Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemaria, Caminho 116)
Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.
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Evangelho: Mc 6, 1-13
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Evangelho: Mc 6, 1-13
1 Tendo Jesus
partido dali, foi para a Sua terra; e seguiram-n'O os discípulos. 2
Chegado o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os Seus numerosos ouvintes
admiravam-se e diziam: «Donde vêm a Este todas estas coisas que diz? Que
sabedoria é esta que Lhe foi dada? E como se operam tais maravilhas pelas Suas
mãos? 3 Não é Este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de
José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós as Suas irmãs?». 4
E estavam perplexos a Seu respeito. 5 Mas Jesus dizia-lhes: «Um
profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa».
E não pôde fazer ali milagre algum; apenas curou alguns poucos enfermos,
impondo-lhes as mãos. 6 E admirava-Se da incredulidade deles.
Depois, andava ensinando pelas aldeias circunvizinhas. 7 Chamou os
doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos
imundos.8 Ordenou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não
ser um bastão; nem alforge, nem pão, nem dinheiro na cintura; 9 mas
que fossem calçados de sandálias, e não levassem duas túnicas. 10 E
dizia-lhes: «Em qualquer casa onde entrardes, ficai nela até sairdes desse
lugar. 11 Onde vos não receberem nem ouvirem, retirando-vos de lá,
sacudi o pó dos vossos pés em testemunho contra eles». 12 Tendo
partido, pregavam que fizessem penitência. 13 Expulsavam muitos
demónios, ungiam com óleo muitos enfermos e curavam-nos.
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA
LUMEN GENTIUM
SOBRE A IGREJA
…/2
CAPÍTULO II
O POVO DE DEUS
A Nova Aliança com o novo Povo de Deus
9. Em todos os tempos e em
todas as nações foi agradável a Deus aquele que O teme e obra justamente (cfr.
Act. 10,35). Contudo, aprouve a Deus salvar e santificar os homens, não
individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em
povo que O conhecesse na verdade e O servisse santamente. Escolheu, por isso, a
nação israelita para Seu povo. Com ele estabeleceu uma aliança; a ele instruiu
gradualmente, manifestando-Se a Si mesmo e ao desígnio da própria vontade na
sua história, e santificando-o para Si. Mas todas estas coisas aconteceram como
preparação e figura da nova e perfeita Aliança que em Cristo havia de ser
estabelecida e da revelação mais completa que seria transmitida pelo próprio
Verbo de Deus feito carne. Eis que virão dias, diz o Senhor, em que
estabelecerei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança... Porei a
minha lei nas suas entranhas e a escreverei nos seus corações e serei o seu
Deus e eles serão o meu povo... Todos me conhecerão desde o mais pequeno ao
maior, diz o Senhor (Jer. 31, 31-34). Esta nova aliança instituiu-a
Cristo, o novo testamento no Seu sangue (cfr. 1 Cor. 11,25),
chamando o Seu povo de entre os judeus e os gentios, para formar um todo, não
segundo a carne mas no Espírito e tornar-se o Povo de Deus. Com efeito, os que
crêem em Cristo, regenerados não pela força de germe corruptível mas
incorruptível por meio da Palavra de Deus vivo (cfr. 1 Ped. 1,23),
não pela virtude da carne, mas pela água e pelo Espírito Santo (cfr. Jo 3,
5-6), são finalmente constituídos em «raça escolhida, sacerdócio real,
nação santa, povo conquistado... que outrora não era povo, mas agora é povo de
Deus» (1 Ped. 2, 9-10).
Este povo messiânico tem por
cabeça Cristo, «o qual foi entregue por causa das nossas faltas e ressuscitado
por causa da nossa justificação» (Rom. 4,25) e, tendo agora
alcançado um nome superior a todo o nome, reina glorioso nos céus. E condição
deste povo a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, em cujos corações o
Espírito Santo habita como num templo. A sua lei é o novo mandamento, o de amar
assim como o próprio Cristo nos amou (cfr. Jo 13,34). Por último, tem
por fim o Reino de Deus, o qual, começado na terra pelo próprio Deus, se deve
desenvolver até ser também por ele consumado no fim dos séculos, quando Cristo,
nossa vida, aparecer (cfr. Col. 3,4) e «a própria criação for
liberta do domínio da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus»
(Rom. 8,21). Por isso é que este povo messiânico, ainda que não
abranja de facto todos os homens, e não poucas vezes apareça como um pequeno
rebanho, é, contudo, para todo o género humano o mais firme germe de unidade,
de esperança e de salvação. Estabelecido por Cristo como comunhão de vida, de
caridade e de verdade, é também por Ele assumido como instrumento de redenção
universal e enviado a toda a parte como luz do mundo e sal da terra (cfr.
