22/12/2012

Evangelho do dia e comentário

Advento Semana III

Evangelho: Lc 1, 46-56

46 Então Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor; 47 e o meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade da Sua serva. Portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão ditosa, 49 porque o Todo-poderoso fez em mim grandes coisas. O Seu nome é Santo, 50 e a Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. 51 Manifestou o poder do Seu braço, dispersou os homens de coração soberbo. 52 Depôs do trono os poderosos, elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e aos ricos despediu de mãos vazias. 54 Tomou cuidado de Israel, Seu servo, lembrado da Sua misericórdia; 55 conforme tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». 56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses; depois voltou para sua casa.
Comentário:

Quem poderia entoar um hino como este?
Quem se atreveria?

E, mais relevante ainda, um hino que não é fruto de uma composição elaborada mas o resultado de uma irresistível moção interior!
Alguém que se atrevesse a tal como seria considerado?

E, no entanto, este "grito de alma" parece muitíssimo apropriado nos lábios da Santíssima Virgem.

A ela e só a ela se lhe pode permitir tal composição porque, sabemos, não fere nem ao de leve a humildade daquela que a si mesma se considera a "escrava do Senhor".

A lição da perfeita humildade é esta:

O que em mim é bom, notável, extraordinário deve-se a Deus e todos os louvores, admiração e encómios que possam merecer irão, sempre, directamente para Ele.
Ele é o oleiro que moldou este vaso de barro que sou, a Ele, só, se deve a maravilha de ser quem sou!

(ama, comentário sobre, Lc 1, 46-56, 2011.12.23)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.