A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
Para ver, clicar SFF.
Para ver, clicar SFF.
Evangelho: Mt 13, 44-58
44 «O Reino dos Céus é semelhante a um
tesouro escondido num campo que, quando um homem o acha, esconde-o e, cheio de
alegria pelo achado, vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo. 45
O Reino dos Céus é também semelhante a um negociante que busca pérolas
preciosas 46 e, tendo encontrado uma de grande preço, vai, vende
tudo o que tem e a compra. 47 «O Reino dos Céus é ainda semelhante a
uma rede lançada ao mar, que apanha toda a espécie de peixes. 48
Quando está cheia, os pescadores tiram-na para fora e, sentados na praia,
escolhem os bons para cestos e deitam fora os maus. 49 Será assim no
fim do mundo: virão os anjos e separarão os maus do meio dos justos, 50
e lançá-los-ão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 51
Compreendestes tudo isto?». Eles responderam: «Sim». 52 Ele
disse-lhes: «Por isso todo o escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é
semelhante a um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas». 53
Quando Jesus acabou de dizer estas parábolas partiu dali. 54 E, indo
para a Sua terra, ensinava nas sinagogas, de modo que se admiravam e diziam:
«Donde Lhe vem esta sabedoria e estes milagres? 55 Porventura não é
este o filho do carpinteiro? Não se chama Sua mãe Maria, e Seus irmãos Tiago,
José, Simão e Judas? 56 Suas irmãs não vivem todas entre nós? Donde,
pois, Lhe vêm todas estas coisas?». 57 E estavam perplexos a Seu
respeito. Mas Jesus disse-lhes: «Não há profeta sem prestígio a não ser na sua
terra e na sua casa». 58 E não fez ali muitos milagres, por causa da
incredulidade deles.
COMPÊNDIO DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
SEGUNDA PARTE
CAPÍTULO
VII
A
VIDA ECONÓMICA
V. AS «RES NOVAE» EM
ECONOMIA
b) O sistema financeiro
internacional
368
Os mercados financeiros não são certamente uma novidade da nossa época: já
desde há muito tempo, por várias formas, eles cuidaram de responder à exigência
de financiar actividades produtivas. A experiência histórica atesta que, na
ausência de sistemas financeiros adequados, não teria havido crescimento económico.
Os investimentos em larga escala, típicos das modernas economias de mercado,
não teriam sido possíveis sem o papel fundamental de intermediação exercido
pelos mercados financeiros, que permitiu, entre outras coisas, apreciar as
funções positivas da poupança para o desenvolvimento integral do sistema económico
e social. Se, por um lado, a criação daquilo que se tem definido como o
«mercado global dos capitais» produziu efeitos benéficos, graças ao facto de
que a maior mobilidade dos capitais consentiu às actividades produtivas
alcançar mais facilmente a disponibilidade de recursos, por outro lado a maior
mobilidade também aumentou o risco de crises financeiras. O desenvolvimento da actividade
financeira, cujas transações superaram sobejamente, em volume, as transações
reais, corre o risco de seguir uma lógica voltada sobre si mesma, sem conexão
com a base real da economia.
369
Uma economia financeira, cujo fim é ela própria, está destinada a contradizer
as suas finalidades, pois que se priva das próprias raízes e da própria razão
constitutiva, ou seja, do seu papel originário e essencial de serviço à
economia real e, ao fim e ao cabo, de desenvolvimento das pessoas e das
comunidades humanas. O quadro completo manifesta-se ainda mais preocupante à
luz da configuração fortemente assimétrica que caracteriza o sistema financeiro
internacional: os processos de inovação e de desregulamentação dos mercados
financeiros tendem, de facto, a consolidar-se somente em algumas partes do
globo. Isto é fonte de graves preocupações de natureza ética, porque os países
excluídos dos processos descritos, mesmo não gozando dos benefícios destes
produtos, não estão entretanto protegidos de eventuais consequências negactivas
da instabilidade financeira sobre os seus sistemas económicos reais, sobretudo
se frágeis e com atraso no desenvolvimento [760].
