28/06/2013

Leitura espiritual para 28 Jun



Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.
Evangelho: Mt 16, 21-28; 17, 1-13

21 Desde então começou Jesus a manifestar a Seus discípulos que devia ir a Jerusalém e padecer muitas coisas dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas, ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. 22 Tomando-O Pedro à parte, começou a repreendê-l'O, dizendo: «Deus tal não permita, Senhor; não Te sucederá isto». 23 Ele, voltando-Se para Pedro, disse-lhe: «Retira-te de Mim, Satanás! Tu serves-Me de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas de Deus, mas dos homens». 24 Então, Jesus disse aos Seus discípulos: «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. 25 Porque quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de Mim, acha-la-á. 26 Pois, que aproveitará a um homem ganhar todo o mundo, se vier a perder a sua alma? Ou que dará um homem em troca da sua alma? 27 Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de Seu Pai com os Seus anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras. 28 Em verdade vos digo que, entre aqueles que estão aqui presentes, há alguns que não morrerão antes que vejam vir o Filho do Homem com o Seu reino».
17 1 Seis dias depois, tomou Jesus consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os à parte a um monte alto, 2 e transfigurou-Se diante deles. O Seu rosto ficou refulgente como o sol, e as Suas vestes tornaram-se luminosas de brancas que estavam. 3 Eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com Ele. 4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: «Senhor, que bom é nós estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas, uma para Ti, uma para Moisés, e outra para Elias». 5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem resplandecente os envolveu; e saiu da nuvem uma voz que dizia: «Este é o Meu Filho muito amado em Quem pus toda a Minha complacência; ouvi-O». 6 Ouvindo isto, os discípulos caíram de bruços, e tiveram grande medo. 7 Porém, Jesus aproximou-Se deles, tocou-os e disse-lhes: «Levantai-vos, não temais». 8 Eles, então, levantando os olhos, não viram ninguém, excepto só Jesus. 9 Quando desciam do monte, Jesus fez-lhes a seguinte proibição: «Não digais a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos». 10 Os discípulos perguntaram-Lhe: «Porque dizem, pois, os escribas que Elias deve vir primeiro?». 11 Ele respondeu-lhes: «Elias certamente há-de vir e restabelecerá todas as coisas. 12 Digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram, antes fizeram dele o que quiseram. Assim também o Filho do Homem há-de padecer às suas mãos». 13 Então os discípulos compreenderam que falava de João Baptista.


CONFISSÕES SANTO AGOSTINHO

LIVRO DÉCIMO

CAPÍTULO XII

A memória e as matemáticas

A memória guarda também as relações e inumeráveis leis dos números e dimensões, sendo que nenhuma dessas ideias foi impressa em nós pelos sentidos do corpo, porque não têm cor, nem som, nem têm cheiro, nem gosto, nem são tangíveis. Ouço, quando delas se fala, os sons das palavras que as exprimem, mas uma coisa são os sons, e outra bem diferente são as ideias que elas significam.
As palavras soam de modo diferente em grego e em latim, mas as ideias nem são gregas, nem latinas, nem de nenhuma outra língua.
Vi linhas traçadas por artistas, finas como um fio de aranha. Mas as linhas materiais não são a imagem das que vi com os meus olhos carnais. Para reconhecê-las não há necessidade alguma de se pensar num corpo qualquer, pois, é no espírito que as reconhecemos.

Também conheci os números mediante os sentidos do corpo: mas a ideia de número é bem diferente: não são imagens dos primeiros, possuindo por isso mesmo um ser muito mais real.

Ria-se de mim quem não compreender o que disse, eu terei compaixão de seu riso.

CAPÍTULO XIII

A memória da memória

Guardo na minha memória tudo isso eu, assim como o modo pelo qual o aprendi.
Também guardo na memória as muitas argumentações infundadas que ouvi contra essas verdades. Essas objeções sem dúvida são falsas, mas não é falso recordá-las. E lembro de ter sabido distinguir entre essas verdades e os erros que se lhe opunham.
Vejo agora que uma coisa é essa distinção, que faço hoje, e outra o recordar ter feito muitas vezes tal distinção, ao considerá-las. Lembro-me, portanto, de ter muitas vezes compreendido isso, e confio à memória o acto actual de distingui-las e compreendê-las, para me lembrar, mais tarde, de que hoje as compreendi.
Lembro-me então de que me lembrei, e se mais tarde lembrar de que agora pude recordar essas coisas, será ainda por força da memória.