Mt 5, 13-16).
Mas, assim como Israel
segundo a carne, que peregrinava no deserto, é já chamado Igreja de Deus (cfr.
2 Esdr. 13,1; Num. 20,4; Deut. 23,1 ss.), assim o novo Israel, que ainda
caminha no tempo presente e se dirige para a futura e perene cidade (cfr.
Hebr. 13-14), se chama também Igreja de Cristo (cfr. Mt 16,18),
pois que Ele a adquiriu com o Seu próprio sangue (cfr. Act. 20,28),
encheu-a com o Seu espírito e dotou-a dos meios convenientes para a unidade
visível e social. Aos que se voltam com fé para Cristo, autor de salvação e
princípio de unidade e de paz, Deus chamou-os e constituiu-os em Igreja, a fim
de que ela seja para todos e cada um sacramento visível desta unidade salutar
[1]. Destinada a estender-se a
todas as regiões, ela entra na história dos homens, ao mesmo tempo que
transcende os tempos e as fronteiras dos povos. Caminhando por meio de
tentações e tribulações, a Igreja é confortada pela força da graça de Deus que
lhe foi prometida pelo Senhor para que não se afaste da perfeita fidelidade por
causa da fraqueza da carne, mas permaneça digna esposa do seu Senhor, e, sob a
acção do Espírito Santo, não cesse de se renovar até, pela cruz, chegar à luz
que não conhece ocaso.
O sacerdócio comum e o sacerdócio ministerial
10. Cristo Nosso Senhor,
Pontífice escolhido de entre os homens (cfr. Hebr. 5, 1-5), fez do
novo povo um «reino sacerdotal para seu Deus e Pai» (Apor. 1,6; cfr. 5,
9-10). Na verdade, os baptizados, pela regeneração e pela unção do
Espírito Santo, são consagrados para serem casa espiritual, sacerdócio santo,
para que, por meio de todas as obras próprias do cristão, ofereçam oblações
espirituais e anunciem os louvores daquele que das trevas os chamou à sua
admirável luz (cfr. 1 Ped. 2, 4-10). Por isso, todos os discípulos
de Cristo, perseverando na oração e louvando a Deus (cfr. Act., 2, 42-47),
ofereçam-se a si mesmos como hóstias vivas, santas, agradáveis a Deus (cfr.
Roma 12,1), dêem testemunho de Cristo em toda a parte e àqueles que lha
pedirem dêem razão da esperança da vida eterna que neles habita (cfr. 1
Ped. 3,15). O sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial ou
hierárquico, embora se diferenciem essencialmente e não apenas em grau,
ordenam-se mutuamente um ao outro; pois um e outro participam, a seu modo, do
único sacerdócio de Cristo [2]. Com efeito, o sacerdote
ministerial, pelo seu poder sagrado, forma e conduz o povo sacerdotal, realiza
o sacrifício eucarístico fazendo as vezes de Cristo e oferece-o a Deus em nome
de todo o povo; os fiéis, por sua parte, concorrem para a oblação da Eucaristia
em virtude do seu sacerdócio real [3], que eles exercem na
recepção dos sacramentos, na oração e acção de graças, no testemunho da
santidade de vida, na abnegação e na caridade operosa.
O exercício do sacerdócio comum nos sacramentos
11. A índole sagrada e,
orgânica da comunidade sacerdotal efectiva-se pelos sacramentos e pelas
virtudes. Os fiéis, incorporados na Igreja pelo Baptismo, são destinados pelo
carácter baptismal ao culto da religião cristã e, regenerados para filhos de
Deus, devem confessar diante dos homens a fé que de Deus receberam por meio da
Igreja [4]. Pelo sacramento da
Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma
força especial do Espírito Santo e deste modo ficam obrigados a difundir e
defender a fé por palavras e obras como verdadeiras testemunhas de Cristo [5]. Pela participação no
sacrifício eucarístico de Cristo, fonte e centro de toda a vida cristã,
oferecem a Deus a vítima divina e a si mesmos juntamente com ela [6]; assim, quer pela oblação
quer pela sagrada comunhão, não indiscriminadamente mas cada um a seu modo,
todos tomam parte na acção litúrgica. Além disso, alimentados pelo corpo de
Cristo na Eucaristia, manifestam visivelmente a unidade do Povo de Deus, que
neste augustíssimo sacramento é perfeitamente significada e admiravelmente
realizada.
