06/07/2013

Evangelho diário e comentário

Tempo comum
XIII Semana


Evangelho: Mt 9, 14-17

14 Então foram ter com Ele os discípulos de João e disseram-Lhe: «Qual é a razão por que nós e os fariseus jejuamos e os Teus discípulos não jejuam?». 15 Jesus respondeu-lhes: «Porventura podem estar tristes os companheiros do esposo, enquanto o esposo está com eles? Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo e então eles jejuarão. 16 Ninguém deita um remendo de pano novo em vestido velho, porque este remendo levaria consigo uma parte do vestido e ficava pior o rasgão. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; doutro modo rebentam os odres, derrama-se o vinho e perdem-se os odres. Mas deita-se o vinho novo em odres novos; e assim ambas as coisas se conservam».

Comentário:

Estas contradições dentro do Povo Eleito continuaram a dar-se ao longo dos tempos e continuam hoje em dia.
Basta lembrar o que sucedeu a seguir ao Concilio Vaticano II e as controvérsias que se levantaram a respeito das chamadas ‘novidades’ que alguns consideraram exageradas e outros insuficientes.
A Santa Igreja, como boa Mãe, procura sempre o melhor para os seus filhos fazendo um enorme esforço para, respeitando escrupulosamente a essência da Lei, ir adaptando as práticas da Fé às circunstâncias especiais de cada época.

O exemplo agora dado por Bento XVI com a sua resignação, é bem a prova disto mesmo.

(ama, comentário sobre Mt 9, 14-15, 2013.02.15)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.