geratriz
activa. Ora, o formado da carne humana por virtude divina manifestamente não
teria a sua virtude activa derivada de Adão. E portanto, não contrairia o
pecado original; assim como o acto da mão não se incluiria no pecado humano, se
não fosse movida pela vontade do homem, mas por algum motor extrínseco.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
— Adão não tomou o rumo do exílio senão depois do pecado. Donde, não por causa
do lugar do exílio, mas, por causa do pecado, é que se a culpa original
transmitiu aos produzidos pela geração activa de Adão.
RESPOSTA À SEGUNDA. — A carne não
contamina a alma senão enquanto princípio gerador activo, como já se disse.
RESPOSTA À TERCEIRA. — Quem fosse
formado de carne humana teria preexistido em Adão pela substância corpórea, mas
não pela virtude seminal, como já se disse. E logo, não contrairia o pecado
original.
Nota:
Revisão da versão portuguesa por ama.
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