Art. 7 — Se o
conhecimento vespertino é o mesmo que o matutino.
(De
Verit., q. 8, a. 16; De Pot., q. 4, a. 2, ad 10, 19, 22)
O sétimo discute-se assim. — Parece que o conhecimento
vespertino é o mesmo que o matutino.
1. — Pois, diz a Escritura (Gn 1, 5): Da
tarde e da manhã se fez o dia primeiro. Ora, por dia se entende o conhecimento
angélico, como diz Agostinho 1.
Logo, o mesmo é o conhecimento matutino que o vespertino dos anjos.
2. Demais. — É impossível uma potência ter
simultaneamente duas operações. Ora, os anjos sempre estão em ato de
conhecimento matutino, porque sempre vêem a Deus e as coisas em Deus, conforme
a Escritura (Mt 18, 10): Os seus anjos sempre vêem a face de meu
Pai, etc. Logo, se o conhecimento vespertino fosse diverso do matutino, de
nenhum modo o anjo poderia ter aquele em acto.
3. Demais. — Diz a Escritura (1 Cor 13, 10):
Mas quando vier o que é perfeito, abolido será o que é em parte. Ora, se o
conhecimento vespertino é diferente do matutino, aquele está para este como o
imperfeito para o perfeito. Logo, não poderá o conhecimento vespertino existir
simultaneamente com o matutino.
Mas, em contrário, diz Agostinho que difere muito o
conhecimento de qualquer coisa no Verbo de Deus e na sua própria natureza; de
modo que o primeiro conhecimento merecidamente pertence ao dia e o segundo, à
tarde 2.
Como se disse 3,
pelo conhecimento vespertino os anjos conhecem as coisas na natureza própria
delas. O que se não deve entender no sentido que eles tirem o seu conhecimento
quase da natureza própria das coisas, como se a preposição em indicasse relação
com um princípio; pois, segundo vimos, os anjos não tiram das coisas o seu
conhecimento. Resta, portanto, que a expressão natureza própria deve ser
compreendida relativamente à natureza do objeto conhecido, enquanto este cai
sob o conhecimento; e assim chama-se conhecimento vespertino àquele que os
anjos conhecem a existência que as coisas têm na natureza própria delas. E esta
eles conhecem-na de duplo modo: pelas espécies inatas e pelas razões das coisas
existentes no Verbo. Pois, contemplando o Verbo, não somente conhecem a
existência que elas têm nele, mas também a que têm a natureza própria; assim
como Deus, contemplando-se a si mesmo, conhece o ser que as coisas têm na
própria natureza delas. Se, portanto, se considerar como vespertino o
conhecimento que têm, contemplando o Verbo, da existência das coisas na
natureza própria, então esse conhecimento é um e essencialmente o mesmo que o
matutino, deste diferindo só quanto aos objetos conhecidos. Se, porém, se
considerar como vespertino o conhecimento que os anjos têm, por formas inatas,
da existência das coisas na natureza próprias delas, então este difere do
matutino. E é este o sentido de Agostinho dizendo que é um conhecimento
imperfeito por comparação com o outro.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — Assim como, no
sentir de Agostinho, o número de seis dias é considerado em relação aos seis géneros
de coisas conhecidas dos anjos; assim, a unidade do dia é considerada em
relação à do objeto conhecido, que, todavia, pode ser conhecido por diversos
conhecimentos.
RESPOSTA À SEGUNDA. — Podem pertencer simultaneamente à
mesma potência duas operações, das quais uma se refira à outra; assim, é claro
que a vontade quer simultaneamente o fim e os meios; e o intelecto intelige
simultaneamente os princípios e, por estes, as conclusões, uma vez adquirida a
ciência. Ora, o conhecimento vespertino, nos anjos, referindo-se ao matutino,
como diz Agostinho 4, nada impede
que ambos neles existam simultaneamente.
RESPOSTA À TERCEIRA. — A presença do perfeito exclui o
imperfeito, que lhe é oposto; assim a fé, referindo-se ao que não se vê, será
excluída pela visão presente. Mas a imperfeição do conhecimento vespertino não
se opõe à perfeição do matutino; pois, o ser uma coisa conhecida em si mesma
não se opõe a ser conhecida na sua causa. E, do mesmo modo, em nada repugna
seja uma coisa conhecida por dois meios, dos quais um é mais perfeito e outro
mais imperfeito; assim como, para a mesma conclusão, podemos empregar um meio
demonstrativo e um dialético. E semelhantemente, o anjo pode conhecer uma mesma
coisa pelo Verbo incarnado e pela espécie inata.
S. tomás de aquino, Suma Teológica.
(Nota:
Revisão da tradução para português por ama)
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Notas:
1. Loco cit. Art. Praec. In arg. Sed. Contra.
2. IV Super Gen. ad litt. (c. XXIII).
3. Q. 58, a. 6.
4. Super Gen. ad litt.,
lib. IV (cap. XXIV).
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