13/11/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXXII Semana

Evangelho: Lc 17, 11-19

11 Indo Jesus para Jerusalém, passou pela Samaria e pela Galileia.12 Ao entrar numa aldeia, saíram-Lhe ao encontro dez homens leprosos, que pararam ao longe, 13 e levantaram a voz, dizendo: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!». 14 Ele tendo-os visto, disse-lhes: «Ide, mostrai-vos aos sacerdotes». Aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. 15 Um deles, quando viu que tinha ficado limpo, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se por terra a Seus pés, dando-Lhe graças. Era um samaritano. 17 Jesus disse: «Não são dez os que foram curados? Onde estão os outros nove? 18 Não se encontrou quem voltasse e desse glória a Deus, senão este estrangeiro?». 19 Depois disse-lhe: «Levanta-te, vai; a tua fé te salvou».
Comentário:

De facto, todos os dez leprosos tiveram fé; sem mais perguntas, obedeceram a Cristo e puseram-se a caminho.
A fé do Samaritano, contudo, ficou como que mais enriquecida, porque não esqueceu o dever de gratidão para com Aquele que o tinha curado.
Mas, mais, tendo constatado a maravilha da sua cura apressou-se a dar testemunho, - diz o evangelista «em alta voz» - e glorificar a Deus autor da graça que tinha alcançado.
Agradecer e louvar a Deus, ambas as atitudes têm de andar juntas, porque não havendo merecimento algum da nossa parte, devemos agradecer a graça da Fé e louvar a Deus pela Sua Misericórdia para connosco.

(ama, comentário sobre Lc 17, 11-19, 2013.07.31)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.