Aqueles que se aproximam do
sacramento da Penitência, obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a
Ele feita e ao mesmo tempo reconciliam-se com a Igreja, que tinham ferido com o
seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua
conversão. Pela santa Unção dos enfermos e pela oração dos presbíteros, toda a
Igreja encomenda os doentes ao Senhor padecente e glorificado para que os salve
(cfr. Tg. 5, 14-16); mais ainda, exorta-os a que, associando-se
livremente à Paixão e Morte de Cristo (cfr. Rom. 8,17; Col. 1,24; 2 Tim.
11,12; 1 Ped. 4,13), concorram para o bem do Povo de Deus. Por sua vez,
aqueles de entre os fiéis que são assinalados com a sagrada Ordem, ficam
constituídos em nome de Cristo para apascentar a Igreja com a palavra e graça
de Deus. Finalmente, os cônjuges cristãos, em virtude do sacramento do
Matrimónio, com que significam e participam o mistério da unidade do amor fecundo
entre Cristo e a Igreja (cfr. Ef. 5,32), auxiliam-se mutuamente para
a santidade, pela vida conjugal e pela procriação e educação dos filhos, e têm
assim, no seu estado de vida e na sua ordem, um dom próprio no Povo de Deus (cfr.
1 Cor. 7,7) [7] Desta união origina-se a
família, na qual nascem novos cidadãos da sociedade humana os quais, para
perpetuar o Povo de Deus através dos tempos, se tornam filhos de Deus pela
graça do Espírito Santo, no Baptismo. Na família, como numa igreja doméstica,
devem os pais, pela palavra e pelo exemplo, ser para os filhos os primeiros
arautos da fé e favorecer a vocação própria de cada um, especialmente a vocação
sagrada.
Munidos de tantos e tão
grandes meios de salvação, todos os fiéis, seja qual for a sua condição ou estado,
são chamados pelo Senhor à perfeição do Pai, cada um por seu caminho.
O sentido da fé e dos carismas no povo cristão
12. O Povo santo de Deus
participa também da função profética de Cristo, difundindo o seu testemunho
vivo, sobretudo pela vida de fé e de caridade oferecendo a Deus o sacrifício de
louvor, fruto dos lábios que confessam o Seu nome (cfr. Hebr. 13,15).
A totalidade dos fiéis que receberam a unção do Santo (cfr. Jo 2, 20 e 27),
não pode enganar-se na fé; e esta sua propriedade peculiar manifesta-se por
meio do sentir sobrenatural da fé do povo todo, quando este, «desde os Bispos
até ao último dos leigos fiéis» [8], manifesta consenso
universal em matéria de fé e costumes. Com este sentido da fé, que se desperta
e sustenta pela acção do Espírito de verdade, o Povo de Deus, sob a direcção do
sagrado magistério que fielmente acata, já não recebe simples palavra de homens
mas a verdadeira palavra de Deus (cfr. 1 Tess. 2,13), adere
indefectívelmente à fé uma vez confiada aos santos (cfr. Jud. 3),
penetra-a mais profundamente com juízo acertado e aplica-a mais totalmente na
vida.
Além disso, este mesmo
Espírito Santo não só santifica e conduz o Povo de Deus por meio dos
sacramentos e ministérios e o adorna com virtudes, mas «distribuindo a cada um
os seus dons como lhe apraz» (1 Cor. 12,11), distribui também graças
especiais entre os fiéis de todas as classes, as quais os tornam aptos e
dispostos a tomar diversas obras e encargos, proveitosos para a renovação e
cada vez mais ampla edificação da Igreja, segundo aquelas palavras: «a cada
qual se concede a manifestação do Espírito em ordem ao bem comum» (1 Cor.
12,7). Estes carismas, quer sejam os mais elevados, quer também os mais
simples e comuns, devem ser recebidos com acção de graças e consolação, por
serem muito acomodados e úteis às necessidades da Igreja. Não se devem porém,
pedir temerariamente, os dons extraordinários nem deles se devem esperar com
presunção os frutos das obras apostólicas; e o juízo acerca da sua
autenticidade e recto uso, pertence àqueles que presidem na Igreja e aos quais
compete de modo especial não extinguir o Espírito mas julgar tudo e conservar o
que é bom (cfr. 1 Tess. 5, 12. 19-21).
