A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
Para ver, clicar SFF.
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Evangelho: Jo 11, 1-20
1 Estava doente um
homem, chamado Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de Marta, sua irmã. 2
Maria era aquela que ungiu o Senhor com perfume e Lhe enxugou os pés com os
seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava doente. 3 Mandaram, pois, suas irmãs
dizer a Jesus: «Senhor, aquele que amas está doente». 4 Ouvindo isto, Jesus
disse: «Esta doença não é de morte, mas é para glória de Deus, a fim de que o
Filho de Deus seja glorificado por ela». 5 Ora Jesus amava Marta, sua irmã
Maria e Lázaro. 6 Tendo, pois, ouvido que Lázaro estava doente, ficou ainda
dois dias no lugar onde Se encontrava. 7 Depois disto, disse aos Seus
discípulos: «Voltemos para a Judeia». 8 Os discípulos disseram-Lhe: «Mestre,
ainda há pouco os judeus Te quiseram apedrejar, e Tu vais novamente para lá?». 9
Jesus respondeu: «Não são doze as horas do dia? Aquele que caminhar de dia, não
tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10 porém, o que andar de noite tropeça,
porque lhe falta a luz». 11 Assim falou, e depois disse-lhes: «Nosso amigo
Lázaro dorme; mas vou despertá-lo». 12 Os Seus discípulos disseram-Lhe:
«Senhor, se ele dorme, também se há-de levantar». 13 Mas Jesus falava da sua
morte; e eles julgavam que falava do repouso do sono. 14 Jesus disse-lhes então
claramente: «Lázaro morreu, 15 e Eu, por vossa causa, estou contente por não
ter estado lá, para que acrediteis; mas vamos ter com ele». 16 Tomé, chamado
Dídimo, disse então aos outros discípulos: «Vamos nós também, para morrer com
Ele». 17 Chegou Jesus, e encontrou-o já há quatro dias no sepulcro. 18 Betânia
distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. 19 Muitos judeus tinham ido ter
com Marta e Maria, para as consolarem pela morte de seu irmão. 20 Marta, pois,
logo que ouviu que vinha Jesus, saiu-Lhe ao encontro; e Maria ficou sentada em
casa.
Amar a Igreja [1]
de 22 a 44
22
Agora
compreendem porque não se pode separar a Igreja visível da Igreja invisível. A
Igreja é, simultaneamente, corpo místico e corpo jurídico. Pelo próprio facto
de ser corpo, a Igreja distingue-se com os olhos, ensinou Leão XIII. No corpo
visível da Igreja - no comportamento dos homens que dela fazemos parte aqui na
terra - aparecem misérias, vacilações, traições. Mas a Igreja não se esgota aí,
nem se confunde com essas condutas erradas: pelo contrário, não faltam, aqui e
agora, generosidades, afirmações heróicas, vidas de santidade que não fazem
barulho, que se consomem com alegria no serviço dos irmãos na fé e de todas as
almas.
Considerem
também que, se as claudicações superassem numericamente as atitudes corajosas,
ficaria ainda essa realidade mística - clara, inegável, embora a não percebamos
com os sentidos - que é o Corpo de Cristo, o próprio Senhor Nosso, a acção do
Espírito Santo, a presença amorosa do Pai.
A
Igreja é, por conseguinte, inseparavelmente humana e divina. É sociedade divina
pela sua origem, sobrenatural pelo seu fim e pelos meios que se ordenam
proximamente a esse fim; mas, na medida em que se compõe de homens, é uma
comunidade humana. Vive e actua no mundo, mas o seu fim e a sua força não estão
na terra, mas no Céu.
Enganar-se-iam
gravemente aqueles que procurassem separar uma Igreja carismática - que seria a
verdadeiramente fundada por Cristo-, doutra jurídica ou institucional, que
seria obra dos homens e simples efeito de contingências históricas. Só há uma
Igreja. Cristo fundou uma única Igreja: visível e invisível, com um corpo
hierárquico e organizado, com uma estrutura fundamental de direito divino e uma
íntima vida sobrenatural que a anima, sus - tenta e vivifica.
E
não é possível deixar de recordar que Nosso Senhor, ao instituir a Sua Igreja,
não a concebeu nem formou de modo a compreender uma pluralidade de comunidades
semelhantes no seu género, embora diferentes, e não ligadas por aqueles
vínculos que tornam a Igreja indivisível e única... Por isso, quando Jesus fala
deste místico edifício, refere-se apenas a uma Igreja a que chama Sua:
edificarei a Minha Igreja (Mat. XVI, 18). Qualquer outra que se imagine fora
desta, em virtude de não ter sido fundada por Ele, não pode ser a Sua
verdadeira Igreja.
Fé,
repito; aumentemos a nossa Fé; pedindo-a à Santíssima Trindade, cuja festa hoje
celebramos. Poderá acontecer tudo, excepto que o Deus três vezes Santo abandone
a Sua Esposa.