A
improvisa aceleração dos processos quais o enorme incremento no valor das
carteiras administradas pelas instituições financeiras e o rápido proliferar de
novos e sofisticados instrumentos financeiros torna deveras urgente divisar
soluções institucionais capazes de favorecer eficazmente a estabilidade do
sistema, sem reduzir-lhe as potencialidades e a eficiência. É indispensável
introduzir um quadro normativo que consinta tutelar tal estabilidade em todas
as suas complexas articulações, promover a concorrência entre os intermediários
e assegurar a máxima transparência em benefício dos investidores.
c) O papel da comunidade
internacional na época da economia global
370
A perda de centralidade por parte dos actores estatais deve coincidir com um
maior empenho da comunidade no exercício de um decidido papel de orientação económica
e financeira. Uma importante consequência do processo de globalização consiste,
com efeito, na perda gradual de eficácia do Estado nação na condução das
dinâmicas económico-financeiras nacionais. Os Governos de cada País vêem a
própria acção em campo económico e social sempre mais fortemente condicionada
pelas expectactivas dos mercados internacionais dos capitais e pelos sempre
mais prementes pedidos de credibilidade provenientes do mundo financeiro. Por
causa dos novos liames entre os operadores globais, as tradicionais medidas
defensivas dos Estados parecem condenadas insucesso e, em face das novas áreas
da competição, passa ao segundo plano a própria noção de mercado nacional.
371
Quanto mais o sistema económico-financeiro mundial alcança níveis elevados de
complexidade organizactiva e funcional, tanto mais se impõe como prioritária a
tarefa de regular tais processos, orientando-os à consecução do bem comum da
família humana. Vem à tona concretamente a exigência de que, além dos Estados
nacionais, seja a comunidade internacional a assumir esta delicada função, com
instrumentos políticos e jurídicos adequados e eficazes.
É
portanto indispensável que as instituições económicas e financeiras
internacionais saibam individuar as soluções institucionais mais apropriadas e
elaborem as estratégias de acção mais oportunas com o escopo de orientar uma
mudança que, fosse sofrida passivamente e abandonada a si mesma, provocaria
êxitos dramáticos sobretudo em detrimento dos estratos mais fracos e indefesos
da população mundial.
Nos
organismos internacionais devem ser equitactivamente representados os
interesses da grande família humana; é necessário que estas instituições, «ao
avaliarem as consequências das suas decisões, tenham em devida conta aqueles
povos e países que têm escasso peso no mercado internacional, mas em si
concentram as necessidades mais graves e dolorosas, e necessitam de maior apoio
para o seu desenvolvimento» [761].
372
Também a política, a par da economia, deve saber estender o próprio raio de acção
para além dos confins nacionais, adquirindo rapidamente aquela dimensão operactiva
mundial que lhe pode consentir orientar os processos em curso à luz de
parâmetros não só económicos, mas também morais. O objectivo de fundo será o de
guiar tais processos assegurando o respeito da dignidade do homem e o
desenvolvimento completo da sua personalidade, no horizonte do bem comum [762].
A assunção de uma tal tarefa comporta a responsabilidade de acelerar a
consolidação das instituições existentes assim como a criação de novos órgãos
aos quais confiar tais responsabilidades [763]. O desenvolvimento económico,
efetivamente, pode ser duradouro somente na medida em que se desdobra no
interior de um quadro claro e definido de normas e de um amplo projecto de
crescimento moral, civil e cultural de toda a família humana.
d) Um desenvolvimento
integral e solidário
373
Uma das tarefas fundamentais dos atores da economia internacional é a obtenção
de um desenvolvimento integral e solidário para a humanidade, vale dizer,
«promover todos os homens e o homem todo» [764]. Tal tarefa exige uma concepção
da economia que garanta, no plano internacional, a distribuição equitactiva dos
recursos e responda à consciência da interdependência ― económica, política e
cultural ― que de agora em diante une definitivamente os povos entre eles e faz
com que se sintam ligados a um único destino [765]. Os problemas sociais
assumem cada vez mais uma dimensão planetária: a paz, a ecologia, a
alimentação, a droga, as doenças. Estado algum já os enfrentar e resolver
sozinho. As gerações actuais tocam com as mãos a necessidade da solidariedade e
advertem concretamente a necessidade de superar a cultura individualista [766].
