Art. 5 ― Se podemos odiar a verdade.
O quinto discute-se assim. ― Parece que não podemos odiar a verdade.
1. ― Pois, o bem, o ser e a verdade convertem-se entre si. Ora, ninguém pode odiar a bondade, e portanto a verdade.
2.
Demais. ― Todos os homens desejam naturalmente saber, como diz Aristóteles 1.
Ora, ciência só a há do verdadeiro. Logo, a verdade é naturalmente desejada e
amada. Mas o que num ser existe naturalmente existe sempre. Logo, ninguém pode
odiar a verdade.
3.
Demais. ― O Filósofo diz, que os homens amam os que não são fingidos 2.
Ora, isto não é senão por causa do amor à verdade. Logo, o homem ama
naturalmente a verdade, e portanto não a odeia.
Mas,
em contrário, diz o Apóstolo (Gl 4, 16): Tornei-me eu logo vosso
inimigo, porque vos disse a verdade.
O bem, a verdade e o ser são idênticos na realidade, mas diferem
racionalmente. Assim, o bem é por essência desejável, mas não o ser e a
verdade, pois, bem é o que todos os seres desejam. Donde, o bem como tal não
pode ser odiado nem geral nem particularmente. O ser e a verdade porém não
podem, por certo, ser odiados em geral, porque a dissonância causa o ódio e a
conveniência, o amor, ora, o ser e a verdade são comuns a todas as coisas. Mas,
em particular, nada impede que seja odiado um certo ser e uma certa verdade,
enquanto se apresentam como contrários ou repugnantes, a contrariedade porém e
a repugnância não se opõem à noção de ser e à de verdade, como se opõe à de
bondade.
Ora,
um bem particular qualquer pode, de três modos, repugnar ou contrariar o bem amado.
― Primeiro, porque a verdade, estando causal e originalmente nas próprias coisas,
às vezes odiamos uma verdade porque não queremos aceitá-la como tal. ― Segundo,
quando temos conhecimento de uma verdade que nos impede a busca do bem amado,
tal é o caso dos que quereriam não conhecer as verdades da fé para pecarem
livremente, e desses diz a Escritura (Job 21, 14): nós não queremos
conhecer os teus caminhos. ― Terceiro, odiamos uma verdade particular, como
repugnante, enquanto existente no intelecto de outrem, assim, quem quer que lhe
fique oculto o pecado odeia qualquer que conheça a verdade sobre esse pecado. E
neste sentido, diz Agostinho, que os homens amam a verdade que os ilumina e
odeiam a que os acusa 3.
Donde
se deduz clara a RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO.
RESPOSTA
À SEGUNDA. ― Conhecer a verdade é em si mesmo amável, e por isso diz Agostinho,
que acabamos de citar, que os homens amam a verdade que os ilumina. Mas por
acidente o conhecimento da verdade pode ser odioso, quando impede a obtenção do
que se deseja.
RESPOSTA
À TERCEIRA. ― Amamos os homens não fingindo porque gostamos de conhecer a
verdade como ela é, e tais homens assim a manifestam.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
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Notas:
1. Metaph., lect. I.
2. II Rhet., cap. IV.
3. X Confess., cap. XXIII.
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