27/05/2012

Evangelho diário e comentário


Pentecostes


Evangelho: Jo 15, 26-27: 16, 12-15

26 Quando, porém, vier o Paráclito, que Eu vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. 27 E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.
12 Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não as podeis compreender agora. 13 Quando vier, porém, o Espírito da Verdade, Ele vos guiará no caminho da verdade total, porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos-á as coisas que estão para vir. 14 Ele Me glorificará, porque receberá do que é Meu e vo-lo anunciará. 15 Tudo quanto o Pai tem é Meu. Por isso Eu vos disse que Ele receberá do que é Meu e vo-lo anunciará.

Comentário:

Jesus revela um segredo misterioso sobre Deus: A Santíssima Trindade!

O Espírito da Verdade não é outro senão a Terceira Pessoa de Deus, não faz nada por Si mesmo, mas porque ao receber do Filho o que Este recebeu do Pai fica com a missão divina de ensinar aos homens tudo quanto estes precisam saber para se assumirem e comportarem como filhos autênticos de Deus.

Por outras palavras, poder-se-ia dizer que o Espírito Santo é como que o ‘catequista’ da Santíssima Trindade, a quem os homens, confiadamente, escutam e seguem, aprendem e fazem.

Por isso dizemos confiantes: Vem Espírito Santo, encendeia os nossos corações com o fogo do Teu Amor para que possamos colaborar contigo na renovação da face da terra.

(ama, comentário sobre Jo 15, 26-27: 16, 12-15, 2012.04.21)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.