Nota-se sempre mais difusamente a exigência de modelos de desenvolvimento que
prevejam não apenas «elevar todos os povos ao nível que hoje gozam somente os
países mais ricos, mas de construir no trabalho solidário uma vida mais digna,
fazer crescer efetivamente a dignidade e a criatividade de cada pessoa, a sua
capacidade de corresponder à própria vocação e, portanto, ao apelo de Deus» [767].
374
Um desenvolvimento mais humano e solidário favorecerá também aos próprios
países mais ricos. Tais países «advertem com frequência uma espécie de
desorientação existencial, uma incapacidade de viver e de gozar retamente o
sentido da vida, embora na abundância de bens materiais, uma alienação e perda
da própria humanidade em muitas pessoas, que se sentem reduzidas ao papel de
engrenagens no mecanismo da produção e do consumo e não encontram o modo de
afirmar a própria dignidade de homens, feitos à imagem e semelhança de Deus» [768].
Os países ricos mostraram ter a capacidade de criar bem-estar material, mas,
não raro, às custas do homem e das faixas sociais mais débeis: «não se pode
ignorar que as fronteiras da riqueza e da pobreza passam pelo interior das
próprias sociedades, quer desenvolvidas, quer em vias de desenvolvimento. De facto,
assim como existem desigualdades sociais até aos extremos da miséria em países
ricos, assim, em contraposição, nos países menos desenvolvidos também se vêem,
não raro, manifestações de egoísmo e de ostentação de riqueza, tão
desconcertantes quanto escandalosas» [769].
e) A necessidade de uma
grande obra educactiva e cultural
375
Para a doutrina social, a economia «é apenas um aspecto e uma dimensão da
complexa actividade humana. Se ela for absolutizada, se a produção e o consumo
das coisas acabar por ocupar o centro da vida social, tornando-se o único valor
verdadeiro da sociedade, não subordinado a nenhum outro, a causa terá de ser
procurada não tanto no próprio sistema económico, quanto no facto de que todo o
sistema sócio-cultural, ignorando a dimensão ética e religiosa, ficou
debilitado, limitando-se apenas à produção dos bens e dos serviços» [770]. A
vida do homem, a par da vida social da coletividade, não pode ser reduzida a
uma dimensão materialística, ainda que os bens materiais sejam extremamente
necessários quer para a mera sobrevivência, quer para o melhoramento do teor de
vida: «aumentar o senso de Deus e o conhecimento de si mesmo é a base de todo
desenvolvimento completo da sociedade humana» [771].
376
Em face do rápido andamento do progresso técnico-económico e da mutabilidade,
igualmente rápida, dos processos de produção e de consumo, o Magistério adverte
a exigência de propor uma grande obra educativa e cultural: «O pedido de uma
existência qualitactivamente mais satisfatória e mais rica é, em si mesmo,
legítimo; mas devemos sublinhar as novas responsabilidades e os perigos conexos
com esta fase histórica... Individuando novas necessidades e novas modalidades
para a sua satisfação, é necessário deixar-se guiar por uma imagem integral do
homem, que respeite todas as dimensões do seu ser e subordine as necessidades
materiais e instintivas às interiores e espirituais... O sistema económico, em
si mesmo, não possui critérios que permitam distinguir corretamente as formas
novas e mais elevadas de satisfação das necessidades humanas, das necessidades
artificialmente criadas que se opõem à formação de uma personalidade madura.
Torna-se por isso necessária e urgente, uma grande obra educactiva e cultural,
que abranja a educação dos consumidores para um uso responsável do seu poder de
escolha, a formação de um alto sentido de responsabilidade nos produtores, e,
sobretudo, nos profissionais dos mass-media, além da necessária intervenção das
Autoridades públicas» [772].
