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Cumpres um plano de vida exigente: madrugas, fazes
oração, frequentas os Sacramentos, trabalhas ou estudas muito, és sóbrio, mortificas-te...,
mas notas que te falta alguma coisa! Leva ao teu diálogo com Deus esta
consideração: como a santidade (a luta por atingi-la) é a plenitude da
caridade, tens de rever o teu amor a Deus e, por Ele, aos outros. Talvez
descubras então, escondidos na tua alma, grandes defeitos contra os quais nem sequer
lutavas: não és bom filho, bom irmão, bom companheiro, bom amigo, bom colega;
e, como amas desordenadamente "a tua santidade", és invejoso.
"Sacrificas-te" em muitos pormenores "pessoais"; e por isso
estás apegado ao teu eu, à tua pessoa e, no fundo, não vives para Deus nem para
os outros; só para ti. (Sulco, 739)
A todos os que estamos dispostos a abrir-lhe os
ouvidos da alma, Jesus Cristo ensina no Sermão da Montanha o mandato divino da
caridade. E, ao terminar, como resumo, explica: amai os vossos inimigos, fazei
bem e emprestai sem esperardes nada em troca, e será grande a vossa recompensa
e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é bom, mesmo com os ingratos e os
maus. Sede, pois, misericordiosos como também o vosso Pai é misericordioso.
A misericórdia não se limita a uma simples atitude de compaixão; a misericórdia identifica-se com a superabundância da caridade que, ao mesmo tempo, traz consigo a superabundância da justiça. Misericórdia significa manter o coração em carne viva, humana e divinamente repassado por um amor rijo, sacrificado e generoso. Assim glosa S. Paulo a caridade no seu canto a esta virtude: A caridade é paciente, é benéfica; a caridade não é invejosa, não actua precipitadamente; não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não pensa mal dos outros, não folga com a injustiça, mas compraz-se na verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. (Amigos de Deus, 232)
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