Universalidade e catolicidade do único Povo de Deus
13. Ao novo Povo de Deus
todos os homens são chamados. Por isso, este Povo, permanecendo uno e único,
deve estender-se a todo o mundo e por todos os séculos, para se cumprir o
desígnio da vontade de Deus que, no princípio, criou uma só natureza humana e
resolveu juntar em unidade todos os seus filhos que estavam dispersos (cfr.
Jo 11,52). Foi para isto que Deus enviou o Seu Filho, a quem constituiu
herdeiro de todas as coisas (cfr. Hebr. 1,2), para ser mestre, rei e
sacerdote universal, cabeça do novo e universal Povo dos filhos de Deus. Para
isto Deus enviou finalmente também o Espírito de Seu Filho, Senhor e fonte de
vida, o qual é para toda a Igreja e para cada um dos crentes princípio de
agregação e de unidade na doutrina e na comunhão dos Apóstolos, na fracção do
pão e na oração (cfr. Act. 2,42 gr.).
E assim, o Povo de Deus
encontra-se entre todos os povos da terra, já que de todos recebe os cidadãos,
que o são dum reino não terrestre mas celeste. Pois todos os fiéis espalhados
pelo orbe comunicam com os restantes por meio do Espírito Santo, de maneira que
«aquele que vive em Roma, sabe que os indianos são membros seus» [9]. Mas porque o reino de
Cristo não é deste mundo (cfr. Jo 18,36), a Igreja, ou seja o Povo
de Deus, ao implantar este reino, não subtrai coisa alguma ao bem temporal de
nenhum povo, mas, pelo contrário, fomenta e assume as qualidades, as riquezas,
os costumes e o modo de ser dos povos, na medida em que são bons; e
assumindo-os, purifica-os, fortalece-os e eleva-os. Pois lembra-se que lhe
cumpre ajuntar-se com aquele rei a quem os povos foram dados em herança (cfr.
Salm. 2,8), e para a cidade à qual levam dons e ofertas (cfr. Salm.
71 [72], 10; Is. 60, 47; Apoc. 21,24). Este carácter de universalidade
que distingue o Povo de Deus é dom do Senhor; por Ele a Igreja católica tende
eficaz e constantemente à recapitulação total da humanidade com todos os seus
bens sob a cabeça, Cristo, na unidade do Seu Espírito [10].
Em virtude desta mesma
catolicidade, cada uma das partes traz às outras e a toda a Igreja os seus dons
particulares, de maneira que o todo e cada uma das partes aumentem pela
comunicação mútua entre todos e pela aspiração comum à plenitude na unidade.
Daí vem que o Povo de Deus não só se forma de elementos oriundos de diversos
povos mas também se compõe ele mesmo de várias ordens. Existe de facto entre os
seus membros diversidade, quer segundo as funções, enquanto alguns desempenham o
sagrado ministério a favor de seus irmãos, quer segundo a condição e estado de
vida, enquanto muitos, no estado religioso, buscando a santidade por um caminho
mais estreito, estimulam os irmãos com o seu exemplo. É também por isso que na
comunhão eclesial existem legitimamente igrejas particulares com tradições
próprias, sem detrimento do primado da cátedra de Pedro, que preside à
universal assembleia da caridade [11], protege as legítimas
diversidades e vigia para que as particularidades ajudem a unidade e de forma
alguma a prejudiquem. Daí, finalmente, os laços de íntima união entre as
diversas partes da Igreja, quanto às riquezas espirituais, obreiros apostólicos
e ajudas materiais. Pois os membros do Povo de Deus são chamados a repartir
entre si os bens, valendo para cada igreja as palavras do Apóstolo: «cada um
ponha ao serviço dos outros o dom que recebeu, como bons administradores da
multiforme graça de Deus» (1 Ped. 4,10).
Todos os homens são chamados
a esta unidade católica do Povo de Deus, a qual anuncia e promove a paz
universal; a ela pertencem, de vários modos, ou a ela se ordenam, quer os
católicos quer os outros que acreditam em Cristo quer, finalmente, todos os
homens em geral, pela graça de Deus chamados à salvação.
