09/10/2013

Devoção a Nossa Senhora 9


9. Um caminho para amar sempre mais a Santíssima Virgem são as normas e costumes marianos que, de manhã à noite, facilitam aos fiéis do Opus Dei recorrer a Ela em todas as situações: “Começamos com orações vocais, que muitos de nós repetimos desde crianças: são frases ardentes e simples, dirigidas a Deus e à Sua Mãe, que é nossa Mãe. De manhã e à tarde, não um dia, mas habitualmente, ainda renovo aquele oferecimento que os meus pais me ensinaram: Ó Senhora minha, ó minha mãe, eu me ofereço todo a Vós. E, em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração...…” 13.

Incentivava também a dizer muitas jaculatórias a Nossa Senhora ao longo do dia: “Não nos importemos de lhe repetir durante todo o dia – com o coração, sem necessidade de palavras – pequenas orações, jaculatórias. A devoção cristã reuniu muitos desses elogios carinhosos na Ladainha que acompanha o Santo Rosário. Mas cada um de nós tem a liberdade de os aumentar, dirigindo-lhe novos louvores, dizendo-lhe o que – por um santo pudor que Ela entende e aprova – não nos atreveríamos a pronunciar em voz alta” 14.

A devoção a Santa Maria ocupa o primeiro lugar, depois da Santíssima Trindade, na vida interior: “mais do que Ela só Deus”. Falando de Nossa Senhora comentava: “Aconselho-te – para terminar – que faças, se o não fizeste ainda, a tua experiência particular do amor materno de Maria. Não basta saber que Ela é Mãe, considerá-la deste modo, falar assim d'Ela. É tua Mãe e tu és seu filho; quer-te como se fosses o seu único filho neste mundo. Trata-a de acordo com isso: conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a, ama-a. Ninguém o fará por ti, tão bem como tu, se tu não o fizeres.

Asseguro-te que, se empreenderes este caminho, encontrarás imediatamente todo o amor de Cristo; e ver-te-ás metido na vida inefável de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Conseguirás forças para cumprir bem a Vontade de Deus, encher-te-ás de desejos de servir todos os homens. Serás o cristão que às vezes sonhas ser: cheio de obras de caridade e de justiça, alegre e forte, compreensivo com os outros e exigente contigo mesmo” 15.

J. A. Riestra

Novembro 2010


Bibliografia básica

1. Em primeiro lugar figuram, como é óbvio, os escritos de S.Josemaria publicados. Podem ser particularmente úteis, enquanto se centram sobre o tema em questão, as homilias sobre Nossa Senhora publicadas em Cristo que passa e Amigos de Deus, “Recuerdos del Pilar”, Caminho, etc.

2. Uma boa ajuda para este tema encontra-se também em Álvaro Del Portillo, Entrevista sobre o fundador do Opus Dei, Quadrante, 1994 Javier Echevarría, Lembrando o Beato Josemaría Escrivá,  Diel, 2000; Idem, El amor a María Santísima en las enseñanzas de Mons. Escrivá de Balaguer, em Palabra nn. 156-157 (1978), pp. 341-345. Encontram-se também numerosos episódios que manifestam a piedade mariana de S.Josemaria nas diversas biografias publicadas.

3. Outros trabalhos que podem ajudar são: Federico Delclaux, Santa Maria nos escritos Beato Josemaría Escrivá, Rei dos Livros, 1996; José Antonio Riestra, La maternità spirituale di Maria nell’esperienza mariana di San Josémaría Escrivá, em "Annales Theologici" n. 16 (2002), pp. 473-489; A. Blanco, Madre de Dios y Madre de los hombres. Studio sulla devozione mariana di San Josemaría e sul rapporto con l’unità di vita, em Romana n. 19 (2003), pp. 292-320.

 4. Para una visão de conjunto podem consultar-se: José Luis Bastero Eleizalde, María, Madre del Redentor, 2ª ed., Eunsa; M. Ponce Cuéllar, María, Madre del Redentor y Madre de la Iglesia, Herder; S. De Fiores – S. Meo (edd.), Nuevo diccionario de mariología, Ediciones Paulinas.

__________________________________
Notas:
13 S. Josemaria, Amigos de Deus, n. 296
14 S. Josemaria, Amigos de Deus, n. 293.
15 Idem.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.