23
O fim da Igreja
São
Paulo, no primeiro capítulo da Epístola aos Efésios, afirma que o mistério de
Deus, anunciado por Cristo, se realiza na Igreja. Deus Pai pôs debaixo dos pés
de Cristo todas as coisas, e constituiu-O cabeça de toda a Igreja, que é o Seu
corpo e o complemento d'Aquele que cumpre tudo em todos . O mistério de Deus é,
uma vez chegada a plenitude dos tempos, restaurar em Cristo todas as coisas,
assim as que há no céu, como as que há na terra.
Um
mistério insondável, de pura gratuitidade de amor: porque Ele mesmo nos
escolheu antes da criação do mundo, por amor, para sermos santos e imaculados
diante d'Ele. O amor de Deus não tem limites: o próprio São Paulo anuncia que o
Nosso Salvador quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da
verdade.
Este,
e não outro, é o fim da Igreja: a salvação das almas, uma a uma. Para isso o
Pai enviou o Filho, e Eu envio-vos também a vós. Daí o mandato de dar a
conhecer a doutrina e de baptizar, para que, pela graça, a Santíssima Trindade
habite na alma: foi-Me dado todo o poder no Céu e na terra. Ide, pois, ensinai
todas as gentes, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,
ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei; e eis que Eu estou
convosco todos os dias até à consumação dos séculos.
São
as palavras simples e sublimes do final do Evangelho de S. Mateus: aí se
assinala a obrigação de pregar as verdades de fé, a urgência da vida
sacramental, a promessa da contínua assistência de Cristo à Sua Igreja. Não se
é fiel a Nosso Senhor se se passa por cima destas realidades sobrenaturais: a
instrução na fé e na moral cristãs, a prática dos sacramentos. Com este mandato
Cristo funda a Sua Igreja. Tudo o resto é secundário.
24
Na Igreja está a nossa
salvação
Não
podemos esquecer que a Igreja é muito mais do que um caminho de salvação: é o
único caminho. Ora isto não foi inventado pelos homens, mas foi Cristo quem
assim dispôs: o que crer e for baptizado, será salvo; o que, porém, não crer,
será condenado. Por isso se afirma que a Igreja é necessária, com necessidade
de meio, para nos salvarmos. Já no século II Orígenes escrevia: se alguém quer
salvar-se, venha a esta casa, para que possa consegui-lo... Que ninguém se
engane a si mesmo: fora desta casa, isto é, fora da Igreja, ninguém se salva. E
S. Cipriano: se alguém tivesse escapado (do dilúvio) fora da arca de Noé, então
poderíamos admitir que quem abandona a Igreja pode escapar da condenação.
Extra
Ecclesiam, nulla salus. É o aviso contínuo dos Padres: fora da Igreja católica
pode encontrar-se tudo - admite Santo Agostinho - menos a salvação. Pode ter-se
honra, pode haver Sacramentos, pode cantar-se o "aleluia", pode
responder-se "amen", pode defender-se o Evangelho, pode ter-se fé no
Pai, no Filho e no Espírito Santo e, inclusivamente, até pregá-la. Mas nunca,
se não for na Igreja católica, pode encontrar-se a salvação.
No
entanto, como se lamentava Pio XII há pouco mais de vinte anos, alguns reduzem
a uma fórmula vã a necessidade de pertencer à Igreja verdadeira para alcançar a
salvação eterna. Este dogma de fé integra a base da actividade corredentora da
Igreja, é o fundamento da grave responsabilidade apostólica dos cristãos. Entre
os mandatos expressos de Cristo determina-se categoricamente o de nos
incorporarmos no Seu Corpo Místico pelo Baptismo. E o nosso Salvador não só
promulgou o mandamento de que todos entrassem na Igreja, mas estabeleceu também
que a Igreja fosse meio de salvação, sem a qual ninguém pode chegar ao reino da
glória celestial.
É
de fé que quem não pertence à Igreja não se salva; e que quem se não baptiza
não ingressa na Igreja. A justificação, depois da promulgação do Evangelho, não
pode verificar-se sem o lavacro da regeneração ou o seu desejo, estabelece o
Concilio de Trento.
25
É
esta uma contínua exigência da Igreja que se - por um lado - introduz na nossa
alma o aguilhão do zelo apostólico, por outro, manifesta também claramente a
misericórdia infinita de Deus para com as criaturas.
S.
Tomás explica assim: o Sacramento do baptismo pode faltar de dois modos. Em
primeiro lugar, quando não se recebeu nem de facto, nem de desejo. É o caso de
quem não se baptizou nem quer baptizar-se. Esta atitude, nos que têm uso da
razão, implica desprezo pelo Sacramento. E, em consequência, aqueles a quem
falta desta forma o baptismo, não podem entrar no reino dos céus: já que não se
incorporam a Cristo nem sacramentalmente nem espiritualmente e unicamente d'Ele
é que procede a salvação. Em segundo lugar, pode também faltar o Sacramento do
baptismo a uma pessoa, mas não o seu desejo, como no caso daquele que, embora
se deseje baptizar, é surpreendido pela morte antes de receber o Sacramento. A
quem isto suceder, pode salvar-se sem o baptismo actual e só com o desejo do
Sacramento. Este desejo procede da fé que age pela caridade, através da qual
Deus, que não ligou o seu poder aos Sacramentos visíveis, santifica
interiormente o homem.