Os fiéis católicos; a necessidade da Igreja
14. O sagrado Concílio
volta-se primeiramente para os fiéis católicos. Fundado na Escritura e
Tradição, ensina que esta Igreja, peregrina sobre a terra, é necessária para a
salvação. Com efeito, só Cristo é mediador e caminho de salvação e Ele
torna-Se-nos presente no Seu corpo, que é a Igreja; ao inculcar expressamente a
necessidade da fé e do Baptismo (cfr. Mc 16,16; Jo 3,15), confirmou
simultaneamente a necessidade da Igreja, para a qual os homens entram pela
porta do Baptismo. Pelo que, não se poderiam salvar aqueles que, não ignorando
ter sido a Igreja católica fundada por Deus, por meio de Jesus Cristo, como
necessária, contudo, ou não querem entrar nela ou nela não querem perseverar.
São plenamente incorporados
à sociedade que é a Igreja aqueles que, tendo o Espírito de Cristo, aceitam
toda a sua organização e os meios de salvação nela instituídos, e que, pelos
laços da profissão da fé, dós sacramentos, do governo eclesiástico e da
comunhão, se unem, na sua estrutura visível, com Cristo, que a governa por meio
do Sumo Pontífice e dos Bispos. Não se salva, porém, embora incorporado à
Igreja, quem não persevera na caridade: permanecendo na Igreja pelo «corpo»,
não está nela com o coração [12]. Lembrem-se, porém, todos
os filhos da Igreja que a sua sublime condição não é devida aos méritos
pessoais, mas sim à especial graça de Cristo; se a ela não corresponderem com
os pensamentos, palavras e acções, bem longe de se salvarem, serão antes mais
severamente julgados [13].
Os catecúmenos que, movidos
pelo Espírito Santo, pedem explicitamente para serem incorporados na Igreja, já
lhe estão unidos por esse desejo, e a mãe Igreja já os abraça com amor e
solicitude.
Vínculos da Igreja com os cristãos não-católicos
15. A Igreja vê-se ainda
unida, por muitos títulos, com os baptizados que têm o nome de cristãos, embora
não professem integralmente a fé ou não guardem a unidade de comunhão com o
sucessor de Pedro [14]. Muitos há, com efeito, que
têm e prezam a Sagrada Escritura como norma de fé e de vida, manifestam sincero
zelo religioso, crêem de coração em Deus Pai omnipotente e em Cristo, Filho de
Deus Salvador [15], são marcados pelo Baptismo
que os une a Cristo e reconhecem e recebem mesmo outros sacramentos nas suas
próprias igrejas ou comunidades eclesiásticas. Muitos de entre eles têm mesmo
um episcopado, celebram a sagrada Eucaristia e cultivam a devoção para com a Virgem
Mãe de Deus [16]. Acrescenta-se a isto a
comunhão de orações e outros bens espirituais; mais ainda, existe uma certa
união verdadeira no Espírito Santo, o qual neles actua com os dons e graças do
Seu poder santificador, chegando a fortalecer alguns deles até ao martírio.
Deste modo, o Espírito suscita em todos os discípulos de Cristo o desejo e a
prática efectiva em vista de que todos, segundo o modo estabelecido por Cristo,
se unam pacificamente num só rebanho sob um só pastor [17]. Para alcançar este fim,
não deixa nossa mãe a Igreja de orar, esperar e agir, e exorta os seus filhos a
que se purifiquem e renovem, para que o sinal de Cristo brilhe mais claramente
no seu rosto.
Relação da Igreja com os não-cristãos
16. Finalmente, aqueles que
ainda não receberam o Evangelho, estão de uma forma ou outra, orientados para o
Povo de Deus [18]. Em primeiro lugar, aquele
povo que recebeu a aliança e as promessas, e do qual nasceu Cristo segundo a
carne (cfr. Rom. 9, 4-5), povo que segundo a eleição é muito amado,
por causa dos Patriarcas, já que os dons e o chamamento de Deus são
irrevogáveis (cfr. Rom. 11, 28-29). Mas o desígnio da salvação
estende-se também àqueles que reconhecem o Criador, entre os quais vêm em
primeiro lugar os muçulmanos, que professam seguir a fé de Abraão, e connosco
adoram o Deus único e misericordioso, que há-de julgar os homens no último dia.
