24/01/2012

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– III Semana


 S. Francisco de Sales – Doutor da Igreja
Evangelho: Mc 3, 31-35

31 Nisto chegaram Sua mãe e Seus irmãos, os quais, ficando fora, O mandaram chamar. 32 Estava muita gente sentada à volta d'Ele. Disseram-Lhe: «Eis que Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora e procuram-Te». 33 Ele respondeu-lhes: «Quem é Minha mãe e quem são Meus irmãos?». 34 E, olhando para os que estavam sentados à volta d'Ele, disse: «Eis Minha mãe e Meus irmãos. 35 Porque quem fizer a vontade de Deus, esse é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe».
Comentário:

Jesus não poderia ter sido mais claro: pertence à Minha Família quem faz a Vontade de Deus!

Diria que é como que “as duas faces de uma moeda”: porque sou baptizado pertenço à Família Divina enquanto fizer a Vontade de Deus porque, se a não fizer, o laço familiar do Baptismo quebra-se e deixa de existir.

Mas, a Vontade de Deus, ou seja, aquilo que Deus quer que nós sejamos e façamos, em que consiste realmente?

Parece-me simples: basta querer e deixar que o Espírito Santo nos guie.

Ele fá-lo constantemente com as insinuações e inspirações que nos vai proporcionando basta estar atento, disponível e numa atitude de aceitação humilde e generosa.

Para nos ajudar, podemos dizer:

Vem oh Espírito Santo! Ilumina o meu entendimento, para conhecer os Teus mandatos; fortalece o meu coração contra as insídias do inimigo; inflama a minha vontade... Ouvi a Tua voz, e não quero endurecer-me e resistir, dizendo: depois... amanhã. Nunc coepi! Agora! não vá acontecer que o amanhã me falte.
Oh, Espírito de verdade e de sabedoria, Espírito de entendimento e de conselho, Espírito de gozo e de paz! quero o que quiseres, quero porque queres, quero como quiseres, quero quando quiseres... (rezar sete P.N., e terminar dizendo:) [i]
Santa Maria, Esperança nossa, Assento de Sabedoria. Roga por mim. São José, meu Pai e Senhor, roga por mim. Anjo da minha guarda, roga por mim. (S. Josemaria, Abril, 1934)
(ama, comentário sobre Mc 3, 31-35, 2011.12.20)


[i] Pedindo os Sete Dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.