06/09/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XXII Semana

Evangelho: Lc 5, 33-39

«33 Eles disseram-Lhe: «Os discípulos de João e os dos fariseus jejuam muitas vezes e fazem orações, e os Teus comem e bebem». 34 Jesus respondeu-lhes: «Porventura podeis fazer jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? 35 Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo; então, nesses dias, jejuarão». 36 Também lhes disse esta comparação: «Ninguém deita um retalho de pano novo em vestido velho; doutro modo o novo rompe o velho e o retalho do novo não condiz com o velho. 37 Também ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutro modo o vinho novo fará rebentar os odres, e derramar-se-á o vinho, e perder-se-ão os odres. 38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos. 39 Ninguém depois de ter bebido vinho velho quer do novo, porque diz: O velho é melhor!».

Comentário:

Talvez que as pessoas mais jovens não entendam a imagem do remendo feito com tecido novo em vestido velho, mas, os que ouviam Jesus, perceberam muito bem a imagem gráfica Ele usou.
Com efeito, até há umas escassas dezenas de anos atrás, antes de confeccionar uma peça de roupa era necessário 'molhar' o tecido para assegurar que não 'encolheria' numa lavagem futura. A técnica resolveu este problema e, hoje em dia, já não é necessário aquele cuidado prévio.
Fica, pois, claro que Jesus deseja que o homem, o cristão, a Igreja evoluam no tempo e naquelas práticas que são os usos e costumes.

Uma coisa são os princípios fundamentais da Fé, outra a prática da Fé.

A oração, por exemplo, é sempre um colóquio com Deus ontem, hoje e sempre tal como, Ele, é e será o mesmo Jesus que nos ensinou todas estas coisas.


(ama, comentário sobre Lc 5, 33-39, 2012.09.07)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.