CAPÍTULO
VIII
A
COMUNIDADE POLÍTICA
I. ASPECTOS BÍBLICOS
a) O senhorio de Deus
377
O povo de Israel, na fase inicial da sua história, não tem reis, como os demais
povos, porque reconhece somente o senhorio de Iahweh. É Deus que intervém na
história através de homens carismáticos, conforme testemunha o Livro dos
Juízes. Ao último destes homens, Samuel, o povo pedirá um rei semelhante (cf. 1
Sam 8, 5; 10, 18-19). Samuel põe os Israelitas de sobreaviso acerca das consequências
de um exercício despótico da realeza (cf. 1 Sam 8, 11-18); contudo, o poder
régio pode ser experimentado como dom de Iahweh que como dom de Iahweh que vem
em socorro de seu povo (cfr 1 Sam 9, 16). Finalmente, Saul receberá a unção
real (cf. 1 Sam 10, 1-12). O episódio evidencia as tensões que levaram Israel a
uma concepção de realeza diferente da dos povos vizinhos: o rei, escolhido por
Iahweh (cf. Dt 17, 15: 1 Sam 9, 16) e por Ele consagrado (cf. 1 Sam 16, 12-13)
será visto como Seu filho (cf. Sal 2, 7) e deverá tornar visível o senhorio e o
desígnio de salvação (cf. Sal 72). Deverá ainda fazer-se defensor dos fracos e
assegurar ao povo a justiça: as denúncias dos profetas apontarão precisamente
para as inadimplências dos reis (cfr 1 Re 21; Am 2, 6-8; Mi 3, 1-4).
378
O protótipo de rei escolhido por Iahweh é Davi, cuja condição humilde o relato
bíblico ressalta com complacência (cf. 1 Sam 16, 1-13). Davi é o depositário da
promessa (cf. 2 Sam 7, 13 ss; Sal 89, 2-38; 132, 11-18), que o coloca na origem
de uma tradição real, precisamente a tradição «messiânica», a qual não obstante
todos os pecados e as infidelidades do mesmo Davi e de seus sucessores, culmina
em Jesus Cristo, o «ungido de Iahweh» (isto é, «consagrado do Senhor» cf. 1 Sam
2, 35; 24, 7.11; 26, 9.16; Ex. 30, 22-32) por excelência, filho de Davi (cf. as
duas genealogias em Mt 1, 1-17 e Lc 3, 23-38; ver também Rm 1, 3).
O
fracasso, no plano histórico, da realeza não ocasionará o desaparecimento do
ideal de um rei que, em fidelidade a Iahweh, governe com sabedoria e exerça a
justiça. Esta esperança reaparece repetidas vezes nos Salmos (cf. Sal 2; 18;
20; 21; 72). Nos oráculos messiânicos é esperado, para um tempo escatológico, a
figura de um rei dotado do Espírito do Senhor, pleno de sapiência e em condição
de trazer justiça aos pobres (cf. Is 11, 2-5; Jr 23, 5-6). Verdadeiro pastor do
povo de Israel (cf. Ez 34, 23-24; 37, 24) levará a paz aos povos (cf. Zc 9,
9-10). Na literatura sapiencial, o rei é apresentado como aquele que emite
justos juízos e aborrece a iniquidade (cf. Pr 16, 12), julga os pobres com
equidade (cf. Pr 29, 14) e é amigo do homem de coração puro (cf. Pr 22, 11).
Torna mais explícito o anúncio de tudo quanto os Evangelhos e os demais autores
do Novo Testamento vêem realizado em Jesus de Nazaré, encarnação definitiva da
figura do rei descrita no Antigo Testamento.
b) Jesus e a autoridade
política
379
Jesus rejeita o poder opressivo e despótico dos grandes sobre nações (cf. Mc
10, 42) e suas pretensões de fazerem-se chamar benfeitores (cf. Lc 21, 25), mas
nunca contesta diretamente as autoridades de seu tempo. Na diatribe sobre o
tributo a ser pago a César (cf. Mc 12, 13-17; Mt 22, 15-22; Lc 20, 20-26), Ele
afirma que se deve dar a Deus o que é de Deus, condenando implicitamente toda
tentactiva de divinizar e de absolutizar o poder temporal: somente Deus pode
exigir tudo do homem. Ao mesmo tempo o poder temporal tem o direito àquilo que
lhe é devido: Jesus não considera injusto o tributo a César.
