13/01/2012

Livres para construir o futuro 11





É bom recordar que São Josemaria contempla a liberdade no seu sentido mais profundo com a luz com que o Espírito Santo lho fez sentir e, de algum modo, compreender a filiação divina. 

Ser filhos de Deus significa ser pessoas livres.A liberdade dos filhos de Deus é fruto da kénosis – da humilhação – do Verbo. É na Cruz onde Cristo exerce de modo sublime e com liberdade plena o Seu amor infinito à vontade do Pai e à libertação de todos os homens mediante a Sua Paixão e Morte, e onde alcançará a vitória da Ressurreição. A corrente trinitária de amor chega à plenitude na Paixão, e é desse amor de onde bebe o cristão e com o qual se há-de identificar.

Quando chega a hora marcada por Deus para salvar a humanidade da escravidão do pecado, contemplamos Jesus Cristo em Getzemani, sofrendo terrivelmente até derramar um suor de sangue (cfr. Lc 22, 44), e aceitando rendida e espontaneamente o sacrifício que o Pai lhe reclama [i].

Esta aceitação espontânea e rendida é exercício altíssimo da liberdade e do senhorio de querer servir toda a humanidade. Assim Cristo nos conquistou a liberdade.

© 2011, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet 2011.07.06


[i] Amigos de Deus, n. 25.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.