14/10/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXVIII Semana



Evangelho: Lc 11, 29-32

29 Concorrendo as multidões, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. 30 Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem será um sinal para esta geração. 31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo contra os homens desta geração, e condená-los-á, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está Quem é mais do que Salomão. 32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo contra esta geração, e condená-la-ão, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas; e aqui está Quem é mais do que Jonas!

Comentário:

Quando não se quer, de facto, ‘ver’, constatar a evidência, usam-se todos os argumentos mesmo caindo no ridículo que sempre acompanha a falta de critério ou coerência.

Muitos estão dispostos a acreditar em tudo o que lhes aparece pela frente: os horóscopos, as adivinhações, as ‘profecias’ dos falsos pastores. E, aqui, não se interrogam, não se detêm sequer um momento para pensar se tem razão de ser, credibilidade ou, mesmo, alguma base minimamente coerente, aquilo em que estão dispostos a acreditar.

Porquê?

Porque, em primeiro lugar, lhes convém, pois vai ao encontro dos seus desejos e, depois porque é muito mais fácil, não envolve empenhamento ou entrega nem sequer um comprometimento pessoal.

Ah! E, também, por tibieza, comodismo e aburguesamento!


(ama, comentário sobre Lc 11, 29-32, 2013.02.20)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.