Apesar
de ser completamente gratuita e de não se dever a ninguém por título algum - e
menos ainda depois do pecado-, Deus Nosso Senhor não recusa a ninguém a
felicidade eterna e sobrenatural: a Sua generosidade é infinita. É coisa
notória que aqueles que sofrem de ignorância invencível acerca da nossa
santíssima religião, quando guardam cuidadosamente a lei natural e os seus
preceitos, esculpidos por Deus nos corações de todos, e estão dispostos a
obedecer a Deus e levam uma vida honesta e recta, podem alcançar a eterna, por
intermédio da acção operante da luz divina e da graça. Só Deus sabe o que se
passa no coração de cada homem, e Ele não trata as almas em massa, mas uma a
uma. Não corresponde a ninguém nesta terra julgar sobre a salvação ou
condenação eternas num caso concreto.
26
Mas
não esqueçamos que a consciência pode deformar-se de modo culpável,
endurecer-se no pecado e resistir à acção salvadora de Deus. Daí, a necessidade
de pregar a doutrina de Cristo, as verdades de fé e as normas morais; e daí
também a necessidade dos Sacramentos, todos instituídos por Jesus Cristo como
causas instrumentais da Sua graça e remédio para as misérias consequentes ao
nosso estado de natureza caída. Daí se deduz também que convém recorrer
frequentemente à Penitência e à Comunhão Eucarística.
Fica,
portanto, bem concretizada a tremenda responsabilidade de todos na Igreja e
especialmente dos pastores com estes conselhos de S. Paulo: Conjuro-te diante
de Deus e de Jesus Cristo que há-de julgar os vivos e os mortos, pela Sua vinda
e pelo Seu reino: prega a palavra de Deus, insiste a tempo e fora de tempo,
repreende, suplica, admoesta com toda a paciência e doutrina. Porque virá tempo
em que os homens não suportarão a sã doutrina, mas multiplicarão para si
mestres conforme os seus desejos, levados pelo prurido de ouvir doutrinas
acomodadas às suas paixões. E afastarão os ouvidos da verdade e os aplicarão às
fábulas.
27
Tempo de provação
Eu
não saberia dizer quantas vezes se cumpriram estas palavras proféticas do
Apóstolo. Mas só um cego deixaria de ver como actualmente se estão a verificar
quase à letra. Rejeita-se a doutrina dos mandamentos da Lei de Deus e da
Igreja, tergiversa-se sobre o conteúdo das bem-aventuranças dando-lhe um
significado político-social: e quem se esforça por ser humilde, manso e limpo
de coração, é tratado como um ignorante ou um atávico defensor de coisas
passadas. Não se suporta o jugo da castidade e inventam-se mil maneiras de
ludibriar os preceitos divinos de Cristo.
Há
um sintoma que os engloba todos: a tentativa de desviar os fins sobrenaturais
da Igreja. Por justiça, alguns já não entendem a vida de santidade, mas uma
luta política determinada, mais ou menos tingida de marxismo, que é
inconciliável com a fé cristã. Por libertação, não admitem a batalha pessoal
para fugir do pecado, mas uma tarefa humana, que pode ser nobre e justa em si
mesma, mas que carece de sentido para o cristão quando implica a desvirtuação
da única coisa necessária, a salvação eterna das almas, uma a uma.
28
Com
uma cegueira originada pelo afastamento de Deus - este povo honra-Me com os
lábios, mas o seu coração está longe de Mim-, fabrica-se uma imagem da Igreja
que não tem a menor relação com a que Cristo fundou. Até o Santo Sacramento do
Altar - a renovação do Sacrifício do Calvário - é profanado, ou reduzido a um
mero símbolo daquilo a que chamam a comunhão dos homens entre si. Que seria das
almas, se Nosso Senhor não se tivesse entregado por nós até à última gota do
Seu precioso Sangue! Como é possível que se despreze esse milagre perpétuo da
presença real de Cristo no Sacrário? Ficou para que vivamos intimamente com
Ele, para que O adoremos, para que nos decidamos a seguir as suas pegadas, como
penhor da glória futura.
Estes
tempos são tempos de provação e temos de pedir a Nosso Senhor, com um clamor
que não cesse, que os abrevie, que olhe com misericórdia para a Sua Igreja e
conceda novamente luz sobrenatural às almas dos pastores e às de todos os
fiéis. Não há motivo algum que leve a Igreja a empenhar-se em agradar aos
homens, porque nunca os homens - nem sós, nem em comunidade - darão a salvação
eterna: quem salva é Deus.
29
Amor filial à Igreja
É
indispensável repetir hoje, em voz bem alta, aquelas palavras de S. Pedro
perante as pessoas importantes de Jerusalém: este Jesus é aquela pedra que vós
rejeitastes ao edificar e que veio para ser a pedra principal do ângulo; fora
d'Ele, não se pode procurar a salvação em mais ninguém, porque não foi dado aos
homens outro nome sob o céu, pelo qual possamos salvar-nos.
