06/07/2012

Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XIII Semana


Stª Maria Goretti
Evangelho: Mt 9, 9-13

9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, que estava sentado na banca das cobranças, e disse-lhe: «Segue-Me». E ele, levantando-se, O seguiu. 10 Aconteceu que, estando Jesus sentado à mesa em casa deste homem, vieram muitos publicanos e pecadores, e se sentaram à mesa com Jesus e com os Seus discípulos. 11 Vendo isto, os fariseus diziam aos Seus discípulos: Por que motivo come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12 Jesus, ouvindo isto, disse: «Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, e aprendei o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifício”. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Comentário:

Nós, que somos pecadores – e temos consciência de que o somos – estamos em primeiro lugar na “lista” dos que Jesus quer chamar para estarem com Ele.

É algo que nos deve encher de alegria e tranquilidade.

Alegria porque, sem merecimento algum da nossa parte somos objecto de tal escolha; tranquilidade porque a condição de pecadores não afasta os Senhor de nós (de facto, somos nós que nos afastamos dele) ou, melhor, não O leva a desprezar-nos ou a desinteressar-se. Quer a nossa companhia e chama-nos repetidamente para que O sigamos.

(ama, comentário sobre Mt 9, 9-13, V. Moura, 2011.09.21)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.