Jesus,
o Messias prometido, combateu e desbaratou a tentação de um messianismo
político, caracterizado pelo domínio sobre as nações (cf. Mt 4, 8-11; Lc 4,
5-8). Ele é o Filho do Homem que veio «para servir e entregar a própria vida» (Mc
10, 45; cf. Mt 20, 24-28; Lc 22, 24-27). Aos discípulos que discutem sobre qual
é o maior, Jesus ensina a fazer-se último e a servir a todos (cf. Mc 9, 33-35),
indicando aos filhos de Zebedeu, Tiago e João, que ambicionam sentar-se à Sua
direita, o caminho da cruz (cf. Mc 10, 35-40; Mt 20, 20-23).
c) As primeiras comunidades
cristãs
380
A submissão, não passiva, mas por razões de consciência (Rm 13, 5) ao poder
constituído corresponde à ordem estabelecida por Deus. São Paulo define as
relações e os deveres dos cristãos para com as autoridades (cf. Rm 13, 1-7).
Insiste no dever cívico de pagar os tributos: «Pagai a cada um o que lhe
compete: o imposto, a quem deveis o imposto; o tributo, a quem deveis o
tributo; o temor e o respeito, a quem deveis o temor e o respeito» (Rm 13, 7). O Apóstolo certamente não pretende
legitimar todo poder, pretende antes ajudar os cristãos a «fazer o bem diante
de todos os homens» (Rm 12, 7), também
nas relações com a autoridade, na medida em que esta está ao serviço de Deus
para o bem da pessoa (cf. Rm 13, 4; 1 Tm 2, 1-1; Tt 3, 1) e «para fazer justiça
e exercer a ira contra aquele que pratica o mal» (Rm 13, 4).
São
Pedro exorta os cristãos a submeter-se «a toda autoridade humana por amor a
Deus» (1 Pe 2, 13). O rei e os seus governadores têm a função de «punir os
malfeitores e premiar os bons» (cf. 1 Pe 2, 14). A sua autoridade deve ser
«honrada», isto é, reconhecida, porque Deus exige um comportamento reto, que
«emudeça a ignorância dos insensatos» (1 Pe 2, 15). A liberdade não pode ser
usada para cobrir a própria malícia, mas para servir a Deus (cf. ibidem).
Trata-se portanto de uma obediência livre e responsável a uma autoridade que
faz respeitar a justiça, assegurando o bem comum.
381
A oração pelos governantes, recomendada por São Paulo durante as perseguições,
indica explicitamente o que a autoridade política deve garantir: uma vida calma
e tranquila a transcorrer com toda a piedade e dignidade (cf. 1 Tm 2, 1-2). Os
cristãos devem estar «prontos para qualquer boa obra» (Tt 3, 1), sabendo «dar
provas de toda mansidão para com todos os homens» (Tt 3, 2), conscientes de ter
sido salvos não pelas suas obras, mas pela misericórdia de Deus. Sem «o batismo
da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em
profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador» (Tt 3, 5-6), todos os homens são
«insensatos, rebeldes, transviados, escravos de paixões de toda a espécie,
vivendo na malícia e na inveja, detestáveis, odiando-nos uns aos outros» (Tt 3,
3). Não se deve esquecer a miséria da condição humana, marcada pelo pecado e
resgatada pelo amor de Deus.
382
Quando o poder humano sai dos limites da vontade de Deus, se autodiviniza e
exige submissão absoluta, torna-se a Besta do Apocalipse, imagem do poder
imperial perseguidor, ébrio «do sangue dos santos e dos mártires de Jesus» (Ap.
