11/01/2012

Leitura Espiritual para 11 Jan 2012

 Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo
Evangelho: Mt 24, 1-22

1 Tendo saído Jesus do templo, retirava-Se; e aproximaram-se d'Ele os Seus discípulos, para Lhe fazerem notar as construções do templo. 2 Mas Ele, respondendo, disse-lhes: «Vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada». 3 Estando sentado sobre o monte das Oliveiras, aproximaram-se d'Ele Seus discípulos, em particular, e perguntaram: «Diz-nos quando sucederá isto, e qual será o sinal da Tua vinda e do fim do mundo». 4 Jesus respondeu-lhes: «Vede que ninguém vos engane. 5 Porque muitos virão em Meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. 6 Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerras. Olhai, não vos assusteis, porque importa que estas coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. 7 Levantar-se-á nação contra nação e reino contra reino, e haverá fomes, pestes e terramotos em diversas regiões. 8 Todas estas coisas são apenas o princípio das dores. 9 Então sereis sujeitos aos tormentos e vos matarão, e sereis odiados de todas as gentes por causa do Meu nome. 10 Então muitos se escandalizarão, se entregarão uns aos outros, e se odiarão. 11 Levantar-se-ão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. 12 Multiplicando-se a iniquidade, se resfriará a caridade de muitos. 13 Mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. 14 Será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo, em testemunho a todas as gentes; e então chegará o fim. 15 «Quando, pois, virdes a abominação da desolação, já anunciada pelo profeta Daniel, instalada no lugar santo - quem lê entenda -16 então os habitantes da Judeia fujam para os montes, 17 quem estiver no terraço não desça para tomar coisa alguma de sua casa, 18 e quem estiver no campo, não volte atrás para buscar o seu manto. 19 Ai das mulheres grávidas e das que tiverem crianças de peito naqueles dias! 20 Rogai para que a vossa fuga não seja no Inverno ou em dia de sábado, 21 porque então será grande a tribulação, como nunca foi, desde o princípio do mundo até agora, nem jamais será. 22 «E, se aqueles dias não se abreviassem, não se salvaria ninguém; porém, aqueles dias serão abreviados em atenção aos escolhidos.

Talita Kum - Levanta-te
…/11

Na verdade muitas vezes procuramos consolações na oração, um empolgamento do espírito que nos arrebate e eleve o coração no espaço espiritual onde nos sentimos mais perto de Deus. Infelizmente, parece que, assim, estamos a rezar a nós próprios, num contentamento espiritual que é, desde logo, a paga almejada. É uma pena porque assim, perdemos aquela outra paga, extraordinariamente mais importante e de valor incomensuravelmente maior, porque é uma paga divina. Nem a gente sabe “fazer as contas” que o Senhor usa para connosco. [1]

Conta-se que Alexandre o Grande mandou dar o governo de cinco cidades a um pobre camponês que lhe dera uma indicação útil. O pobre homem, espantado, terá dito: Senhor, nunca me atreveria a pedir tanto! Ao que Alexandre respondeu:

“Tu pedes como quem és, eu dou como quem sou”!

Eu... eu peço como quem sou:
Um pobre miserável que precisa de tudo, absolutamente tudo, do seu Senhor. Nada tenho, nada valho e tudo o que tenho ou possa valer é dele, desse Senhor que me deu uma alma imortal e nela imprimiu a Sua imagem. É o meu único bem de valor – aliás, incalculável – a imagem de Deus impressa na minha alma. Ele ouve a minha oração e dá-me não o que Lhe peço mas o que entende dar-me, com uma generosidade e uma grandeza que me espantam.

E atrevo-me a dizer-lhe profundamente agradecido:

«Peço-te, Senhor, que recebas o meu amor como se fosse o único amor que tens na terra. Assim não notarás como é pequeno, miserável... Serei feliz porque mesmo sabendo o pouco que é, como to dou todo...fico disponível para me 'encher' do Teu...» [2]    

Esta é uma situação, que, seguindo a cronologia de S. Lucas, muito se assemelha a outra de há tempos atrás. Nessa altura fora um Centurião a implorar pelo seu servo doente. Não se achara digno de comparecer ante Jesus e, assim pedira por interpostas pessoas. Fez mais, declarou expressamente ao Mestre que se sentia indigno de O receber em sua casa, mas que sabia que bastaria uma palavra Sua para se cumprir o que desejava. Jesus ficou admirado com a sua fé e fez o que lhe pedia. [3]

Agora o que se passa é mais grave. Jesus sabe muito bem que a filha de Jairo já morreu.

Pode, se quiser, devolvê-la à vida em qualquer momento, em não importa que local, mas encontra uma ocasião propícia para edificar o povo que O seguia e, talvez principalmente, os três discípulos que convocará para O acompanharem.

Estes três escolhidos terão sempre um lugar muito particular nos grandes momentos da vida pública de Jesus.
Muito provavelmente teriam estado nas bodas de Caná – era usual os “rabis” fazerem-se acompanhar de alguns dos seus discípulos mais chegados -, talvez, na altura, não se tivessem dado bem conta do portentoso milagre que, a instâncias de Sua Mãe, Jesus operou. Por uma razão simples e muito humana, poder-se-ia dizer: “salvar a face” dos noivos aflitos com a falta de vinho.

Não são necessárias grandes causas ou magnos problemas para que Cristo Se compadeça do ser humano.
O Seu Coração amantíssimo move-se pelos mais singelos problemas dos homens e, ainda mais, quando a Sua Mãe intervém.

«A ti, Mãe, recorro nesta hora de preocupação. Como em Caná intervieste em favor dos noivos que, sem terem pedido, obtiveram por teu intermédio uma graça inesperada, diz-lhe também agora: Este meu filho não tem! E como é uma graça que por tua maternal intercessão, solicito, tenho a certeza que a obterei.» [4] [5] 

[6]…/


[1] ama, Palestra na Meadela, 1991.
[2] ama, Diário, 2007.
[3] Cf. Lc 7, 1-10.
[4] ama, Diário, 2008.
[5] cf. Francisco Fernández Carvajal, Hablar com Dios, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, trad ama
[6] AMA, com revisão eclesiástica (agrad. Dr. V. Costa Lima, pela revisão e sugestões)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.