CAPÍTULO XIV

A lembrança dos sentimentos

Essa mesma memória conserva também os afectos da alma, não do modo como os sente a alma quando da vivência, mas de modo muito diverso, segundo o exige a força da memória.
Lembro-me de ter estado alegre, ainda que não o esteja agora, recordo minha tristeza passada, sem estar triste, lembro-me de ter sentido medo, sem senti-lo de novo, lembro-me de desejo antigo, sem que o mesmo sinta agora.
Outras vezes, pelo contrário, lembro-me com alegria a tristeza passada, e com tristeza uma alegria passada. Isto nada tem para admirar quando se trata de emoções corporais, porque uma coisa é a alma e outra o corpo, e assim não é maravilha que me lembre com alegria de um sofrimento físico já passado.

Porém, aqui o espírito é a própria memória. Quando confiamos uma tarefa a alguém, dizemos: “Não o guardei no espírito”, “fugiu-me do espírito”.
É, portanto, a memória que chamamos de espírito.
Sendo assim, por que ao evocar com alegria uma tristeza passada, o meu espírito sente alegria e minha memória, tristeza?
Se o meu espírito se alegra com a alegria que tem em si, por que a memória não se entristece com a tristeza, que também tem em si?
Seria a memória estranha ao espírito?
Quem ousará afirmá-lo?

Sem dúvida a memória é como o estômago da alma, e a alegria e a tristeza são como alimentos, doce ou amargo, quando tais emoções são confiadas à memória, depois de passarem, digamos, por esse estômago, podem ali serem guardadas, mas já perderam o sabor. Seria ridículo comparar emoções e alimento como semelhantes. Contudo, elas não são totalmente diferentes.
É ainda da memória que tiro a distinção entre as quatro emoções da alma: o desejo, a alegria, o medo e a tristeza.
Assim, todo raciocínio que eu teça, dividindo cada uma delas nas espécies de seus géneros, definindo-as, é na memória que encontro o que tenho a dizer, e de lá tiro tudo o que digo.
Contudo, ao recordar essas emoções, não me perturbo com nenhuma delas.
E antes mesmo que eu as recordasse para discuti-las, elas ali estavam, e por isso puderam ser tiradas da memória mediante a lembrança.
Talvez a lembrança tire da memória essas emoções como o acto de ruminar tira do estômago os alimentos. Mas então, por que aquele que rumina sobre tais paixões não sente na boca do pensamento a doçura da alegria ou a amargura da tristeza?
Estará justamente nisto a diferença entre tais factos?
De facto, quem gostaria de falar dessas emoções se, todas as vezes que falássemos do medo ou da tristeza, nos víssemos tristes ou temerosos?
Contudo, certamente não poderíamos falar deles se não encontrássemos na memória não só os sons dessas palavras, segundo a imagem gravada em nós pelos sentidos, mas ainda as noções que elas exprimem. Essas noções, nós não as recebemos por nenhuma porta da carne, mas a própria alma, sentindo-as pela experiência das próprias emoções, confiou-as à memória, ou então a própria memória as reteve, sem que ninguém lhas confiasse.

CAPÍTULO XV

A memória das coisas ausentes

Mas quem poderá explicar se a recordação se faz por meio de imagens ou não?
Por exemplo: se digo pedra, ou digo sol, sem que tais objectos estejam presentes a meus sentidos, certamente tenho as suas imagens na memória, à minha disposição.
Evoco uma dor do corpo, que está ausente de mim, já que nada me dói. Contudo, se a imagem da dor não estivesse na minha memória, não saberia o que dizia, e ao raciocinar não a distinguiria do prazer.
Falo de saúde do corpo, estando são, neste caso, está em mim o próprio objecto. No entanto, se a sua imagem não estivesse na minha memória, de modo algum lembraria o significado dessa palavra. Os doentes, ouvindo falar de saúde, não saberiam do que se trata, não fosse o poder da memória a conservar a imagem da ausência da realidade.

