09/12/2012

CULTIVAR A FÉ 19


O rosto de Jesus
…2

Talvez oiçamos aquele aviso de São Josemaria: Esse Cristo, que tu vês, não é Jesus. – Pode ser, quando muito, a triste imagem que podem formar os teus olhos turvos... – Purifica-te. Clarifica o teu olhar com a humildade e a penitência. Depois... não te hão-de falta as luzes límpidas do Amor. E terás uma visão perfeita. A tua imagem será realmente a sua: Ele! 

Os Evangelhos aludem, em diversas ocasiões ao olhar de Jesus Cristo. Um olhar benévolo e afetuoso, comovedor e comovido, um olhar profundamente conhecedor, que penetra a intimidade, um olhar que ensina e corrige, que move ao arrependimento e chega a provocar um ímpeto de generosidade.

Talvez tenhamos procurado muitas vezes representá-lo na nossa oração, com a intenção de descobrir como podemos encontrá-lo e fazê-lo presente na nossa vida corrente. Alguns personagens que se cruzam com Jesus nas horas da Paixão talvez nos possam ajudar a avançar na concretização deste desejo.

No caminho da Cruz três pessoas têm uma particular relação com o rosto de Cristo; só duas o procuram, mas três encontram-no. Das três podemos aprender; cada uma delas sugere um ensinamento diferente sobre o modo de dar forma ao desejo de ver o rosto de Jesus. 

j. diéguez, 2011.12.20

Nota: Revisão da tradução portuguesa por AMA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.