25/11/2012

Evangelho do dia e comentário



   



T. Comum – XXXIV Semana





Evangelho: Jo 18, 33-37

33 Tornou, pois, Pilatos a entrar no Pretório, chamou Jesus e disse-Lhe: «Tu és o rei dos judeus?». 34 Jesus respondeu: «Tu dizes isso por ti mesmo, ou foram outros que to disseram de Mim?». 35 Pilatos respondeu: «Porventura sou judeu? A Tua nação e os pontífices é que Te entregaram nas minhas mãos. Que fizeste Tu?». 36 Jesus respondeu: «O Meu reino não é deste mundo; se o Meu reino fosse deste mundo, certamente os Meus ministros se haviam de esforçar para que Eu não fosse entregue aos judeus; mas o Meu reino não é daqui». 37 Pilatos disse-Lhe então: «Portanto, Tu és rei?». Jesus respondeu: «Tu o dizes, sou rei. Nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade; todo aquele que está na verdade ouve a Minha voz».

Comentário:

A uma pergunta concreta Jesus responde com clareza absoluta. Poderia ter-se limitado a confirmar a Sua realeza mas, mesmo que o interlocutor não o merecesse, definiu-lha com detalhes que não deixam qualquer dúvida.
Mas diz mais: qual o verdadeiro – e único – motivo para vir ao mundo: «para dar testemunho da verdade».
Não fala em Salvação, no Reino de Deus, na Redenção, talvez fosse escusado, o Pretor não o compreenderia. Talvez Jesus esperasse que falando na ‘verdade’ suscitasse a curiosidade de Pilatos, mas, de facto, ele não estava interessado como depois se verá pelo seu comentário pseudo filosófico.
Estas ‘idas’ e ‘vindas’ de Pilatos denotam bem o carácter do personagem e o seu estado de espírito: profundamente aborrecido e desagradado por ter de intervir num processo que nada lhe diz e que, absolutamente, não lhe interessa.
Quantas vezes, nós, também ‘julgamos’ assim os outros. Com ligeireza, desinteresse, aborrecimento. E, evidentemente – mesmo não nos cabendo julgar – julgamos mal e atropelamos os mais elementares princípios da justiça quais são: os respeito pelos outros seja qual for a situação em que se encontram ou o que aparentemente mostram.
(ama, comentário sobre Jo 18, 33-37, 2012.10.31)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.