Assim
falava o primeiro Papa, a rocha sobre a qual Cristo edificou a Sua Igreja,
levado pela sua filial devoção a Nosso Senhor e pela sua solicitude para com o
pequeno rebanho que lhe tinha sido confiado. Com Pedro e com os outros
Apóstolos, os primeiros cristãos aprenderam a amar profundamente a Igreja.
Viram
já, em contrapartida, com que pouca piedade se fala agora, todos os dias, da
nossa Santa Madre Igreja? Como é consolador ler, nos Padres antigos, aqueles
elogios abrasados de amor à Igreja de Cristo! Amemos o Senhor, Nosso Deus;
amemos a Sua Igreja, escreve Santo Agostinho. A Ele como um pai; a Ela como uma
mãe. Que ninguém diga: "sim, ainda vou aos ídolos, consulto os possessos e
os bruxos, mas não deixo a Igreja de Deus, porque sou católico". Estais
unidos à Mãe, mas ofendeis o Pai. Outro diz, pouco mais ou menos assim:
"Deus não o permita; não consulto os bruxos, nem interrogo os possessos,
não pratico adivinhações sacrílegas, não vou adorar os demónios, não sirvo os
deuses de pedra, mas sou do partido de Donato". De que serve não ofender o
Pai se Ele vingará a Mãe a quem ofendeis? . E S. Cipriano escrevia brevemente:
não pode ter Deus como Pai, quem não tiver a Igreja como Mãe.
Nestes
momentos, muitos negam-se a ouvir a verdadeira doutrina sobre a Santa Madre
Igreja. Alguns desejam reinventar a instituição, com a ideia louca de implantar
no Corpo Místico de Cristo uma democracia ao estilo daquela que se concebe na
sociedade civil, ou melhor dito, ao estilo da que se pretende promover: todos
iguais em tudo. E não se convencem de que a Igreja está constituída, por
instituição divina, pelo Papa, com os bispos, os presbíteros, os diáconos e os
leigos. Foi assim que Jesus a quis.
30
A
Igreja é, por vontade divina, uma instituição hierárquica. Sociedade
hierarquicamente organizada, assim lhe chama o Concílio Vaticano II, na qual os
ministros têm um poder sagrado. A hierarquia não só é compatível com a
liberdade, mas está também ao serviço da liberdade dos filhos de Deus.
O
termo democracia não tem sentido na Igreja que - insisto - é hierárquica por
vontade divina. No entanto, hierarquia significa governo santo e ordem sagrada,
e de modo algum arbitrariedade humana ou despotismo infra-humano. Nosso Senhor
dispôs que existisse na Igreja uma ordem hierárquica, que não há-de
transformar-se em tirania, porque a própria autoridade, bem como a obediência,
é um serviço.
Na
Igreja há igualdade: uma vez baptizados, somos todos iguais, porque somos
filhos do mesmo Deus, Nosso Pai. Como cristãos, não há qualquer diferença entre
o Papa e a última pessoa a incorporar-se na Igreja. Mas esta igualdade radical
não implica a possibilidade de mudar a constituição da Igreja, naquilo que foi
estabelecido por Cristo. Por expressa vontade divina temos uma diversidade de
funções, que comporta também uma capacidade diversa, um carácter indelével
conferido pelo Sacramento da Ordem para os ministros sagrados. No vértice dessa
ordenação está o sucessor de Pedro e, com ele, e sob ele, todos os bispos: com
a sua tríplice missão de santificar, de governar e de ensinar.
31
Permitam-me
que insista repetidamente: as verdades de fé e de moral não se determinam por maioria
de votos, porque compõem o depósito - depositum fidei - entregue por Cristo a
todos os fiéis e confiado, na sua exposição e ensino autorizado, ao Magistério
da Igreja.
Seria
um erro pensar que, pelo facto de os homens já terem talvez adquirido mais
consciência dos laços de solidariedade que mutuamente os unem, se deva
modificar a constituição da Igreja, para a pôr de acordo com os tempos. Os
tempos não são dos homens, quer sejam ou não eclesiásticos; os tempos são de
Deus, que é o Senhor da história. E a Igreja só poderá proporcionar a salvação
às almas, se permanecer fiel a Cristo na sua constituição, nos seus dogmas, na
sua moral.
Rejeitemos,
portanto, o pensamento de que a Igreja - esquecendo-se do sermão da montanha -
procura a felicidade humana na terra, pois sabemos que a sua única tarefa
consiste em levar as almas à glória eterna do paraíso; rejeitemos qualquer
solução naturalista, que não valorize o papel primordial da graça divina;
rejeitemos as opiniões materialistas, que procuram tirar importância aos
valores espirituais na vida do homem; rejeitemos de igual modo as teorias
secularizantes, que pretendem identificar os fins da Igreja de Deus com os dos
estados terrenos: confundindo a essência, as instituições, a actividade, com
características similares às da sociedade temporal.
