01/01/2014

Evangelho do dia e comentário

Tempo do Natal












Santa Maria Mãe de Deus

Evangelho: Lc 2, 16-21

16 Foram a toda a pressa, e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. 17 Vendo isto, conheceram o que lhes tinha sido dito acerca deste Menino. 18 E todos os que ouviram, se admiraram das coisas que os pastores lhes diziam.19 Maria conservava todas estas coisas, meditando-as no seu coração. 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme lhes tinha sido dito. 21 Depois que se completaram os oito dias para ser circuncidado o Menino, deram-Lhe o nome de Jesus, como Lhe tinha chamado o anjo, antes que fosse concebido no ventre materno.

Comentários:

São os pastores os primeiros seres humanos a receber a notícia do Nascimento do Salvador. Porquê? Os desígnios de Deus são insondáveis e misteriosos mas têm, sempre, um motivo: ensinar alguma coisa aos homens!
A nós, ensina-nos que os humildes e simples têm prerrogativas absolutamente claras sobre os restantes. Estão naturalmente dispostos a aceitar - e reconhecer - a simplicidade e a pureza onde a encontram.
Pensemos, por exemplo, que os primeiros a serem avisados fossem os Príncipes dos Sacerdotes? Aceitariam considerar que aquele Menino deitado numa manjedoura era o Filho de Deus feito homem? 
Seguramente estranhariam não de depararem com a pompa e aparato que, no seu entender, deveriam rodear o Messias há muito esperado.

Os simples verão a Deus e conquistarão o mundo!

(ama, comentário sobre Lc 2, 16-21, 2013.01.01)

Já publicados:

«Maria meditava todas estas coisas no seu coração», não é de admirar, pois acontecimentos tão extraordinários não foram revelados na mensagem do Anjo. Sabendo que Aquele que gerara era o Filho de Deus – o próprio Deus – Maria não se surpreende com a pobreza e humildade do Nascimento do seu Filho. Tem a certeza que é a Vontade de Deus e, como seu “Fiat” já tinha expresso, esta era a única coisa que lhe interessava. Porque as guardava no coração? Porque o coração de Maria é o cofre mais terno e puro que pode encontrar-se logo, o melhor local para guardar bem seguros os mistérios da Redenção.

(ama, comentário sobre Lc 2, 16-21, 2009.11.30)

Os pastores de Belém são os primeiros seres humanos a encontrar-se face a face com o Salvador. Jesus, acabado de nascer indica assim a Sua profunda ligação a estes homens. Chamar-se-á a Si mesmo o Bom Pastor e aos homens as Suas ovelhas.
Esta ligação tão vincada tem um significado profundo.
As ovelhas não podem viver entregues a si próprias, precisam de alguém que as conduza às pastagens mais suculentas, as guarde e proteja dos ataques dos que pretendem fazer-lhes mal.
Sob a guarda e guia de Jesus não só encontraremos o alimento que necessitamos como estaremos a salvo de qualquer ataque.
(ama, comentário sobre Lc 2, 16-21, 2011.01.01)
Que significa proclamar Maria “Mãe de Deus”? Significa reconhecer que Jesus, o fruto do seu seio, é o Filho de Deus, consubstancial ao Pai, que o gerou na eternidade (Credo). Um grande mistério, um mistério de amor! Ele, o Filho único do Pai (Jo 1,14), fez-se um entre nós. Desta forma, “a eternidade entrou no tempo” e a sucessão dos anos, dos séculos, dos milénios, não é uma viagem cega para o desconhecido, mas um caminho para Ele, plenitude do tempo (Ga 4,4) e ponto de chegada da história.
Honrando a Santíssima Virgem como Mãe de Deus, queremos igualmente sublinhar que Jesus, o Verbo eterno feito carne, é o verdadeiro "filho de Maria”. Ela transmitiu-lhe a plena humanidade, foi sua mãe e sua educadora, comunicando-lhe a doçura, a força delicada do seu temperamento e as riquezas da sua sensibilidade. Maravilhosa troca de dons: Maria que, enquanto criatura, é primeiro que tudo uma discípula de Cristo e ao mesmo tempo resgatada por Ele, foi escolhida como sua mãe para modelar a sua humanidade. Na relação entre Maria e Jesus realiza-se assim de maneira exemplar e sentido profundo do Natal: Deus fez-se semelhante a nós, para que nos tornemos, de certa forma, como Ele.


(João Paulo II) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.