17/05/2013

Evangelho diário e comentário

Tempo de Páscoa
VII Semana

Evangelho: Jo 21, 15-19

15 Depois de comerem, disse Jesus a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me mais do que estes?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta os Meus cordeiros». 16 Voltou a perguntar pela segunda vez: «Simão, filho de João, amas-Me?». Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». 17 Pela terceira vez disse-lhe: «Simão, filho de João, amas-Me?». Pedro ficou triste porque, pela terceira vez, lhe disse: «Amas-Me?», e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo». Jesus disse-lhe: «Apascenta as Minhas ovelhas». 18 «Em verdade, em verdade te digo: Quando tu eras mais novo, cingias-te e ias onde desejavas; mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde tu não queres». 19 Disse isto, indicando com que género de morte havia Pedro de dar glória a Deus. Depois de assim ter falado, disse: «Segue-Me».

Meditação:

A mim, pobre desgraçado, quantas vezes me perguntas se Te amo?
Ah! Tantas vezes! Porque as minhas negações são muitas, Tu, cheio de misericórdia não podes mais que 'abanar-me':

'Tu... amas-me’?

E quando, com o coração nas mãos To ofereço, respondo:

'Toma, Senhor, este meu coração, é Teu, ofereço-to todo inteiro sem reservar nada para mim. Esmaga-o com o Teu Amor e, depois, mete-o no meu peito onde pulsará por Ti até quereres tomá-lo definitivamente'.

(ama, meditação sobre Jo 21, 15-19, 2012.05.25)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.