32
O abismo da sabedoria de
Deus
Recordem
as considerações de São Paulo que acabamos de ler na Epístola: Ó profundidade
das riquezas da sabedoria e da ciência de Deus; quão incompreensíveis são os
Seus juízos, e inesgotáveis os Seus caminhos! Porque, quem conheceu o
pensamento do Senhor? Ou quem foi o Seu conselheiro? Ou quem Lhe deu alguma
coisa primeiro, para que tenha de receber em troca? Todas as coisas são d'Ele e
todas são por Ele, e todas existem n'Ele; a Ele seja dada glória por todos os
séculos dos séculos. Amen. À luz da palavra de Deus, como se tornam tacanhos os
desígnios humanos ao procurarem alterar o que Nosso Senhor estabeleceu!
Não
devo, porém, ocultar-vos que agora se observa, por todo o lado, uma estranha
capacidade do homem: nada conseguindo contra Deus, enfurece-se contra os outros
sendo tremendo instrumento do mal, ocasião e indutor de pecado, semeador dum
tipo de confusão que conduz a que se cometam acções intrinsecamente más,
apresentando-as como boas.
Sempre
houve ignorância: mas, hoje em dia, a ignorância mais brutal em matérias de fé
e de moral disfarça-se, por vezes, com nomes pomposos aparentemente teológicos.
Por isso, o mandato de Cristo aos Apóstolos - acabamos de ouvi-lo no Evangelho
- alcança uma premente actualidade: ide, pois, ensinai todas as gentes. Não
podemos desinteressar-nos, não podemos cruzar os braços, não podemos fechar-nos
sobre nós mesmos. Acorramos a travar, por Deus, uma grande batalha de paz, de
serenidade, de doutrina.
33
Temos
de ser compreensivos, cobrir tudo com o manto afectuoso da caridade. Uma
caridade que nos confirme na fé, aumente a nossa esperança e nos faça fortes,
para dizer bem alto que a Igreja não é essa imagem que alguns propõem. A Igreja
é de Deus, e pretende um único fim: a salvação das almas. Aproximemo-nos de
Nosso Senhor, falemos com Ele na oração face a face, peçamos-Lhe perdão pelas
nossas misérias pessoais e reparemos pelos nossos pecados e pelos dos outros
homens que - neste clima de confusão - talvez não consigam descobrir a
gravidade com que estão a ofender a Deus.
Na
Santa Missa, neste Domingo, na renovação incruenta do sacrifício cruento do
Calvário, Jesus imolar-Se-á - Sacerdote e Vítima - pelos pecados dos homens.
Não O deixemos só, que surja no nosso peito um desejo ardente de estar com Ele,
ao pé da Cruz; que aumente o nosso clamor ao Pai, Deus misericordioso, para que
volte a dar a paz ao mundo, a paz à Igreja, a paz às consciências!
Se
nos comportarmos assim, encontraremos - ao pé da Cruz - Maria Santíssima, Mãe
de Deus e nossa Mãe. Pela sua mão bendita, chegaremos a Jesus e, por Ele, ao
Pai, no Espírito Santo.
34
Há
dias, ao celebrar a Santa Missa, detive-me um breve momento para considerar as
palavras de um salmo que a liturgia punha na antífona da Comunhão: O Senhor é o
meu pastor, nada me poderá faltar. Esta invocação trouxe-me à memória os
versículos de outro salmo, que se recitava na cerimónia da Primeira Tonsura: o
Senhor é a parte da minha herança. O próprio Cristo põe-se nas mãos dos
sacerdotes, que se fazem assim dispensadores dos mistérios - das maravilhas -
do Senhor. No próximo Verão receberá as Sagradas Ordens meia centena de membros
do Opus Dei. Desde 1944 sucedem-se, como uma realidade de graça e de serviço à
Igreja, estas ordenações sacerdotais de alguns membros da Obra. Apesar disso,
todos os anos há gente que se espanta. Como é possível, interrogam-se, que
trinta, quarenta, cinquenta homens, com uma vida cheia de afirmações e de
promessas, estejam dispostos a ser sacerdotes? Queria expor hoje algumas
considerações, mesmo correndo o risco de aumentar nessas pessoas os motivos de
perplexidade.
35
Porquê ser Sacerdote?
O
santo sacramento da Ordem Sacerdotal será ministrado a este grupo de membros da
Obra, que contam com uma valiosa experiência - talvez de muito tempo - como
médicos, advogados, engenheiros, arquitectos ou de outras diversíssimas
actividades profissionais. São homens que, como fruto ,do seu trabalho,
estariam capacitados para aspirar Ia postos mais ou menos relevantes na sua
esfera social.
Vão
ordenar-se para servir. Não para mandar, não para brilhar, mas para se
entregarem, num silêncio incessante e divino ao serviço de todas as almas.
Quando forem sacerdotes não se deixarão arrastar pela tentação de imitar as
ocupações e o trabalho ,dos leigos, mesmo que se trate de tarefas que conheçam
bem por as terem realizado até agora, o que lhes conferiu uma mentalidade
laical que não perderão nunca.