Falo dos números com que calculamos, e eles se apresentam na memória, não suas imagens, mas os próprios números.
Evoco a imagem do sol, e esta se apresenta à minha memória, e não evoco a imagem de uma imagem, mas a própria imagem, disponível à recordação.
Falo em memória, e reconheço o que falo, mas de onde o sei, senão da própria memória?
Estará ela presente a si própria por sua imagem, e não por si mesma?

CAPÍTULO XVI

A memória do esquecimento

E quando falo do esquecimento, e reconheço de que falo, como poderia eu reconhecê-lo se dele não lembrasse?
Não falo do som da palavra, mas da realidade que ela exprime. Se eu a tivesse esquecido, não seria capaz de reconhecer o significado de tal som. Por isso, quando me lembro da memória é por ela mesmo que se apresenta a mim, mas quando me lembro do esquecimento, este e a memória estão presentes simultaneamente: a memória, com que me recordo, e o esquecimento, de que me recordo.

Mas, que é o esquecimento, senão falta de memória?
E como pode ele estar presente na minha lembrança, se a sua lembrança significa não lembrar?
Mas se nos lembramos, o guardamos na memória, e se nos é impossível reconhecer o que significa a palavra esquecimento, quando a ouvimos, a não ser que dele nos lembremos, logo a memória é a que retém o esquecimento.
Ele está na memória, pois do contrário, nós o esqueceríamos, mas, ele presente, nós nos esquecemos. Segue-se que ele não está presente na memória por si mesmo, quando nos lembramos dele, mas pela sua imagem. De contrário, o esquecimento não faria com que nos lembrássemos, mas com que nos esquecêssemos.

Mas, enfim, quem poderá descobrir, quem poderá compreender o modo como isto se realiza?

Mas, Senhor, esgota-me esta busca e é, portanto, sobre mim mesmo que me canso, tornei-me para mim mesmo uma terra de dificuldades e árduos labores.
Por que não exploro agora as regiões do firmamento, nem meço as distâncias dos astros, nem busco as leis do equilíbrio da terra. Sou eu que me lembro, eu, o meu espírito. Não é de admirar que esteja longe de mim tudo o que não sou eu. Todavia, que há mais perto de mim do que eu mesmo?

No entanto, é-me impossível compreender a natureza da minha memória, sem a qual eu nem poderia pronunciar meu próprio nome.

Que direi então, desde que tenho a certeza que me lembro do esquecimento?

Diria talvez que não está em minha memória o que recordo?

Ou direi, talvez, que o esquecimento está na minha memória, para que não o esqueça?

Ambas hipóteses são grandes absurdos.

Vejamos uma terceira hipótese: poderei eu afirmar que minha memória retém a imagem do esquecimento, e não o esquecimento em si, quando dele me lembro?

Com que fundamento, pois, poderei dizê-lo, se para que se grave na memória a imagem de um objecto, é necessário que este esteja presente antes, de onde emana a imagem a ser gravada?

É assim que me lembro de Cartago, e assim de todos os outros lugares por que passei, assim me lembro do rosto dos homens que vi e das coisas que meus sentidos me deram a conhecer, assim me lembro ainda da dor física, coisas cujas imagens a memória fixou quando estavam presentes, para que eu as pudesse contemplar e repassar em espírito, quando eu as evocasse na sua ausência.

Se, pois, é a imagem do esquecimento que está na memória, e não ele mesmo, é evidente que nalgum momento esteve presente para que sua imagem fosse fixada. Mas, se estava presente, como podia gravar na memória a sua imagem, se o esquecimento apaga com a sua presença tudo o que lá está impresso?

Contudo, seja qual for o mecanismo desse fenómeno, e por mais incompreensível e inexplicável que seja, estou certo de que me lembro do esquecimento, que apaga da memória, todas as nossas lembranças.

(Revisão trad. portuguesa e grafismo por ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.