E o mesmo Senhor nem sequer está longe daqueles que buscam, na sombra e em
imagens, o Deus que ainda desconhecem; já que é Ele quem a todos dá vida, respiração
e tudo o mais (cfr. Act. 17, 25-28) e, como Salvador, quer que todos
os homens se salvem (cfr. 1 Tim. 2,4). Com efeito, aqueles que,
ignorando sem culpa o Evangelho de Cristo, e a Sua Igreja, procuram, contudo, a
Deus com coração sincero, e se esforçam, sob o influxo da graça, por cumprir a
Sua vontade, manifestada pelo ditame da consciência, também eles podem alcançar
a salvação eterna [19]. Nem a divina Providência
nega os auxílios necessários à salvação àqueles que, sem culpa, não chegaram
ainda ao conhecimento explícito de Deus e se esforçam, não sem o auxílio da
graça, por levar uma vida recta. Tudo o que de bom e verdadeiro neles há, é
considerado pela Igreja como preparação para receberem o Evangelho [20], dado por Aquele que
ilumina todos os homens, para que possuam finalmente a vida. Mas, muitas vezes,
os homens, enganados pelo demónio, desorientam-se em seus pensamentos e trocam
a verdade de Deus pela mentira, servindo a criatura de preferência ao Criador (cfr.
Rom. 1,21 e 25), ou então, vivendo e morrendo sem Deus neste mundo, se
expõem à desesperação final. Por isso, para promover a glória de Deus e a
salvação de todos estes, a Igreja, lembrada do mandato do Senhor: «pregai o
Evangelho a toda a criatura» (Mc 16,16), procura zelosamente
impulsionar as missões.
Carácter missionário da Igreja
17. Assim como o Filho foi
enviado pelo Pai, assim também Ele enviou os Apóstolos (cfr. Jo 20,21)
dizendo: «ide, pois, ensinai todas as gentes, baptizai-as em nome do Pai e do
Filho e do Espírito Santo, ensinai-as a observar tudo aquilo que vos mandei.
Eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos» (Mt 28,
19-20). A Igreja recebeu dos Apóstolos este mandato solene de Cristo, de
anunciar a verdade da salvação e de a levar até aos confins da terra (cfr.
Act. 1,8). Faz, portanto, suas as palavras do Apóstolo: «ai de mim, se
não prego o Evangelho» (1 Cor. 9,16), e por isso continua a mandar
incessantemente os seus arautos, até que as novas igrejas se formem plenamente
e prossigam, por sua vez, a obra da evangelização. Pois é impelida pelo
Espírito Santo a cooperar para que o desígnio de Deus, que fez de Cristo o
princípio de salvação para todo o mundo, se realize totalmente. Pregando o
Evangelho, a Igreja atrai os ouvintes a crer e confessar a fé, dispõe para o
Baptismo, liberta da escravidão do erro e incorpora-os a Cristo, a fim de que
n'Ele cresçam pela caridade, até à plenitude. E a sua acção faz com que tudo
quanto de bom encontra no coração e no espírito dos homens ou nos ritos e
cultura próprios de cada povo, não só não pereça mas antes seja sanado, elevado
e aperfeiçoado, para glória de Deus, confusão do demónio e felicidade do homem.
A todo. o discípulo de Cristo incumbe o encargo de difundir a fé, segundo a
própria medida [21]. Mas se todos podem
baptizar os que acreditam, contudo, é próprio do sacerdote aperfeiçoar, com o
sacrifício eucarístico, a edificação do corpo, cumprindo assim a palavra de
Deus, anunciada pelo profeta: «do Oriente até ao Ocidente grande é o meu nome
entre as gentes, e em todos os lugares é sacrificada e oferecida ao meu nome
uma oblação pura» (Mal. 1,11) [22]. É assim que a Igreja
simultâneamente ora e trabalha para que toda a humanidade se transforme em Povo
de Deus, corpo do Senhor e templo do Espírito Santo, e em Cristo, cabeça de
todos, se dê ao Pai e Criador de todas as coisas toda a honra e toda a glória.
Nota: Correcção da tradução portuguesa
por ama.
[1] Cfr. S. Cipriano, Epist. 69, 6: PL 3, 1142 B; Hartel 3
B, p. 754: «inseparabile unitatis sacramentum».
[2] Cfr. Pio XII, Aloc. Magnificate
Dominum, 2 nov. 1954: AAS 46 (1954) p. 669. Encícl. Mediator Dei, 20 nov. 1947:
AAS 39 (1947) p, 555.
