Questão 117: Do que respeita à acção do homem
Art. 4 — Se a alma humana separada pode mover os corpos, ao menos localmente.
(De
Malo, q. 16, a. 10, ad 2).
O
quarto discute-se assim. — Parece que a alma humana separada pode mover os
corpos, ao menos localmente.
1. — Pois, o corpo obedece naturalmente à substância espiritual, quanto ao movimento local, como já se disse. Ora, a alma separada é uma substância espiritual. Logo, pode pelo seu império mover os corpos exteriores.
2.
Demais. — No Itinerário de Clemente se diz conforme a narração de Nicetas a
Pedro, que Simão Mago, com artes mágicas, conservava a alma de um menino, que
matara, pela qual fazia operações mágicas. Mas isto não poderia se dar sem
alguma transmutação dos corpos, pelo menos local. Logo, a alma separada tem a
virtude de mover localmente os corpos.
Mas,
em contrário, diz o Filósofo, que a alma não pode mover nenhum outro corpo, a
não ser o próprio.
A alma separada, por virtude natural sua, não pode mover nenhum corpo. Pois,
é manifesto que, estando unida ao corpo, não move senão o corpo vivo, por onde,
qualquer membro morto do corpo não obedece à alma, quanto ao movimento local.
Ora, sendo claro que nenhum corpo é vivificado pela alma separada, resulta que
nenhum obedece a esta, quanto à virtude da sua natureza, relativamente ao
movimento local, para o que algo pode lhe ser concedido, pela virtude divina.
DONDE
A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — Há certas substâncias espirituais, cujas
virtudes não são determinadas a nenhum corpo, como os anjos, naturalmente
separados de corpos, e por isso muitos corpos podem obedecer-lhes ao movimento.
Porém a virtude motiva de uma substância separada, que for naturalmente determinada
a mover algum corpo, poderá mover um corpo menor, mas não um maior. Assim,
segundo o Filósofo, o motor do céu inferior não pode mover o céu superior. Por
onde, a alma, que por natureza está determinada a mover o corpo, do qual é
forma, não pode mover nenhum outro, por virtude natural.
RESPOSTA
À SEGUNDA. — Como diz Agostinho e Crisóstomo, os demônios simulam frequentemente
que são almas de mortos, para confirmarem o erro dos Gentios, que tal
acreditavam. Por onde, é crível que Simão Mago fosse iludido por algum demónio,
que simulava ser a alma da criança que aquele matara.
Nota:
Revisão da tradução portuguesa por ama.
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