05/11/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXXI Semana

Evangelho: Lc 14, 15-24

15 Tendo ouvido estas coisas um dos convivas disse-Lhe: «Bem-aventurado quem participar do banquete no reino de Deus». 16 Jesus respondeu-lhe: «Um homem fez uma grande ceia para a qual convidou a muitos. 17 À hora da ceia, mandou um servo dizer aos convidados: Vinde, porque tudo está preparado. 18 Mas todos à uma começaram a escusar-se. O primeiro disse-lhe: Comprei um campo, e preciso ir vê-lo; peço que me dês por escusado. 19 Outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las; peço-te que me dês por escusado. 20 Disse também outro: Casei-me, por isso não posso ir. 21 «Voltando o servo, referiu estas coisas ao seu senhor. Então, irado, o pai de família disse ao seu servo: Vai já pelas praças e pelas ruas da cidade; traz cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. 22 Disse o servo: Senhor, está feito como mandaste e ainda há lugar. 23 Disse o senhor ao servo: Vai pelos caminhos e ao longo dos cercados; e força-os a vir, para que se encha a minha casa. 24 Pois eu vos digo que nenhum daqueles que foram convidados provará a minha ceia».

Comentário:

É interessante constatar como Jesus é compreendido pelos que O ouvem e que, muito ao contrário do que muitos pretendem, a Sua linguagem não é enigmática ou pouco clara.
Assim o prova a exclamação deste circunstante: «Bem-aventurado quem participar do banquete no reino de Deus».

Para este, como para muitos outros, está claríssima a exposição de Jesus: o reino dos Céus é um banquete e quem dele participar será bem-aventurado.


(ama, comentário sobre Lc 14, 15-24, 2012.11.06)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.