31/10/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXX Semana

Evangelho: Lc 13, 31-55

31 No mesmo dia alguns dos fariseus foram dizer-Lhe: «Sai e vai-Te daqui porque Herodes quer matar-Te». 32 Ele respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Eis que Eu expulso os demónios e faço curas hoje e amanhã, e ao terceiro dia atinjo o Meu termo.33 Importa, contudo, que Eu caminhe ainda hoje, amanhã e no dia seguinte; porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34 «Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes quis juntar os teus filhos como a galinha recolhe os seus pintainhos debaixo das asas, e tu não quiseste! 35 Eis que a vossa casa vos será deixada deserta. Digo-vos que não Me vereis, até que venha o dia em que digais: “Bendito O que vem em nome do Senhor”».

Comentário:

Os profetas só falavam de desgraças, morte, cataclismos, guerras?
Não! De facto falavam disso mas com o objectivo de levar as gentes à correcção de vida e costumes a única forma de não perecer na impiedade.

Os que constantemente falam nas ‘tragédias’ provocadas por fenómenos da natureza esquecem muitas vezes que as guerras são a maior causa de morte e angústia e têm consequências devastadoras para a humanidade em geral mas, sobretudo para os mais fracos e desprotegidos, e, sendo exclusivamente obra do homem só a este podem ser atribuídas responsabilidades.

(ama, comentário sobre Lc 13, 31-35, 2011.11.27)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.