22/10/2012

Evangelho do dia e comentário








   T. Comum – XXIX Semana





Evangelho: Lc 12, 13-21

13 Então disse-Lhe alguém da multidão: «Mestre, diz a meu irmão que me dê a minha parte da herança». 14 Jesus respondeu-lhe: «Meu amigo, quem Me constituiu juiz ou árbitro entre vós?». 15 Depois disse-lhes: «Guardai-vos cuidadosamente de toda a avareza, porque a vida de cada um, ainda que esteja na abundância, não depende dos bens que possui». 16 Sobre isto propôs-lhes esta parábola: «Os campos de um homem rico tinham dado abundantes frutos. 17 Ele andava a discorrer consigo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 Depois disse: Farei isto: Demolirei os meus celeiros, fá-los-ei maiores e neles recolherei o meu trigo e os meus bens, 19 e direi à minha alma: Ó alma, tu tens muitos bens em depósito para largos anos; descansa, come, bebe, regala-te. 20 Mas Deus disse-lhe: Néscio, esta noite virão demandar-te a tua alma; e as coisas que juntaste, para quem serão? 21 Assim é o que entesoura para si e não é rico perante Deus».

Comentário:

As memórias que temos da vida que já vivemos assemelham-se ao ‘espólio’ que restará na nossa morte.
Tal como a importância das nossas memórias não é decisiva para a nossa vida corrente, assim o que restar de nós não passará de uma referência e sempre sujeito a diferentes apreciações.
Uns acharão que deveríamos ter deixado mais, outros serão de opinião contrária.
O que gostávamos tanto, merecerá um desprendido encolher de ombros. Nos outros, família incluída, a lembrança da nossa vida ir-se-á esfumando no tempo que passa até não restar quase nada.

Distribuir em vez de amealhar além de mais ‘inteligente’" porque se adquirem ‘créditos’ para a Vida Eterna, também é mais ‘rentável’ porque mais beneficiados agradecidos intercederão por nós.

(ama, comentário sobre Lc 12, 13-21, 2011.10.18)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.