Demónio, Exorcismo e
Oração de Libertação: Questão 12
Os demónios podem
possuir as pessoas?
Normalmente aos
demónios é apenas permitido pela Providência divina tentar os homens ao pecado,
mas por vezes encontram-se casos de ataques diabólicos que vão muito para além
das simples tentações. A maior parte destes distúrbios menos comuns estão
directamente relacionados com formas de adivinhação [i] ou magia [ii] em que explícita ou implicitamente os homens pedem à ajuda dos
demónios [iii].
Tais pactos, muitas
vezes, conferem aos demónios a possibilidade de causar distúrbios que vão para
além das simples tentações.
(Estas breves questões foram preparadas pelo
P. Duarte Sousa Lara (www.santidade.net), exorcista e doutor em teologia. NUNC
COEPI agradece ao P. Nuno Serras Pereira)
[i]
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Cf. At 16,16-19: «Aconteceu que, um dia, indo nós à oração, nos veio ao
encontro uma jovem escrava que tinha um espírito pitónico, e que com as suas
adivinhações dava muito lucro a seus amos. Ela, seguindo-nos a Paulo e a nós,
gritava, dizendo: “Estes homens são servos do Deus excelso e vos anunciam o
caminho da salvação”. E fez isto muitos dias. Paulo, porém, enfadado, tendo-se
voltado para ela, disse ao espírito: “Ordeno-te, em nome de Jesus Cristo, que
saias dessa mulher”. E ele na mesma hora saiu. Mas, vendo seus amos que se lhes
tinha acabado a esperança do lucro, pegando em Paulo e em Silas, os levaram ao
foro, às autoridades»; AGOSTINHO DE HIPONA (santo), De
divinatione daemonum liber unus: PL 40; TOMÁS DE AQUINO
(santo), Summa theologiae, II-II, q. 95, a. 2, c.:
«toda a adivinhação é obra dos demónios».
[ii]
Cf.
At 19,18-19: «Muitos dos que tinham acreditado iam confessar e declarar as suas
práticas. Muitos também daqueles que se tinham dedicado à magia, trouxeram os
seus livros e queimaram-nos diante de todos»; AGOSTINHO DE HIPONA (santo), De Trinitate,
3,7,12: «os anjos prevaricadores [...] que conferem à magia todo o poder que
essa tem».
[iii]
Cf.
TOMÁS DE AQUINO (santo), Summa theologiae,
II-II, q. 95, a. 2, ad 2: «esse modo de adivinhação é culto aos demónios, enquanto
com eles se fazem pactos implícitos ou explícitos».
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