21/07/2012

Tratado sobre o homem 18

Questão 77: Do que se refere às potências da alma em geral.
Art. 4 ― Se há alguma ordem entre as potências da alma.


(Qu. De Anima, a. 13, ad 10).

O quarto discute-se assim. ― Parece que não há nenhuma ordem entre as potências da alma.

1. ― Pois, entre coisas compreendidas na mesma divisão não há anterior nem posterior, mas simultaneidade. Ora, as potências da alma compreendem-se na mesma divisão. Logo, não há entre elas, nenhuma ordem.

2. Demais. ― As potências da alma referem-se aos objectos e à própria alma. Mas, por parte da alma, que é una, não há entre elas nenhuma ordem; do mesmo modo, nem por parte dos objectos, que são diversos e completamente diferentes uns dos outros, como se vê pela cor e pelo som. Logo, não há uma ordem entre as potências da alma.

3. Demais. ― Em potências ordenadas, a operação de uma depende da de outra. Ora, o acto de uma potência da alma não depende do acto de outra pois, a visão pode actualizar-se sem a audição e vice-versa. Logo, não há uma ordem entre as potências da alma.

Mas, em contrário, o Filósofo compara as partes ou potências da alma com as figuras: Ora, estas têm uma ordem entre si. Logo, também aquelas.

Sendo a alma una, e as potências, várias; e sendo numa certa ordem que se passa da unidade para a multidão, necessário é que haja uma ordem entre as potências da alma. Ora, descobre-se entre elas, tríplice ordem, das quais, duas dizem respeito à dependência de uma potência da outra; e a terceira diz respeito à ordem dos objectos. Ora pode considerar-se de dois modos a dependência de uma faculdade de outra: segundo a ordem de natureza, pela qual os seres perfeitos são naturalmente anteriores aos imperfeitos; e segundo a ordem da geração e do tempo, pela qual se passa do imperfeito para o perfeito. ― Conforme, pois, a primeira ordem das potências, as intelectivas são anteriores às sensitivas e, por isso, dirigem-nas e governam-nas. E semelhantemente, as sensitivas, conforme esta mesma ordem, são anteriores às potências da alma vegetativa; conforme, porém, a segunda ordem, as coisas passam-se inversamente. Pois, as potências da alma vegetativa são anteriores, na via da geração, às da alma sensitiva e, por isso, preparam o corpo para as atividades destas. E, semelhantemente, o mesmo se passa com as potências sensitivas em relação às intelectivas. Por fim, conforme a terceira ordem, certas forças sensitivas ordenam-se umas para as outras, a saber, a visão, a audição e o olfacto. Pois, o visível é naturalmente o que é primeiro, por ser comum aos corpos superiores e aos inferiores; ao passo que o som é perceptível no ar, o qual é naturalmente anterior à mistura dos elementos, de que depende o odor.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. ― As espécies de um género estão entre si por anterioridade e posterioridade, como os números e as figuras, quanto ao ser; embora se considerem simultâneas enquanto recebem a predicação do género comum.

RESPOSTA À SEGUNDA. ― A ordem entre as potências da alma provém da alma que, segundo certa ordem, se inclina para diversos actos, embora seja una por essência; e também procede dos objectos, bem como dos actos, conforme já se disse.

RESPOSTA À TERCEIRA. ― A objeção procede, só quanto às potências entre as quais há ordem conforme ao terceiro modo. Porém as potências ordenadas conforme os outros dois modos, comportam-se entre si de modo que o acto de uma depende da outra.

Nota: Revisão da tradução para português por ama

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.