18/09/2012

Evangelho do dia e comentário







        T. Comum – XXIV Semana





Evangelho: Lc 7, 11-17

11 Vós, porém, dizeis: Se alguém disser ao pai ou à mãe, é “qorban”, oferta a Deus, qualquer coisa minha que te possa ser útil, 12 já não lhe deixais fazer nada a favor do pai ou da mãe, 13 anulando assim a palavra de Deus por uma tradição que tendes transmitido de uns aos outros. E fazeis muitas coisas semelhantes a estas». 14 Convocando novamente o povo, dizia-lhes: «Ouvi-Me todos e entendei: 15 não há coisas fora do homem que, entrando nele, o possam manchar; mas as que saem do homem, essas são as que tornam o homem impuro. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça». 17 Tendo entrado em casa, deixada a multidão, os Seus discípulos interrogaram-n'O sobre esta parábola.

Comentário:

Ao ler este trecho do Evangelho de S. Marcos talvez alguém se sinta tentado a pensar: ‘isto não é para mim nem para agora, passar-se-ia naquele tempo…’
Nada mais falso. Tudo isto se passa nos dias de hoje e, cada vez com maior frequência.

As desculpas e falsos motivos para ‘despojar’ os progenitores, envelhecidos, doentes e cansados dos seus legítimos direitos são inúmeras e, sempre, motivadas pelo egoísmo e pela falta de amor aos seus.

Um Pai ou uma Mãe, atingidos por Alzheimer, que não dizem coisa com coisa nem são capazes de se ´governar sozinhos’ é, de facto um problema assim tão diferente daquele com que esse mesmo Pai ou essa mesma Mãe se defrontaram quando, durante os primeiros anos da nossa vida, não articulávamos palavra, não tínhamos coerência de pensamentos e, muito menos, éramos capazes de nos mantermos sozinhos?

Sim… com infinita paciência e carinho, ensinaram-nos a falar, corrigiram os erros, ajudaram-nos nos primeiros passos cambaleantes, nunca nos faltaram com a sua protecção.

Tudo isto porquê?

Porque nos amavam?

Então… o amor não se paga com amor?

(ama, comentário sobre Mc 7, 11-17, 2012.07.16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.