11/12/2012

Tratado da bem-aventurança 07


Questão 1: Do fim último do homem.

Art. 7 — Se há um só fim último para todos os homens.




(Supra, a. 5, Ethic., lect. IX).

O sétimo discute-se assim.— Parece que não há um só fim último para todos os homens.




1. — Pois, parece que o último e soberano fim do homem é o bem incomutável. Ora, alguns desviam-se dele, pecando. Logo, não há só um fim último para todos os homens.

2. Demais. — A vida total do homem regula-se pelo último fim. Se, pois, este fosse só um para todos os homens resultaria que eles não teriam intentos diversos no viver, o que patentemente é falso.

3. Demais. — O fim é o termo da acção e as acções referem-se ao singular. Ora, os homens embora convenham pela natureza específica, diferem contudo pelo que respeita ao indivíduo. Logo, não há um só fim para todos os homens.

Mas, em contrário, diz Agostinho: todos os homens convêm no desejar o último fim, que é a felicidade.

O último fim pode considerar-se sob duplo aspecto: quanto à sua essência e quanto ao seu conteúdo. — Ora, quanto à essência todos convêm no desejar o fim último, pois todos desejam alcançar a própria perfeição, que é a essência do fim último, como já se disse. — Mas quanto ao conteúdo, nem todos os homens nele coincidem. Pois, uns desejam as riquezas, como o bem perfeito: outros porém, o prazer: outros, por fim, outras coisas. Assim como o doce é agradável a todo gosto, mas para este a mais agradável é a doçura do vinho, para aqueles, a do mel ou qualquer outra. Mas necessariamente, a mais deleitável há-de ser a doçura em que mais se deleita quem tem o gosto perfeito. E semelhantemente é necessário seja completíssimo o bem, que deseja como último fim quem tem o afecto bem-disposto.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Os que pecam transviam-se daquilo em que verdadeiramente consiste a essência do último fim, não porém, da intenção mesma para este, a qual falsamente os leva para outras coisas.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Os homens têm diversos intentos na vida, por causa das coisas diversas em que buscam a essência do sumo bem.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Embora as acções se refiram ao singular, contudo é-lhes o princípio primeiro de agir a natureza, que tende para um termo, como já se disse.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.