[3] Cfr. Pio XI, Encicl. Miserentissimus Redemptor, 8 maio
1928: AAS 29 (1928) p. 171 s. Pio XII, Aloc. Vous nous avez, 22 set. 1956: AAS
48 (1956) p. 714.
[4] Cfr. S. Tomás, Summa Theol. III, q. 63, a. 2.
[5] Cfr. S. Cirilo de Jerus. Catech. 17, de Spiritu Santo,
II, 35-37: PG 33, 1009-1012. Nic. Cabasilas, De vita in Christo, lib. III, de
utilitate chrismatis: PG 150, 569-580. S. Tomás, Summa Theol. 111, q. 65, a. 3
e q. 72, a. 1 e 5.
[6] Cfr. Pio XII, Encicl. Mediator Dei, 20 nov. 1947: AAS
39 (1947), sobretudo p. 552 s.
[7] 1 Cor. 7, 7: «Unusquisque proprium donum (idion
charisma) habet ex Deo: alius quidem sie, alius vero sic». Cfr. S. Agostinho,
De Dono Persev. 14, 37: PL 45, 1015 s.: Non tantum continentia Dei donum est,
sed coniugatorum atiam castitas».
[8] Cfr. S. Agostinho, De Praed. Sanct.
14, 27: PL 44, 980.
[9] Cfr. S. J. Crisóstomo, In Io. Hom. 65, 1: PG 59, 361.
[10] Cfr. S. Ireneu, Adv. Haer. 111, 16, 6; III, 22, 1-3:
PG 7, 925 C-926 A, e 955 C-958 A: Harvey 2, 87 s. e 120-123; Sagnard, Ed.
Sources Chrét., pp. 290-292 e 372 ss.
[11] Cfr. S. Inácio M., Ad Rom., Pref.:
ed. Funk, I, p. 252.
[12] Cfr. S. Agostinho, Bapt. c. Donat. V, 28, 39: PL 43,
197: «C'erte manifestum est, id quod dicitur, in Ecclesia intus et foris, in
corde, non in corpore cogitandum». Cfr. ib., III, 19, 26: col. 152; V, 18, 24:
col. 189; In Io. Tr. 61, 2: PL 35, 1800, etc. etc.
[13] Cfr. Lc. 12, 48: « Omni autem, cui multum datum est,
multum quaeretur ab eo». Cfr. Mt 5, 19-20; 7, 21-22; 25, 41-46; Tg. 2,14.
[14] Cfr. Leão XIII, Carta Apost. Praeclara gratulationis,
20 jun. 1894: ASS 26 (1893-94) p. 707.
[15] Cfr. Leão XIII, Carta Encícl. Satis
cognitum, 29 jun. 1896: ASS 28 (1895-96) p. 738. Carta Encicl. Caritatis
studium, 25 jul. 1898: ASS 31 (1898-99) p. 11. Pio XII, Radiomensagem Nel'alba,
24 dez. 1941: AAS 34 (1942) p. 21.
[16] Cfr. Pio XI, Encicl. Rerum Orientalium, 8 set. 1928:
AAS 20 (1928) p. 287. Pio XII, Encícl. Orientalis Ecclesiae, 9 abril 1944: AAS
36 (1944) p. 137.
[17] Cfr. Instr. do Santo Oficio, 20 dez. 1949: AAS 42
(1950) p. 142.
[18] Cfr. S. Tomás, Summa Theol. III, q. 8, a. 3, ad 1.
[19] Cfr. Carta do S. Oficio ao Arcebispo
de Boston: Denz. 3869-72.
[20] Cfr. Eusébio Ces., Praeparatio Evangelica, 1, 1: PG 21,
28 AB.
[21] Cfr. Bento XV, Carta Apost. Maximum Illud: AAS 11
(1919) p. 440, sobretudo p. 451 ss. Pio XI, Encícl, Rerum Ecclesiae: AAS 18
(1926) p. 68-69. Pio XII, Encicl. Fidei Donum, 21 abr. 1957: AAS 49 (1957) pp.
236-237.
[22] Cfr. Didachè, 14: ed. Funk, I, p. 32. S. Justino, Dial.
41: PG 6, 564. Ireneu, Adv. Haer. IV, 17, 5: PG 7, 1023; Harvey, 2, p. 199 s.
Conc. Trid., Sess. 22, cap. 1; Denz. 939 (1742).
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