07/06/2012

Fazer o bem


Dois homens, ambos muito doentes, ocupavam o mesmo quarto de um hospital.
A um deles permitia-se-lhe sentar-se na sua cama cada tarde, durante uma hora, para o ajudar a drenar o líquido dos pulmões. A sua cama dava para a única janela do quarto.
O outro homem tinha que estar todo o tempo de boca para cima.
Os dois conversavam durante horas. Falavam das suas mulheres e das suas famílias, os seus lares, os seus trabalhos, a sua estada no serviço militar, onde tinham estado de férias.
E cada tarde, quando o homem da cama junto à janela podia sentar-se, passava o tempo descrevendo ao seu vizinho todas as coisas que podia ver pela janela.
O homem da outra cama começou a desejar que chegassem essas horas, em que o seu mundo se enchia e cobrava vida com todas as actividades, cores do mundo exterior.
A janela dava para um parque com um lago precioso.
Patos e cisnes brincavam na água, enquanto as crianças o o faziam com os seus papagaios de papel.
Os jovens enamorados passeavam de mão dada, entre flores de todas as cores do arco iris.
Grandes árvores adornavam a paisagem, e podia-se ver à distância, uma bela vista da linha da cidade.
O homem da janela descrevia tudo isto com um detalhe extraordinário, o do outro lado do quarto fechava os olhos e imaginava a idílica cena.
Una tarde de calor, o homem da janela descreveu um desfile que estava passando.
Ainda que o outro homem não pudesse ouvir a banda, podia ver o desfile, com os olhos da sua mente, exactamente como o descrevia o homem da janela com suas palavras mágicas.
Passaram dias e semanas. Uma manhã, a enfermeira de dia entrou com a agua para lhes dar banho, encontrando-se com o corpo sem vida do homem da janela, que tinha morrido placidamente enquanto dormia. Encheu-se de pesar e camou os ajudantes do hospital, para levarem o corpo.
Logo que o considerou apropriado, o outro homem pediu para ser trasladado para a cama ao lado da janela. A enfermeira, encantada, mudou-o e, depois de se assegurar de que estava cómodo, saiu do quarto.
Lentamente, e com dificuldade, o homem ergueu-se sobre o cotovelo, para lançar a seu primeiro olhar ao mundo exterior; por fim teria a alegria de ele próprio o ver. Esforçou-se para se volta devagar e olhar pela janela ao lado da cama... e encontrou-se com uma parede branca.
O homem perguntou à enfermeira que poderia ter levado o seu companheiro morto a descrever coisas tão maravilhosas através da janela.
A enfermeira disse-lhe que o homem era cego e que não teria podido ver nem a parede, e disse-lhe:

_ Talvez só o quisesse animar a si.

Epilogo: É uma felicidade enorme tornar felices os outros, seja qual for a própria situação. A dor partilhada é metade da pena, mas a felicidade, quando se partilha, é dupla.
Se quiser sentir-se rico, conte apenas todas as coisas que tem e que o dinheiro não pode comprar.
Hoje é uma dádiva por isso se chama presente.

Net 2006.04.04, trad AMA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.