A
sua competência nos diversos ramos do saber humano - da história, das ciências
naturais, da psicologia, do direito, da sociologia -, embora faça parte
necessariamente dessa mentalidade laical, não os levará a quererem
apresentar-se como sacerdotes-psicólogos, sacerdotes-biólogos ou
sacerdotes-sociólogos. Receberam o sacramento da Ordem para serem, nem mais nem
menos, sacerdotes-sacerdotes, sacerdotes cem por cento.
36
É
provável que sobre muitos assuntos temporais e humanos, entendam mais do que
muitos leigos. Mas, desde que são sacerdotes, calam com alegria essa
competência para continuarem a fortalecer-se espiritualmente através da oração
constante, para falarem só de Deus, para pregarem o Evangelho e administrarem
os sacramentos. Este é, se assim se pode dizer, o seu novo trabalho
profissional, ao qual dedicam todas as horas do dia, que sempre serão poucas,
porque é preciso estudar constantemente a ciência de Deus, orientar
espiritualmente tantas almas, ouvir muitas confissões, pregar incansavelmente e
rezar muito, muito, com o coração sempre posto no Sacrário, onde está realmente
presente Aquele que nos escolheu para sermos seus, numa maravilhosa entrega
cheia de alegria, inclusivamente no meio de contrariedades, que a nenhuma
criatura faltam.
Todas
estas considerações podem aumentar, como vos dizia, os motivos de admiração.
Alguns continuarão talvez a perguntar a si mesmos: mas porquê esta renúncia a
tantas coisas boas e nobres da terra, a uma profissão mais ou menos brilhante,
a influir cristãmente, com o exemplo, no âmbito da cultura profana, do ensino,
da economia, ou de qualquer outra actividade social?
Outros
ficarão admirados lembrando-se de que hoje, em não poucos sítios, grassa uma
desorientação notável sobre a figura do sacerdote; apregoa-se que é preciso
procurar a sua identidade e põe-se em dúvida o significado que, nas
circunstâncias actuais, possa ter a entrega a Deus no sacerdócio. Finalmente,
também poderá surpreender alguns que, numa época em que escasseiam as vocações
sacerdotais, estas surjam entre cristãos que já tinham resolvido - graças a um
trabalho pessoal exigente - os problemas de colocação e trabalho no mundo.
37
Sacerdotes e leigos
Compreendo
essa estranheza, mas não seria sincero se afirmasse que a compartilho. Estes
homens que, livremente, porque assim o quiseram - e isto é uma razão muito
sobrenatural - abraçam o sacerdócio, sabem que não fazem nenhuma renúncia, no
sentido em que vulgarmente se emprega esta palavra. Já se dedicavam - pela sua
vocação ao Opus Dei - ao serviço da Igreja e de todas as almas, com uma vocação
plena, divina, que os levava a santificar o trabalho e a procurar, por meio
dessa ocupação profissional, a santificação dos outros.
Como
todos os cristãos, os membros do Opus Dei, sacerdotes e leigos, sempre cristãos
correntes, encontram-se entre os destinatários destas palavras de S. Pedro: vós
sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido, afim de
anunciantes as virtudes d'Aquele que vos chamou das trevas para a Sua luz
admirável. Vós que outrora não éreis o Seu povo, mas que agora sois o povo de
Deus; vós que antes não tínheis alcançado misericórdia e agora a alcançastes.
Uma
única e a mesma é a condição de fiéis cristãos nos sacerdotes e nos leigos,
porque Deus Nosso Senhor nos chamou a todos à plenitude da caridade, à
santidade: bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos
abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Foi assim que
n'Ele nos escolheu antes da constituição do mundo, para sermos santos e
imaculados diante dos Seus olhos.
Não
há santidade de segunda categoria: ou existe uma luta constante por estar na
graça de Deus e ser conformes a Cristo, nosso Modelo, ou desertamos dessas
batalhas divinas. O Senhor convida todos para que cada um se santifique no seu
próprio estado. No Opus Dei esta paixão pela santidade - apesar dos erros e
misérias individuais - não se diferencia pelo facto de se ser sacerdote ou
leigo; e, além disso, os sacerdotes são apenas uma pequeníssima parte, em
comparação com o total de membros.
Olhando
com olhos de fé, a chegada ao sacerdócio não constitui, portanto, nenhuma
renúncia; e chegar ao sacerdócio também não significa um passo mais na vocação
ao Opus Dei. A santidade não depende do estado - solteiro, casado, viúvo,
sacerdote -, mas sim da correspondência pessoal à graça, que a todos é
concedida, para aprendermos a afastar de nós as obras das trevas e para nos
revestirmos das armas da luz, da serenidade, da paz, do serviço sacrificado e
alegre à humanidade inteira.
38
Dignidade do Sacerdócio
O
sacerdócio leva a servir a Deus num estado que, em si mesmo, não é melhor nem
pior do que os outros; é diferente. Mas a vocação de sacerdote aparece
revestida duma dignidade e duma grandeza que nada na terra supera. Santa
Catarina de Sena põe na boca de Jesus Cristo estas palavras: não quero que
diminua a reverência que se deve professar aos sacerdotes, porque a reverência
e o respeito que se lhes manifesta, não se dirige a eles, mas a Mim, em virtude
do Sangue que lhes dei para que o administrem. Se não fosse isso, deveríeis
dedicar-lhes a mesma reverência que aos leigos e não mais... Não devem ser
ofendidos: ofendendo-os ofende-se a Mim e não a eles. Por isso o proibi e
estabeleci que não admito que toqueis nos meus Cristos.
