01/03/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum VII Semana


Evangelho: Mc 10, 13-16

13 Apresentavam-Lhe umas criancinhas para que as tocasse mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. 14 Vendo isto, Jesus ficou muito desgostoso e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as crianças, não as estorveis, porque dos que são como elas é o reino de Deus. 15 Em verdade vos digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele». 16 Depois, abraçou-as e, impondo-lhes as mãos, as abençoava.

Comentário:

Cada dia que passa nas nossas vidas parecem mais longe esses outros tempos em que eramos e agíamos como crianças e julgamos quase impossível voltar.

Bom… voltar a ser criança e agir como criança não é de facto possível mas, o mesmo não se dirá, quanto ao espírito.

Já não teremos a inocência de uma inteligência e coração não corrompidos pelo pecado, pela concupiscência, pelas cedências à “humanidade” calculista e preconceituosa, mas, podemos aspirar a recuperar um estado de espírito que nos leve a comportarmos como tal.

Não se trata de um regresso ao passado mas de uma actualização do presente limpando as excrescências que entretanto se foram agarrando, recuperando a “limpeza” que nos trouxe a água baptismal, pedindo a Deus com insistência – até pueril (porque não?) – que nos dê um coração puro e livre de atavios e prisões.

(ama, comentário sobre Mc 10, 13-16, 2013.05.25)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.