25/07/2013

Evangelho diário e comentário

Tempo comum
XVI Semana


São Tiago – Apóstolo
Evangelho: Mt 20, 20-28

20 Então, aproximou-se d'Ele a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos, prostrando-se, para Lhe fazer um pedido. 21 Ele disse-lhe: «Que queres?». Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no Teu reino, um à Tua direita e outro à Tua esquerda». 22 Jesus disse: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». 23 Disse-lhes: «Efectivamente haveis de beber o Meu cálice, mas, quanto a sentar-se à Minha direita ou à Minha esquerda, não pertence a Mim concedê-lo; será para aqueles para quem está reservado por Meu Pai». 24 Os outros dez, ouvindo isto, indignaram-se contra os dois irmãos. 25 Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Vós sabeis que os príncipes das nações as subjugam e que os grandes as governam com autoridade. 26 Não seja assim entre vós, mas todo aquele que quiser ser entre vós o maior, seja vosso servo, 27 e quem quiser ser entre vós o primeiro, seja vosso escravo. 28 Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para resgate de todos».

Comentário:

O cálice das provações, do sofrimento é sempre amargo e, bebê-lo repugna naturalmente.
No entanto, numa ou noutra medida, cada um tem o seu cálice que se lhe apresenta em qualquer altura da vida e, não tem como evitar bebê-lo.

Tem, sempre de o fazer, se não com prazer físico que não pode sentir, pelo menos com o gozo espiritual que lhe proporciona um meio de secundar o Senhor que o bebeu até à última gota, para nos salvar.


(ama, Comentário sobre Mt 20, 20-28, 2012.07.26)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.