Alguns
afadigam-se à procura, como dizem, da identidade do sacerdote. Que claras
resultam estas palavras da Santa de Sena! Qual é a identidade do sacerdote? A
de Cristo. Todos os cristãos podem e devem ser, não já alter Christus, mas ipse
Christus: outros Cristos, o próprio Cristo! Mas no sacerdote isto dá-se
imediatamente, de forma sacramental.
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Para
realizar uma obra tão grande - a da Redenção - Cristo está sempre presente na
Igreja, principalmente nas acções litúrgicas. Está presente no sacrifício da
Missa, tanto na pessoa do Ministro - "oferecendo-se agora por ministério
dos sacerdotes O mesmo que se ofereceu a si mesmo na cruz" -, como,
sobretudo, sob as espécies eucarísticas. Pelo sacramento da Ordem, o sacerdote
torna-se efectivamente apto para emprestar a Nosso Senhor a voz, as mãos, todo
o seu ser: é Jesus Cristo quem, na Santa Missa, com as palavras da consagração,
transforma a substância do pão e do vinho no Seu Corpo, Alma, Sangue e
Divindade.
Nisto
se fundamenta a incomparável dignidade do sacerdote. Uma grandeza emprestada,
compatível com a minha pequenez. Eu peço a Deus Nosso Senhor que nos dê, a
todos os sacerdotes, a graça de realizar santamente as coisas santas, e de
reflectir também na nossa vida as maravilhas das grandezas do Senhor. Nós, que
celebramos os mistérios da Paixão do Senhor, temos de imitar o que fazemos. E
então a hóstia ocupará o nosso lugar diante de Deus, se nós mesmos nos fizermos
hóstias.
Se
alguma vez encontrais um sacerdote que, exteriormente, não parece viver de
acordo com o Evangelho - não o julgueis, Deus o julga - , sabei que, se
celebrar validamente a Santa Missa, com intenção de consagrar, Nosso Senhor não
deixa de descer até àquelas mãos, ainda que sejam indignas. Pode haver maior
entrega, maior aniquilamento? Mais do que em Belém e no Calvário! Porquê?
Porque Jesus Cristo tem o Coração oprimido pelas suas ânsias redentoras, porque
não quer que ninguém possa dizer que não foi chamado, porque se faz encontrar
pelos que não O procuram.
É
amor? Não há outra explicação. Que insuficientes se tornam as palavras, para
falar do Amor de Cristo! Ele baixa-se a tudo, admite tudo, expõe-se a tudo - a
sacrilégios, a blasfémias, à frieza da indiferença de tantos - com o fim de oferecer,
ainda que seja a um único homem, a possibilidade de descobrir o bater de um
Coração que salta no Seu peito chagado.
Esta
é a identidade do sacerdote: instrumento imediato e diário da graça salvadora
que Cristo ganhou para nós. Se se compreende isto, se isto é meditado no
silêncio activo da oração, como se pode considerar o sacerdócio uma renúncia? É
um ganho impossível de calcular. A Nossa Mãe Santa Maria, a mais santa das
criaturas - mais do que Ela, só Deus - trouxe uma vez Jesus ao mundo; os sacerdotes
trazem-no à nossa terra, ao nosso corpo e à nossa alma, todos os dias: Cristo
vem para nos alimentar, para no vivificar, para ser, desde já, penhor da vida
futura.
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Sacerdócio comum e
sacerdócio ministerial
Nem
como homem, nem como fiel cristão, o sacerdote é mais do que o leigo. Por isso
é muito conveniente que o sacerdote professe uma profunda humildade, para
entender como também no seu caso se cumprem plenamente, de modo especial,
aquelas palavras de S. Paulo: que possuís que não tenhais recebido? O
recebido... é Deus! O recebido é poder celebrar a Sagrada Eucaristia, a Santa
Missa - fim principal da ordenação sacerdotal -, perdoar os pecados,
administrar outros sacramentos e pregar com autoridade a Palavra de Deus,
dirigindo os outros fiéis nas coisas que se referem ao Reino dos Céus.
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O
sacerdócio dos presbíteros, que pressupõe os sacramentos da iniciação cristã,
confere-se mediante um Sacramento particular, pelo qual os presbíteros, pela
unção do Espírito Santo, são selados com um carácter especial e se configuram
com Cristo Sacerdote de tal modo que podem actuar na pessoa de Cristo cabeça. A
Igreja é assim, não por capricho dos homens, mas por expressa vontade de Jesus
Cristo, seu Fundador. O sacrifício e o sacerdócio estão tão unidos, por
determinação de Deus, que em toda a Lei, na Antiga e na Nova Aliança, existiram
os dois. Tendo, pois, recebido a Igreja Católica no Novo Testamento, por
instituição do Senhor, o sacrifício visível da Eucaristia, deve-se também
confessar que há n'Ele um novo sacerdócio, visível e externo, no qual se
transformou o antigo.