17, 6). A Besta tem a seu serviço o «falso profeta» (Ap. 19, 20), que impele os
homens a adorá-la com portentos que seduzem. Esta visão indica profeticamente
todas as insídias usadas por Satanás para governar os homens, insinuando-se no
seu espírito com a mentira. Mas Cristo é o Cordeiro Vencedor de todo poder que
se absolutiza no curso da história humana. Em face de tais poderes, São João
recomenda a resistência dos mártires: dessa maneira, os fiéis testemunham que o
poder corrupto e satânico é vencido, porque já não tem ascendência alguma sobre
eles.
383
A Igreja proclama que Cristo, vencedor da morte, reina sobre o universo que Ele
mesmo resgatou. O Seu reino estende-se a todo o tempo presente e terá fim
somente quando tudo for entregue ao Pai e a história humana se consumar com o
juízo final (cf. 1 Cor 15, 20-28). Cristo revela à autoridade humana, sempre
tentada ao domínio, o seu significado autêntico e completo de serviço. Deus é o
único Pai e Cristo o único mestre para todos os homens, que são irmãos. A
soberania pertence a Deus. O Senhor, todavia, «não quis reter para Si o
exercício de todos os poderes. Confia a cada criatura as funções que esta é
capaz de exercer, segundo as capacidades da própria natureza. Este modo de
governo deve ser imitado na vida social. O comportamento de Deus no governo do
mundo, que demonstra tão grande consideração pela liberdade humana, deveria
inspirar a sabedoria dos que governam as comunidades humanas. Estes devem
comportar-se como ministros da providência divina» [773].
A
mensagem bíblica inspira incessantemente o pensamento cristão sobre o poder
político, recordando que esse tem sua origem em Deus e, como tal, é parte
integrante da ordem por Ele criada. Tal ordem é percebida pelas consciências e
se realiza na vida social mediante a verdade, a justiça e a solidariedade, que
conduzem à paz [774].
Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama.
___________________________________________
Notas:
[760]
Cf. João Paulo II, Discurso à Pontifícia Academia das Ciências Sociais (25 de Abril de 1997), 6: L’Osservatore
Romano, ed. em Português, 24 de Maio de 1997, p. 4.
[761] João Paulo II, Carta encicl. Centesimus
annus,58: AAS 83 (1991) 864.
[762] Cf. Paulo VI, Carta apost. Octogesima
adveniens, 43-44: AAS 63 (1971) 431-433.
[763] Cf. Catecismo da Igreja Católica, 2440;
Paulo VI, Carta encicl. Populorum progressio, 78: AAS 59 (1967) 295; João Paulo II, Carta encicl.
Sollicitudo rei socialis, 43: AAS 80
(1988) 574-575.
[764] Paulo VI, Carta encicl. Populorum
progressio, 14: AAS 59 (1967) 264.
[765] Cf. Catecismo da Igreja Católica,
2437-2438.
[766] Cf. João Paulo II, Mensagem para a
celebração do Dia Mundial da Paz 2000, 13-14: AAS 92 (2000) 365-366.
[767] João Paulo II, Carta encicl. Centesimus
annus, 29: AAS 83 (1991) 828-829; cf.
Paulo VI, Carta encicl. Populorum progressio, 40-42: AAS 59 (1967) 277-278.
[768] João Paulo II, Discurso de 1° de Maio de
1991: L’Osservatore Romano, ed. em Português, 5 de Maio de 1991, p. 20; cf.
Id., Carta encicl. Sollicitudo rei socialis, 9: AAS 80 (1988) 520-523.
[769] João Paulo II, Carta encicl. Sollicitudo
rei socialis, 14: AAS 80 (1988) 526-527.
[770] João Paulo II, Carta encicl. Centesimus annus,39:
AAS 83 (1991) 842.
[771] Catecismo da Igreja Católica, 2441.
[772] João Paulo II, Carta encicl. Centesimus
annus,36: AAS 83 (1991) 838-839.
[773] Cf. Catecismo da Igreja Católica, 1884.
[774] Cf. João XXIII, Carta encicl. Pacem in
terris: AAS 55 (1963)
266-267.281-291.301-302; João Paulo II, Carta encicl. Sollicitudo rei socialis,
39: AAS 80 (1988) 566-568.
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