07/05/2012

Evangelho do dia e comentário






Tempo de Páscoa

V Semana 

Evangelho: Jo 14, 21-26

21 Aquele que aceita os Meus mandamentos e os guarda, esse é que Me ama; e aquele que Me ama, será amado por Meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele». 22 Judas, não o Iscariotes, disse-Lhe: «Senhor, qual é a causa por que Te hás-de manifestar a nós e não ao mundo?». 23 Jesus respondeu-lhe: «Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra e Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele, e faremos nele a Nossa morada. 24 Quem não Me ama não observa as Minhas palavras. E a palavra que ouvistes não é Minha, mas do Pai que Me enviou. 25 «Disse-vos estas coisas, estando convosco. 26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, vos ensinará todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos disse.

Comentário:

Há, de facto, no comportamento de Jesus, algo que pode não se compreender muito bem: porquê, Cristo não Se revela a todo o povo e reserva apenas para os Apóstolos essas explicações sobre Si?

Além de não ser exactamente assim já que Cristo acompanhou a Sua vida pública de numerosas manifestações e milagres que deveriam bastar às pessoas de boa-fé para acreditarem que, Ele, era o Messias, parece evidente o motivo:

Se Jesus o fizesse ninguém ficaria eximido a acreditar nele, condenando-se assim, irremediavelmente, os que teimassem em não acreditar.

Tratar-se-ia de pecar contra o Espírito Santo, e, estes pecados - Jesus o confirmará -, não têm perdão justamente porque quem o comete se exclui por vontade própria da Salvação que Deus oferece.

(ama, comentário sobre Jo 14, 21-26, 2011.05.23)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.