Nos
que são ordenados este sacerdócio ministerial soma-se ao sacerdócio comum de
todos os fiéis. Portanto, seria um erro defender que um sacerdote é mais
cristão do que qualquer outro fiel, mas pode afirmar-se que é mais sacerdote:
pertence, como todos os cristãos, ao povo sacerdotal redimido por Cristo e,
além disso, está marcado com o carácter do sacerdócio ministerial, que se
diferencia essencialmente, e não apenas em grau, do sacerdócio comum dos fiéis.
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Não
compreendo o empenho de alguns sacerdotes em se confundirem com os outros
cristãos esquecendo ou descuidando a sua missão específica na Igreja, para a
qual foram ordenados. Pensam que os cristãos desejam ver no sacerdote um homem
mais Não é verdade. No sacerdote querem admirar as virtudes próprias de
qualquer cristão e de qualquer homem honrado: a compreensão, a justiça, a vida
de trabalho - trabalho sacerdotal neste caso -, a caridade, a educação, a
delicadeza no trato. Mas, juntamente com isto, os fiéis pretendem que se
destaque claramente o carácter sacerdotal: esperam que o sacerdote reze, que
não se negue a administrar os Sacramentos, que esteja disposto a acolher a
todos sem se constituir chefe ou militante de partidarismos humanos, sejam de
que tipo forem; que ponha amor e devoção na celebração da Santa Missa, que se
sente no confessionário, que conforte os doentes e os atormentados, que ensine
catequese às crianças e aos adultos, que pregue a Palavra de Deus e não qualquer
tipo de ciência humana, que - mesmo que a conhecesse perfeitamente - não seria
a ciência que salva e leva à vida eterna; que saiba aconselhar e ter caridade
com os necessitados.
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Numa
palavra: pede-se ao sacerdote que aprenda a não estorvar em si a presença de
Cristo nele, especialmente no momento em que realiza o Sacrifício do Corpo e
Sangue e quando, em nome de Deus, na Confissão sacramental auricular e secreta,
perdoa os pecados. A administração destes dois Sacramentos é tão capital na
missão do sacerdote, que tudo o mais deve girar à sua volta. As outras tarefas
sacerdotais - a pregação e a instrução na fé - careceriam de base, se não
estivessem dirigidas a ensinar a ter intimidade com Cristo, a encontrar-se com
Ele no tribunal amoroso da Penitência e na renovação incruenta do Sacrifício do
Calvário, na Santa Missa.
Deixai
que me detenha ainda um pouco na consideração do Santo Sacrifício: porque, se
para nós é o centro e a raiz da vida cristã, deve sê-lo, de modo especial, na
vida do sacerdote. Um sacerdote que, culpavelmente, não celebrasse diariamente
o Santo Sacrifício do Altar, demonstraria pouco amor de Deus; seria como lançar
em cara a Cristo que não compartilha da ânsia de Redenção, que não compreende a
sua impaciência em se entregar, inerme, como alimento da alma.
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Sacerdote para a Santa
Missa
Convém
recordar, com importuna insistência, que todos nós, sacerdotes, quer sejamos
pecadores quer santos, quando celebramos a Santa Missa não somos nós próprios.
Somos Cristo, que renova no altar o seu divino Sacrifício do Calvário. A obra
da nossa Redenção cumpre-se continuamente no mistério do Sacrifício
Eucarístico, no qual os sacerdotes exercem o seu principal ministério, e por
isso recomenda-se encarecidamente a sua celebração diária pois, mesmo que os
fiéis não possam estar presentes, é um acto de Cristo e da sua Igreja .
Ensina
o Concilio de Trento que na Missa se realiza, se contém e incruentamente se
imola aquele mesmo Cristo que uma só vez se ofereceu Ele mesmo cruentamente no
altar da Cruz... Com efeito, a vítima é uma e a mesma: e O que agora se oferece
pelo ministério dos sacerdotes, é O mesmo que então se ofereceu na Cruz, sendo
apenas diferente a maneira de se oferecer.
A
assistência ou a falta de assistência de fiéis à Santa Missa não altera em nada
esta verdade de fé. Quando celebro rodeado de povo, sinto-me satisfeito, sem
necessidade de me considerar presidente de nenhuma assembleia. Sou, por um
lado, um fiel como os outros, mas sou, sobretudo, Cristo no Altar! Renovo incruentamente
o divino Sacrifício do Calvário e consagro in persona Christi, representando
realmente Jesus Cristo, porque lhe empresto o meu corpo, a minha voz e as
minhas mãos, o meu pobre coração, tantas vezes manchado, que quero que Ele
purifique.
Quando
celebro a Santa Missa apenas com a participação daquele que ajuda à Missa,
também aí há povo. Sinto junto de mim todos os católicos, todos os crentes e
também os que não crêm. Estão presentes todas as criaturas de Deus - a terra, o
céu, o mar, e os animais e as plantas -, dando glória ao Senhor da Criação
inteira.
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