18/06/2013

Evangelho do dia e comentário

Tempo comum
XI Semana

Evangelho: Mt 5, 43-48

43 «Ouvistes que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. 44 Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. 45 Deste modo sereis filhos do vosso Pai que está nos céus, o qual faz nascer o sol sobre maus e bons, e manda a chuva sobre justos e injustos. 46 Porque, se amais somente os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também o mesmo? 4 7 E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de especial? Não fazem também assim os próprios gentios? 48 Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito.

Comentário:

O Mestre vai preparando os discípulos para a grande revolucionária revelação do Mandamento Novo.
Parecia esquecido de todos o Segundo Mandamento do Decálogo entregue a Moisés pelo próprio Senhor, tantos séculos antes: ''amar os outros como a si mesmo''.

Jesus não diz nada de novo, portanto, lembra tão só que TODOS os Mandamentos são para cumprir e que não é arbitrária a ordem do seu cumprimento, isto é, todos os outros dependem dos dois primeiros.
Também 'aproveita' para esclarecer o que é isso do 'amor a si mesmo'. Não se trata de amor-próprio, que é um defeito grave, mas daquele cuidado que todos temos connosco próprios. Não deseja cada um o próprio bem?

Quem não quer alcançar a salvação?

Pois é isto mesmo que é o Mandamento Novo: desejar para os outros o mesmo que queremos para nós próprios actuando de forma a contribuir para que esse desejo se concretize.

(ama, comentário sobre Mt 5, 43-48, 2012.06.19)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.